Por
Vanessa Pagno (Química/ UFFS)
"Los
encuentros de conversación" são atividades realizadas durante
o projeto de "Monitoria em Ensino de Língua Espanhola",
coordenado pela Professora Mestre Marilene Aparecida Lemos. O projeto
tem por objetivo geral oferecer aos alunos do curso de graduação em
Letras Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal
da Fonteira Sul - Campus Realeza, aporte para o aperfeiçoamento em
seus estudos da Língua Castelhana.
Arquivo Comunica
Da esquerda para a direita, Ivan Lucas B. Faust, Viviane Patrícia Szekut Zerbielli, Lucas Felipe Zvetz Duarte, Monaliza Karina Correia da Silva, Vanessa Pagno e Sandy Pizatto. |
Os
"Encuentros de conversación" acontecem às quartas-feiras,
das 17h30 às 18h30; nesses momentos, há oportunidades de um maior
contato com a leitura de textos literários, por meio de atividades
dinâmicas, debates de filmes, análises de letras de músicas, de
maneira que o aluno participante possa expressar sua opinião em
Língua Espanhola. O encontro é orientado pela bolsista Viviane
Patrícia Szekut Zerbielli, da 8ª fase do curso de Letras, e pelos
voluntários Lucas Felipe Zvetz Duarte e Sandy Pizatto do Nascimento,
ambos da 4ª fase do curso de Letras. Já a monitoria em Língua
Espanhola é outra atividade do projeto e ocorre duas vezes por
semana: segundas-feiras, das 14h30 às 18h30, e quartas-feiras, das
14h30 às 17h30; nessas ocasiões são atendidos alunos com
dificuldades relacionadas à Língua Espanhola.
Em
conversa com o Comunica, a professora Marilene comentou que o projeto
é bem divulgado, no entanto, a procura por parte dos alunos de
Letras não é tão expressiva: alguns procuram o projeto e se
mostram interessados, porém justificam a dificuldade de participação
em função do trabalho ou por não morarem em Realeza. A professora
ainda salienta que o projeto não está aberto apenas para o curso de
Letras, mas também para os outros cursos, “hoje, dentre nossos
participantes, temos alunos do curso de Química e de Nutrição”.
Marilene
ainda frisou que acredita que todos os envolvidos no projeto estão
fortalecendo seu aprendizado na Língua Espanhola, sendo que “os
bolsistas e voluntários, a partir de sua própria experiência como
monitores, estão fortalecendo sua formação acadêmica, assim como
sua formação docente; pois como eles dizem: 'estamos treinando para
sermos professores'. Os participantes que são alunos de Letras têm
a oportunidade de agregar saberes às habilidades que são
trabalhadas pelos professores dos Componentes Curriculares, pois além
das oportunidades de conversação, podem trabalhar junto com os
monitores em suas dúvidas de um conteúdo curricular específico.
Quanto aos demais participantes, que provêm de outras áreas,
agregam os conhecimentos de Língua Espanhola em sua formação
acadêmica”, completa.
De
acordo com o voluntário Lucas Felipe Zvetz Duarte, o projeto tem atingido
as expectativas esperadas e, embora ainda haja pouca procura por
parte dos alunos a quem esse projeto é destinado, estão trabalhando
com novas ideias para atrair novos participantes. Lucas afirma que o
projeto é muito importante, pois, tanto da parte da bolsista como
dos voluntários, é de grande responsabilidade e há um grande
desafio de trabalho a ser desenvolvido no decorrer das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário