sábado, 27 de abril de 2013

Comunica Recebe: Professora Camila Caracelli Scherma

Projeto Comunica dá as boas vindas à nova professora de Língua Portuguesa e Linguística da UFFS Campus Realeza
Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)
Nesta edição, o projeto Comunica recebe a Professora Ms. Camila Caracelli Scherma, que chegou recentemente à universidade, depois de ter tomado posse no dia 18 de fevereiro e entrado em exercício no dia 22 do mesmo mês, para a área de Língua Portuguesa e Linguística. 
Arquivo Pessoal
Professora Ms. Camila Caracelli Scherma
Natural de Limeira (SP), Camila é graduada em Letras – Português/Inglês, pelo Centro Universitário Anhanguera (Pirassununga–SP), Mestre em Linguística, pelo programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, e está cursando Doutorado pela mesma instituição. Os temas de pesquisa a que vem se dedicando desde o Mestrado estão relacionados aos estudos de discursos acerca das atividades agrícolas e pecuárias brasileiras, com o olhar voltado à construção de compreensões acerca dos embates ideológicos que se dão entre as ideologias oficiais – aquelas que lutam pela manutenção da atual ordem das coisas – e as ideologias não-oficiais – aquelas que lutam pela ruptura da atual ordem. Neste contexto, os discursos se constituem como arena para os grandes embates sígnicos, por meio das palavras.
Antes de ingressar na UFFS, Camila trabalhou por mais de seis anos como professora de ensino de língua estrangeira e de língua portuguesa em escolas de educação básica na região de Campinas, onde desenvolveu aulas e projetos especialmente vinculados à produção textual e à inovação em relação às metodologias de ensino da língua portuguesa. Encontrava nessas escolas possibilidades e também limitações para realizar uma prática pedagógica orientada e alimentada por teorias profundamente comprometidas com o humano e com e com a mudança social.
Em conversa com o Comunica, a professora conta que escolheu a UFFS Campus Realeza por vários fatores, dentre eles se destaca “o fato de (a UFFS) ser uma Universidade cujo projeto é popular e visa à ampliação do acesso ao ensino superior público para os alunos oriundos de escolas públicas”.
Quanto a seus anseios em relação à universidade, Camila conta que “quando construímos expectativas, construímos projetos e memórias de futuro que, num momento inicial, têm um acabamento”, mas que, no entanto, “as vivências vão nos mostrando que os acabamentos que damos às construções de nossos projetos são acabamentos apenas provisórios que, por sua vez, vão nos mostrando que é preciso, ao longo das vivências, ir remodelando essas nossas memórias de futuro e dando novos acabamentos provisórios e assim por diante, num processo contínuo e sempre vivo”.
Quanto às suas relações com os acadêmicos e professores da universidade, Camila comenta que “as relações humanas são o que nos constitui enquanto sujeitos humanos”. Por isso, as relações que ela tem vivido na UFFS a constituem de um jeito novo, diferente, e que vêm constituindo um cotidiano também novo e diferente.
Camila ainda salienta que, no momento, está iniciando uma participação como professora colaboradora no Projeto Comunica Realeza: Laboratório de Produção Textual, orientando a produção de textos, além de outras atividades, relacionadas à docência, pesquisa e extensão
Em nome de toda a Comunidade acadêmica, o Comunica dá, mais uma vez, as boas vindas à professora Camila, desejando  que ela já se sinta “em casa”,  que a universidade  atenda a todas  as suas expectativas e  que suas  contribuições  à instituição  sejam sempre positivas, ajudando em seu avanço, progredindo, assim, juntamente com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário