sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

"Encuentros de conversación"

Por Vanessa Pagno (Química/ UFFS)
 
"Los encuentros de conversación" são atividades realizadas durante o projeto de "Monitoria em Ensino de Língua Espanhola", coordenado pela Professora Mestre Marilene Aparecida Lemos. O projeto tem por objetivo geral oferecer aos alunos do curso de graduação em Letras Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fonteira Sul - Campus Realeza, aporte para o aperfeiçoamento em seus estudos da Língua Castelhana.
Arquivo Comunica
Da esquerda para a direita, Ivan Lucas B. Faust, Viviane Patrícia Szekut Zerbielli, Lucas Felipe Zvetz Duarte, Monaliza Karina Correia da Silva, Vanessa Pagno e Sandy Pizatto.
Os "Encuentros de conversación" acontecem às quartas-feiras, das 17h30 às 18h30; nesses momentos, há oportunidades de um maior contato com a leitura de textos literários, por meio de atividades dinâmicas, debates de filmes, análises de letras de músicas, de maneira que o aluno participante possa expressar sua opinião em Língua Espanhola. O encontro é orientado pela bolsista Viviane Patrícia Szekut Zerbielli, da 8ª fase do curso de Letras, e pelos voluntários Lucas Felipe Zvetz Duarte e Sandy Pizatto do Nascimento, ambos da 4ª fase do curso de Letras. Já a monitoria em Língua Espanhola é outra atividade do projeto e ocorre duas vezes por semana: segundas-feiras, das 14h30 às 18h30, e quartas-feiras, das 14h30 às 17h30; nessas ocasiões são atendidos alunos com dificuldades relacionadas à Língua Espanhola.

Em conversa com o Comunica, a professora Marilene comentou que o projeto é bem divulgado, no entanto, a procura por parte dos alunos de Letras não é tão expressiva: alguns procuram o projeto e se mostram interessados, porém justificam a dificuldade de participação em função do trabalho ou por não morarem em Realeza. A professora ainda salienta que o projeto não está aberto apenas para o curso de Letras, mas também para os outros cursos, “hoje, dentre nossos participantes, temos alunos do curso de Química e de Nutrição”.

Marilene ainda frisou que acredita que todos os envolvidos no projeto estão fortalecendo seu aprendizado na Língua Espanhola, sendo que “os bolsistas e voluntários, a partir de sua própria experiência como monitores, estão fortalecendo sua formação acadêmica, assim como sua formação docente; pois como eles dizem: 'estamos treinando para sermos professores'. Os participantes que são alunos de Letras têm a oportunidade de agregar saberes às habilidades que são trabalhadas pelos professores dos Componentes Curriculares, pois além das oportunidades de conversação, podem trabalhar junto com os monitores em suas dúvidas de um conteúdo curricular específico. Quanto aos demais participantes, que provêm de outras áreas, agregam os conhecimentos de Língua Espanhola em sua formação acadêmica”, completa.


De acordo com o voluntário Lucas Felipe Zvetz Duarte, o projeto tem atingido as expectativas esperadas e, embora ainda haja pouca procura por parte dos alunos a quem esse projeto é destinado, estão trabalhando com novas ideias para atrair novos participantes. Lucas afirma que o projeto é muito importante, pois, tanto da parte da bolsista como dos voluntários, é de grande responsabilidade e há um grande desafio de trabalho a ser desenvolvido no decorrer das atividades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário