sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

BIODIVERSA – compartilhando ideias e promovendo ações


Por Jéssica Pauletti (Ciências)

            Falar em educação é sempre complicado e complexo para alguns; outros associam somente a coisas ruins ou como a única forma de salvar as pessoas e, mais especificamente, o povo brasileiro.
Comentários à parte, toda a forma de educação merece atenção e dedicação de indivíduos preocupados em fazer a diferença. Isso ainda fica mais visível ao tratarmos da Educação Ambiental (EA), uma área que aos poucos ganha espaço e discussão nos diversos campos da sociedade e nas literaturas existentes. Trata-se de um campo preocupado com as ações, a interação, os processos existentes entre homens e o meio ambiente. 
            Nesse sentido, desde meados de outubro, começaram os trabalhos do Biodiversa: Grupo de Estudos em Educação Ambiental da UFFS - Realeza. O nome Biodiversa refere-se às diversidades de ambiente e de cultura, uma vez que a ideia é trabalhar a EA voltada à natureza e às representações sociais. O objetivo central deste grupo de estudos é construir um conhecimento acerca da EA baseado em marcos teóricos.
            O Comunica,  entendendo a importância do assunto, foi saber mais a respeito de como funciona, quem participa, quais as perspectivas desse grupo na UFFS. O grupo é coordenado pelas professoras Cherlei Marcia Coan e Caroline Voltolini, docentes do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química da UFFS/ Realeza. Ambas possuem interesse em linhas de pesquisa relacionadas à Educação Ambiental e Formação de Professores e vêm, ao longo do seu processo formativo, desenvolvendo trabalhos de pesquisa e extensão nestas áreas.
             Por conta disso, surgiu o interesse das professoras de trabalhar juntas visando a qualificar o trabalho de EA a ser desenvolvido na região sudoeste do Paraná. Neste ano, foi aprovado um projeto de Iniciação Científica que está em andamento e tem por objetivo caracterizar as experiências significativas de EA desenvolvidas nas escolas públicas que atendem a alunos dos anos finais do ensino fundamental no município de Realeza. Uma das finalidades da constituição do grupo é promover a participação e interação dos acadêmicos nesse assunto, o que facilitará a inclusão da EA em outros projetos da UFFS.
            As professoras Cherlei e Caroline explicam melhor a importância desse tema, ao colocar que a EA busca a formação de cidadãos conscientes das relações que se estabelecem entre a sociedade e o ambiente. A Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n0. 9,795, de 27 de abril de 1999) amplia a concepção de meio ambiente ao incorporar aspectos socioambientais e culturais aos aspectos biológicos. Nos artigos 9 e 10, a Lei torna obrigatório tratar a dimensão ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, mas ela não deverá ser implantada como disciplina específica no currículo das Escolas de Educação Básica.
     
       Com esses apontamentos, elas entendem que a compreensão destas questões e aprofundamento sobre elas é fundamental para licenciandos. O grupo de estudo Biodiversa tem entre seus objetivos fortalecer os projetos de pesquisa em EA na instituição, futuros projetos de extensão, bem como encorajar os acadêmicos na realização de trabalhos de conclusão de curso neste tema. Segundo Cherlei e Caroline, os encontros do grupo são quinzenais, no período do contraturno do curso de Ciências, e tem duração de aproximadamente duas horas. Outro objetivo é refletir coletivamente sobre temas relevantes da EA e, para isso, são debatidos textos clássicos da área de EA, exibidos filmes e documentários. Além disso, as professoras afirmam que no momento estão trabalhando na construção de um blog do grupo e, a partir do próximo ano, haverá a construção de materiais educativos associados aos encontros na perspectiva de contribuir na construção de conhecimentos em EA tanto dos acadêmicos da UFFS como também de algumas escolas do município.
            Em termos de avaliações iniciais, as professoras apontam que, tendo em vista que a formação do grupo é recente, é considerável o número de alunos participando assiduamente dos encontros.  Atualmente, além das duas professoras e da bolsista Isabel Luft, o grupo conta com 8 voluntários, todos do curso de Ciências. Além da participação, percebe-se que há um envolvimento dos discentes nas leituras indicadas, nos debates e atividades realizadas. Percebe-se que os acadêmicos já começam a reconhecer o tema em sua complexidade e abrangência. Por enquanto, o grupo de estudos está restrito à participação da comunidade universitária, no entanto, no decorrer do tempo, pretende-se envolver docentes da educação básica.

