quarta-feira, 20 de junho de 2012

Gripe: Uma das mais antigas doenças


Por Bruna Siqueira (Colégio Real)
História

Os sintomas da gripe em seres humanos foram descritos por Hipócrates há aproximadamente 2400 anos. Desde então, o vírus ARN (causador das influenzas) vem causando numerosas pandemias. Por ser uma doença de difícil interpretação e seus sintomas muito parecidos com outras doenças, como a dengue, não se sabe certo quando ocorreram as primeiras epidemias.

O primeiro relato convincente de epidemia de gripe foi em 1580, que começou na Ásia e se espalhou pela Europa, vindo pela África.

Gripe Espanhola



Em Roma, mais de 8000 pessoas morreram. A pandemia mais famosa e letal foi a chamada gripe espanhola, que durou de 1918 a 1919. Antigas estimativas apontam para 40 a 50 milhões de pessoas, enquanto estimativas mais recentes de 50 a 100 milhões de mortos no mundo inteiro.

As pandemias de gripe posteriores não foram tão devastadoras, como a gripe asiática em 1957 e a gripe de Hong Kong de 1968, mesmo sendo menores, mataram milhões de pessoas. 

Em 1944, ocorreu o primeiro passo significante para a prevenção da gripe. Foi desenvolvida uma vacina, feita com vírus mortos. Foi inventada por Thomas Francis Jr.


Campanha da Vacinação 2012 





A 14ª edição da Campanha de Vacinação contra a gripe em 2012 teve sua primeira fase do dia 05 de maio até 1º de junho. Neste prazo, foram vacinados idosos, crianças de seis meses a menores de dois anos, grávidas, profissionais da saúde e indígenas.

“Avisamos nas rádios, mas apesar da divulgação, principalmente os maiores de 60 anos não compareceram”, diz a enfermeira Bruna, do posto de saúde municipal de Realeza.

A meta do Ministério da Saúde é de imunizar 80% de 30,1 milhões de pessoas consideradas vulneráveis a manifestações graves da gripe.

“Para quem não se vacinou ainda, as doses que sobraram serão disponibilizadas a partir de 11 de junho, primeiramente para alunos da APAE, depois doentes crônicos e após a população em geral”, informa a enfermeira. As vacinas vão até durar o estoque.

Fica a dica

Agora, só depende de cada um, continuarmos essa história, se vacine e evite mais uma dolorosa pandemia.

Cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário