sábado, 27 de abril de 2013

“Foco na inclusão”


Acadêmicos da 4ª fase de Ciências da UFFS Campus Realeza participam de mesa-redonda voltada à inclusão
Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)
No dia 22 de março de 2013, acadêmicos da 4ª fase de Ciências participaram de uma mesa-redonda, ministrada pela Professora Ms. Jane Terezinha Donini Rodrigues, da UFFS Campus Cerro Largo. Com foco na perspectiva de inclusão nas escolas, esse evento fez parte do encerramento da disciplina “Necessidades Educacionais Específicas”, ministrada pela professora Dra. Cristiane de Quadros e pelos professores Ms. Derlan Trombetta e Dr. Jackson Cacciamani. 
Vanessa Pagno/Comunica
Professora Jane durante sua fala.

A professora Jane fora convidada para promover essa discussão por suas diversas especializações na área da inclusão: ela é pedagoga com especialização em docência de Libras, Mestre em Educação e doutoranda na mesma área. Além disso, fez parte das discussões que geraram a construção das políticas de inclusão no Brasil.
Em conversa com o Comunica, Jane atribui o interesse que percebeu por parte dos alunos nas discussões trazidas por ela ao fato de sua fala ter sido constituída de relatos de suas vivências no universo da inclusão.
O Comunica também conversou com a professora Cristiane, que ressaltou que as discussões dentro da disciplina de “Necessidades Específicas Educacionais” foram direcionadas para a perspectiva da inclusão, pensando não somente nas pessoas com deficiências e na marginalização social que têm sofrido, mas também construindo compreensões acerca de outros contextos, como o da Educação no campo, numa perspectiva popular, além de discutir a Educação de jovens e adultos (EJA), pensando na distorção idade-série, que acaba interferindo em sala de aula.
A professora Cristiane salienta que, desde o início, a ideia era de fechar essa disciplina com um diálogo com outros profissionais que tivessem especializações em algumas das temáticas abordadas em sala de aula, para que, dessa forma, pudessem fazer o encerramento desse componente com uma discussão diferenciada, em outras perspectivas, com pessoas da área, para, justamente, construir um olhar diferente para as discussões já abordadas.
Sobre suas impressões acerca do evento, a Professora Cristiane frisa que, “na perspectiva que essa mesa-redonda foi pensada, com certeza atendeu às expectativas, já que conseguiu trazer a discussão da inclusão de uma forma diferenciada, que conseguiu envolver e mobilizar os alunos quanto ao tema”.
Em conversa com o Comunica, a acadêmica Tatiane Dezordi, da 4ª fase de Ciências, salientou que a mesa-redonda, com certeza, foi de grande relevância para a formação docente do grupo de alunos que cursaram a disciplina “Necessidades Específicas Educacionais”, além de auxiliar no processo de ensino aprendizagem, já que foram discutidas diversas temáticas de inclusão, “muito bem abordadas e exemplificadas pela professora Jane”.
O Comunica também conversou com a acadêmica Francislainy Squena, da 4ª fase de Ciências, que salientou que o momento da mesa-redonda foi bastante importante, pois na ocasião foram narradas experiências vividas pela professora Jane e pelo público presente; a partir dessas narrativas, pode-se ter uma noção maior de como ocorre o processo de inclusão na prática, sendo possível associá-la com a teoria vista em sala de aula durante o semestre, considerando que, certamente, essa realidade estará presente nas escolas.
Francislainy ainda comentou que, devido à relevância dos conteúdos discutidos durante a disciplina de “Necessidades Educacionais Específicas” para a formação em um curso de licenciatura, a disciplina merece mais créditos. Por outro lado, a acadêmica frisa que, “apesar de [a disciplina] ser ministrada em um pequeno período, foram problematizados assuntos que causaram curiosidades, como, por exemplo, a realidade da 'inclusão' de alunos com deficiência (visual, fono auditiva, motora, mental e intelectual), além de incrementar conhecimentos sobre a educação do campo e do ensino de jovens e adultos”. 
Juciane Formal/UFFS
Professora Jane e acadêmicos da 4ª Fase do Curso de Ciências Naturais.
A professora Cristiane ainda frisa que apesar de essa disciplina ter sido realizada em apenas nove encontros, já é uma iniciativa para se desmembrar em novos debates e discussões. Além disso, destaca a “importância de começar a criar uma cultura dentro da universidade, que pudesse olhar para esses temas, não com um olhar de diferença ou de indiferença, mas olhar como uma possibilidade de fazer um trabalho diferenciado, numa perspectiva diferenciada”. Isso considerando que quanto mais cedo a comunidade acadêmica passar “a estudar sobre esses temas, maior será o ganho de todos os envolvidos, em todos os sentidos, e principalmente a educação tem muito a ganhar com essas discussões, pois, como fora relatado durante a mesa-redonda, ‘são coisas simples que podem fazer toda a diferença’”.




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