PIBID realiza oficinas de Biologia, Física e Química voltadas
para o Ensino Médio
Por: Vanessa Pagno (Ciências
Naturais)
No retorno às atividades, após
o recesso acadêmico de janeiro, o subprojeto de Ciências do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –
PIBID, coordenado pelo professor Ms.
Marcos Leandro Ohse, está
ofertando oficinas destinadas aos alunos do Ensino Médio. As
oficinas acontecem no Campus
da UFFS, e os
conteúdos trabalhados são referentes às disciplinas de Biologia,
Física e Química. Estas oficinas não são necessariamente sobre o
mesmo conteúdo, nem seguem uma ordem, ou assuntos abordados nas
escolas, mas a escolha do tema é feita pelos bolsistas, que buscam
levar experimentos e atividades práticas que despertem o interesse
dos alunos. O Comunica
acompanhou as atividades e relata, a seguir, a primeira semana de
oficinas.
Na última segunda-feira, 25/02,
os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio
se deslocaram até a UFFS para assistir à oficina de Física,
ministrada pelas acadêmicas de Ciências Naturais, Juciane Fornal e
Roseli Petter Strasser. Nesta
oficina, foram trabalhados conceitos de densidade e força de empuxo.
A partir desses conceitos, diversos experimentos foram realizados em
sala, que abrangeram desde densidade de objetos líquidos, sólidos e
gasosos. Para finalizar, foi trabalhado com os alunos um software
educativo, o qual trazia atividades e desafios para os alunos
responderem de forma prática.
Vanessa Pagno/
Comunica
Alunos do Ensino Médio na UFFS Campus Realeza, durante oficina de Física. |
Em conversa com
o Comunica, Juciane Fornal contou que os alunos estavam muito
empolgados com o fato de as atividades serem realizadas na
universidade e que estavam realmente interessados em aprender, em
realizar as práticas, sendo que
percebeu o interesse dos alunos muito mais na prática do que
só na teoria, já que
os alunos esperam ver na prática, por meio de experimentos
realizados na oficina, a teoria vista em sala de aula.
Vanessa Pagno/
Comunica
Alunos do Ensino Médio durante experimento referente à densidade dos gases. |
Vanessa Pagno/ Comunica
Alunos do Ensino Médio trabalhando com um software educativo sobre densidade, na oficina de Física. |
Na quinta-feira, dia 28 de
fevereiro, foi a vez das acadêmicas Tatiane Palinski e Maiara
Vissoto, também acadêmicas do curso de Ciências Naturais. Nessa
oficina, foram trabalhadas diversas atividades e experimentos sobre a
influência da fumaça, quando um indivíduo se encontra em um
incêndio, além da confecção de cartazes sobre o tema.
Maiara Vissoto
Alunos do Ensino Médio durante apresentação de trabalho na primeira oficina de Biologia. |
Em conversa
com o Comunica, Tatiane Palinski falou sobre suas perspectivas
de trabalhar com os alunos do Ensino Médio no projeto. Segundo ela,
cada vez que entra em sala de aula, é um novo desafio, mas que está
gostando muito de trabalhar oficinas com este público, alunos do
Ensino Médio, pois apesar de fazerem um pouco de “travessuras”
de vez em quando, no fim, acabam sendo atenciosos e interessados
pelos conteúdos.
Quanto às suas expectativas
para as próximas oficinas, Tatiane confessa que espera que um grande
número de alunos continue participando das oficinas. Além do
que, espera poder ajudar esses alunos no aprimoramento e fixação
dos conteúdos, em oficinas diferenciadas de Biologia.
Maiara Vissoto
Alunos do Ensino Médio durante apresentação em oficina de Biologia. |
Na
sexta-feira, dia 01 de março, as acadêmicas de Ciências Naturais
Priscila Paola Dario e Juciane Fornal ministraram a oficina de
Química, na qual foi trabalhado o conceito de átomos, os modelos
instituídos no decorrer da história, além de questões
relacionadas ao conteúdo.
Juciane Fornal
Alunos do Ensino Médio durante oficina de Química, ministrada pela acadêmica Priscila Paola Dario. |
Em
conversa com o Comunica, a acadêmica Priscila conta que sua
experiência de ministrar esta oficina agregou maior segurança em
seu desempenho como acadêmica e para uma futura docência. Quanto às
suas expectativas para as próximas oficinas, Priscila conta que
propõe oficinas que favoreçam a assimilação dos saberes discente,
além da realização de atividades que proporcionem maior interação
no decorrer da oficina, relacionando conteúdo com perguntas
relacionadas no ENEM.
Juciane Fornal
Alunos do Ensino Médio durante primeira oficina de Química. |
O Comunica também conversou com
a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Sirlene Aparecida Alves Ribeiro,
que está gostando muito de participar das oficinas ofertadas pelo
projeto, especialmente
porque pretende cursar Biologia.
A
aluna afirma que essas
oficinas são uma boa
maneira de retomar os conteúdos estudados na escola, além
do que, na universidade, há muito mais condições de
realizar experimentos e atividades práticas, pois há maior
disponibilidade de materiais e de laboratórios, por exemplo, o que
facilita muito a aprendizagem dos alunos.
A aluna Samera Letícia Zabot, também do 2º ano do Ensino Médio, disse, em entrevista ao Comunica, que está gostando muito das oficinas e que elas auxiliam muito no processo de ensino-aprendizagem, já que é um complemento ao que é estudado na escola e uma boa forma de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Além dessas atividades com o Ensino Médio, na universidade, diversas atividades são realizadas nas escolas João Paulo II, com os alunos do Ensino Fundamental, e no Colégio Doze de Novembro, com os alunos do Ensino Médio.
De acordo com o coordenador do projeto, houve a necessidade de trabalhar com os alunos do Ensino Médio, na universidade, pois nas escolas há pouco espaço para a realização de atividades no contra-turno. O professor Marcos ainda salienta a importância de manter o contato entre universidade e comunidade externa, sendo este um dos objetivos do projeto: “As expectativas (para o projeto) são muito boas, tendo em vista que, neste segundo ano, os objetivos iniciais do projeto estão sendo alcançados e já projetamos a continuidade do mesmo”, declarou.
Segundo o professor Marcos, o PIBID atual termina em junho, porém há grandes possibilidades de renovação do projeto e até mesmo uma ampliação do mesmo, sendo que, com o desmembramento do curso de Ciências Naturais nos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química, em princípio, não são previstas modificações no atual projeto, pois, “os três cursos novos têm em sua formação básica o ensino de Ciências”. Inclusive, “a ideia é, ao invés de termos um PIBID, termos quatro, voltados a Ciências, Física, Química e Biologia”, declarou.
Além das grandes possibilidades de renovação do projeto na universidade, não é descartada a possibilidade de ampliação do mesmo para outras escolas da região.
A aluna Samera Letícia Zabot, também do 2º ano do Ensino Médio, disse, em entrevista ao Comunica, que está gostando muito das oficinas e que elas auxiliam muito no processo de ensino-aprendizagem, já que é um complemento ao que é estudado na escola e uma boa forma de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Além dessas atividades com o Ensino Médio, na universidade, diversas atividades são realizadas nas escolas João Paulo II, com os alunos do Ensino Fundamental, e no Colégio Doze de Novembro, com os alunos do Ensino Médio.
De acordo com o coordenador do projeto, houve a necessidade de trabalhar com os alunos do Ensino Médio, na universidade, pois nas escolas há pouco espaço para a realização de atividades no contra-turno. O professor Marcos ainda salienta a importância de manter o contato entre universidade e comunidade externa, sendo este um dos objetivos do projeto: “As expectativas (para o projeto) são muito boas, tendo em vista que, neste segundo ano, os objetivos iniciais do projeto estão sendo alcançados e já projetamos a continuidade do mesmo”, declarou.
Segundo o professor Marcos, o PIBID atual termina em junho, porém há grandes possibilidades de renovação do projeto e até mesmo uma ampliação do mesmo, sendo que, com o desmembramento do curso de Ciências Naturais nos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química, em princípio, não são previstas modificações no atual projeto, pois, “os três cursos novos têm em sua formação básica o ensino de Ciências”. Inclusive, “a ideia é, ao invés de termos um PIBID, termos quatro, voltados a Ciências, Física, Química e Biologia”, declarou.
Além das grandes possibilidades de renovação do projeto na universidade, não é descartada a possibilidade de ampliação do mesmo para outras escolas da região.
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