sexta-feira, 8 de março de 2013

PIBID de Ciências retoma as atividades

 
PIBID realiza oficinas de Biologia, Física e Química voltadas para o Ensino Médio

Por: Vanessa Pagno (Ciências Naturais)

             No retorno às atividades, após o recesso acadêmico de janeiro, o subprojeto de Ciências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, coordenado pelo professor Ms. Marcos Leandro Ohse, está ofertando oficinas destinadas aos alunos do Ensino Médio. As oficinas acontecem no Campus da UFFS, e os conteúdos trabalhados são referentes às disciplinas de Biologia, Física e Química. Estas oficinas não são necessariamente sobre o mesmo conteúdo, nem seguem uma ordem, ou assuntos abordados nas escolas, mas a escolha do tema é feita pelos bolsistas, que buscam levar experimentos e atividades práticas que despertem o interesse dos alunos. O Comunica acompanhou as atividades e relata, a seguir, a primeira semana de oficinas.

            Na última segunda-feira, 25/02, os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio se deslocaram até a UFFS para assistir à oficina de Física, ministrada pelas acadêmicas de Ciências Naturais, Juciane Fornal e Roseli Petter Strasser. Nesta oficina, foram trabalhados conceitos de densidade e força de empuxo. A partir desses conceitos, diversos experimentos foram realizados em sala, que abrangeram desde densidade de objetos líquidos, sólidos e gasosos. Para finalizar, foi trabalhado com os alunos um software educativo, o qual trazia atividades e desafios para os alunos responderem de forma prática. 
                                                                      Vanessa Pagno/ Comunica  
Alunos do Ensino Médio na UFFS Campus Realeza, durante oficina de Física.

           Em conversa com o Comunica, Juciane Fornal contou que os alunos estavam muito empolgados com o fato de as atividades serem realizadas na universidade e que estavam realmente interessados em aprender, em realizar as práticas, sendo que percebeu o interesse dos alunos muito mais na prática do que só na teoria, já que os alunos esperam ver na prática, por meio de experimentos realizados na oficina, a teoria vista em sala de aula.
  Vanessa Pagno/ Comunica
Alunos do Ensino Médio durante experimento referente à densidade dos gases.
Vanessa Pagno/ Comunica
Alunos do Ensino Médio trabalhando com um software educativo sobre densidade, na oficina de Física.

         Na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, foi a vez das acadêmicas Tatiane Palinski e Maiara Vissoto, também acadêmicas do curso de Ciências Naturais. Nessa oficina, foram trabalhadas diversas atividades e experimentos sobre a influência da fumaça, quando um indivíduo se encontra em um incêndio, além da confecção de cartazes sobre o tema. 
 Maiara Vissoto
Alunos do Ensino Médio durante apresentação de trabalho na primeira oficina de Biologia.

          Em conversa com o Comunica, Tatiane Palinski falou sobre suas perspectivas de trabalhar com os alunos do Ensino Médio no projeto. Segundo ela, cada vez que entra em sala de aula, é um novo desafio, mas que está gostando muito de trabalhar oficinas com este público, alunos do Ensino Médio, pois apesar de fazerem um pouco de “travessuras” de vez em quando, no fim, acabam sendo atenciosos e interessados pelos conteúdos.
Quanto às suas expectativas para as próximas oficinas, Tatiane confessa que espera que um grande número de alunos continue participando das oficinas. Além do que, espera poder ajudar esses alunos no aprimoramento e fixação dos conteúdos, em oficinas diferenciadas de Biologia. 
   Maiara Vissoto
Alunos do Ensino Médio durante apresentação em oficina de Biologia.

            Na sexta-feira, dia 01 de março, as acadêmicas de Ciências Naturais Priscila Paola Dario e Juciane Fornal ministraram a oficina de Química, na qual foi trabalhado o conceito de átomos, os modelos instituídos no decorrer da história, além de questões relacionadas ao conteúdo. 

 Juciane Fornal
Alunos do Ensino Médio durante oficina de Química, ministrada pela acadêmica Priscila Paola Dario.
          Em conversa com o Comunica, a acadêmica Priscila conta que sua experiência de ministrar esta oficina agregou maior segurança em seu desempenho como acadêmica e para uma futura docência. Quanto às suas expectativas para as próximas oficinas, Priscila conta que propõe oficinas que favoreçam a assimilação dos saberes discente, além da realização de atividades que proporcionem maior interação no decorrer da oficina, relacionando conteúdo com perguntas relacionadas no ENEM. 
 
 Juciane Fornal 
Alunos do Ensino Médio durante primeira oficina de Química.
 
        O Comunica também conversou com a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Sirlene Aparecida Alves Ribeiro, que está gostando muito de participar das oficinas ofertadas pelo projeto, especialmente porque pretende cursar Biologia. A aluna afirma que essas oficinas são uma boa maneira de retomar os conteúdos estudados na escola, além do que, na universidade, há muito mais condições de realizar experimentos e atividades práticas, pois há maior disponibilidade de materiais e de laboratórios, por exemplo, o que facilita muito a aprendizagem dos alunos.
        A aluna Samera Letícia Zabot, também do 2º ano do Ensino Médio, disse, em entrevista ao Comunica, que está gostando muito das oficinas e que elas auxiliam muito no processo de ensino-aprendizagem, já que é um complemento ao que é estudado na escola e uma boa forma de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
        Além dessas atividades com o Ensino Médio, na universidade, diversas atividades são realizadas nas escolas João Paulo II, com os alunos do Ensino Fundamental, e no Colégio Doze de Novembro, com os alunos do Ensino Médio.
        De acordo com o coordenador do projeto, houve a necessidade de trabalhar com os alunos do Ensino Médio, na universidade, pois nas escolas há pouco espaço para a realização de atividades no contra-turno. O professor Marcos ainda salienta a importância de manter o contato entre universidade e comunidade externa, sendo este um dos objetivos do projeto: “As expectativas (para o projeto) são muito boas, tendo em vista que, neste segundo ano, os objetivos iniciais do projeto estão sendo alcançados e já projetamos a continuidade do mesmo”, declarou.
       Segundo o professor Marcos, o PIBID atual termina em junho, porém há grandes possibilidades de renovação do projeto e até mesmo uma ampliação do mesmo, sendo que, com o desmembramento do curso de Ciências Naturais nos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química, em princípio, não são previstas modificações no atual projeto, pois, “os três cursos novos têm em sua formação básica o ensino de Ciências”. Inclusive, “a ideia é, ao invés de termos um PIBID, termos quatro, voltados a Ciências, Física, Química e Biologia”, declarou.
      Além das grandes possibilidades de renovação do projeto na universidade, não é descartada a possibilidade de ampliação do mesmo para outras escolas da região.

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