Guiliano Kluch/ UFFS
Momento de discussão em um dos encontros do grupo Biodiversa.
            Depois de conversarmos com as professoras, fomos ouvir a bolsista Isabel da quarta fase, que apontou as suas atividades referentes ao grupo, as quais são participar de todos os encontros e, assim como os demais integrantes do grupo, inteirar-se dos assuntos propostos pelas professoras Cherlei e Caroline, bem como contribuir nas discussões. Além disso, a cada encontro,  Isabel tem como tarefa a realização de uma memória do mesmo, relatando os assuntos discutidos e as atividades recorrentes no encontro. Posteriormente, estas memórias serão utilizadas na construção dos relatórios e também do artigo final, que devem ser apresentados pela bolsista ao término dos trabalhos referentes ao projeto.
             No ponto referente às memórias, as professoras também falaram a respeito da relevância dessa tarefa, afirmando que a  sistematização dos encontros na forma de memórias de aula permite o registro do percurso do grupo, favorece a reflexão e compreensão das ideias debatidas ao longo dos encontros, possibilita um feedback imediato e permanente da trajetória do grupo e promove o intercâmbio de experiências a fim de chegar a um modelo mais cooperativo de trabalho.            Perguntamos a Isabel quais são as contribuições que a participação no grupo  proporcionam a ela, no que se refere à sua formação acadêmica e social. A mesma acredita que  todo trabalho que é feito e discutido em grupo acaba por se tornar uma experiência tanto acadêmica como de vida significativa. O contato com ideias e discussões propostas por outras pessoas a faz agregar novos olhares e dimensões a um determinado assunto, o que, obviamente, sempre agrega novos conhecimentos e experiências de vida, sendo isso de extrema importância, conclui a acadêmica.
            Como foi sinalizado acima, o grupo conta com vários voluntários e o Comunica conversou com dois deles. A acadêmica Maiara Fantinelli, da sexta fase, diz que a participação no grupo  proporciona uma visão mais ampla e concisa dos aspectos e acontecimentos que envolvem a educação ambiental (EA). Ela enfatiza que já fez parte de dois projetos: o primeiro de iniciação acadêmica, no qual foram realizadas pesquisas na literatura, já o segundo era da modalidade de extensão, que organizou e desenvolveu atividades desta natureza com alunos do ensino básico das escolas de Realeza.
            Maiara destaca que é um momento ímpar cada encontro do grupo de estudo que acontece, pois a troca de informações entre estudantes e professoras é muito rica. Isto com certeza está contribuindo para a sua formação acadêmica, uma vez que confrontada a diversas situações poderá ter argumentos para defender sua posição. Ademais, as discussões permitem que ela tenha uma visão da EA a partir de um contexto histórico, social e ambiental o que, também, traz efeitos positivos para a futura profissão docente, na perspectiva da EA ser um tema transversal que pode ser trabalhado em qualquer disciplina, complementa a acadêmica.
            A estudante Paula Cavalheiro, da segunda fase de Ciências, entende que a participação no grupo é uma forma de incrementar seus conhecimentos e inseri-los na sua formação acadêmica. Apesar de realizar o trabalho de maneira voluntária, Paula pretende que essa experiência seja base para ela participar de outros projetos nessa área como bolsista. Ela ainda destaca que os encontros são muito proveitosos e que está empolgada com a ideia de realizar ações em escolas ou que envolvam os alunos. Desse modo, tanto para Maiara quanto para Paula, a  inserção no grupo de estudos, mesmo como voluntárias, possibilita que muitas das concepções e ações possam ser revistas, reavaliadas e reconstruídas.
            Com todos os depoimentos, espero que meus caros leitores e principalmente professores e alunos das escolas tenham conhecido um pouco mais do trabalho da EA. De uma forma geral, trabalhar a Educação Ambiental na escola é algo importante não somente para a natureza, mas sim para as relações pessoais e da sobrevivência humana. Desde as séries iniciais, define-se o comportamento das crianças, assim quanto mais informações elas souberem, mais poderão se interessar por temas que são do seu cotidiano. É preciso construir  nas crianças o entendimento da responsabilidade que cada uma delas têm. Trata-se de um processo a longo prazo e que depende de ações conjuntas. O grupo está buscando, por meio das leituras, os subsídios necessários aos trabalhos futuros e, desse modo, mostrar às pessoas que é possível fazer a diferença, mesmo que existam os mais conflituosos obstáculos.

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