segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ser bolsita:Mais do que renda, conhecimento


Por: Felipe Weisheimer (Colégio Doze de Novembro) 

Assim como em tantas outras universidades, na UFFS de Realeza também existem programas de bolsas. Os projetos são os mais diversos e todos têm um objetivo muito maior do que gerar renda para seus bolsistas. Segundo especialistas, ser bolsista ajuda a auxiliar a carreira acadêmica e profissional. Logicamente que a atividade como bolsista compreende vários desafios diários, bem como grandes obrigações e responsabilidades.
O maior desafio de uma universidade atualmente é formar pessoas capazes de buscar conhecimento e, principalmente, saber como utilizá-lo. Com certeza, as bolsas oferecidas aos universitários estimulam cada vez mais esta busca, e reforçam o nível de responsabilidade com que tratam suas atividades.

Mas como é o dia-a-dia de um bolsista?


Nome: Jéssica Pauletti

Curso:
Ciências Naturais

Tipo de Bolsa: Ensino

Projeto:
PIBID - Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência

Orientador:
Marcos Leandro Ohse

Como é seu dia-a-dia voltado ao projeto?
“Dedico obrigatoriamente 16 horas da minha semana a esse projeto, mas na maioria das vezes ultrapassa esse tempo, pois ministro aulas no contra turno do ensino fundamental na disciplina de Ciências, são um complemento das aulas regulares. Além disso, preciso planejar essas aulas, apresentar seminários, manter bom desempenho acadêmico e participar das diversas atividades ligadas a UFFS.”

Quais desafios você enfrenta sendo bolsista? “Organizar meu tempo, uma vez que participo como voluntária de outros projetos ( Projeto Comunica e Monitoria de Biologia), lidar com os aspectos da profissão professor, conciliar teoria e prática, viver inteiramente conectada a Universidade Federal da Fronteira Sul.”


Nome: Gabriel Francisco Bonatto

Curso: Nutrição

Tipo de Bolsa:
Extensão

Projeto:
Língua Espanhola em Cena - Grupo de Teatro La Broma

Orientador:
Ana Carolina Teixeira Pinto
 
Como é seu dia-a-dia voltado ao projeto?
“Venho na UFFS às terças e quintas, reunimo-nos com a orientadora e decidimos os próximos passos do grupo. Procuramos saber cada vez mais sobre a língua e cultura hispânica, além de leituras sobre teatro e programar as atividades que podem ser preparadas para os próximos encontros.”

 Quais desafios você enfrenta sendo bolsista? “São os mais diversos, afinal curso Nutrição e o projeto é voltado à língua espanhola e teatro. Às vezes se torna difícil assimilar certas coisas, o contato com a língua e cultura hispânica.”




Nome: Tatiana Palinski

Curso: Ciências

Tipo de Bolsa:
Ensino

Projeto:
PIBID - Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência.

Orientador: Marcos Ohse

Como é seu dia a dia voltado ao projeto? “Meu dia a dia é um pouco corrido, pois tenho que preparar aulas, estudar para elas, e tenho ainda horários a cumprir na universidade, e esses são para esse intuito, planejamento de aulas. E ainda temos reuniões semanais com todos os bolsistas, onde temos uma vez ao mês um seminário, onde também devemos estudar para apresentação deste. E ainda ter que conciliar tudo isso com a universidade, todas as disciplinas que curso.”

Quais desafios você enfrenta sendo bolsista? “Os desafios são na própria sala de aula quando estou atuando, pois estou ainda na graduação, tendo contato com os adolescentes, e sempre a cada dia é um desafio, um dia são conversas paralelas, outros a falta de interesse de alguns. Porém, já vou convivendo com a realidade do ensino, a qual estarei inserida daqui algum tempo.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário