Por
Vanessa Pagno (Química/ UFFS)
Acadêmicos
da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus
Realeza – PR, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID), juntamente com alunos do Colégio
João Paulo II – Ensino Fundamental e Médio, realizaram, no último
dia 30 de novembro, uma exposição de trabalhos confeccionados
durante o ano de 2013. A exposição foi realizada a partir das 14h
nas dependências do colégio e marcou o encerramento do projeto na
escola, depois de dois anos de atividades.
Alceu Brugalli
O
PIBID é um projeto da CAPES que concede bolsas a alunos dos cursos
de Licenciatura, em parceria com as escolas, com o intuito de
aperfeiçoar e valorizar a formação dos licenciandos, auxiliando,
assim, na formação de professores. Na UFFS, Campus
Realeza, o subprojeto PIBID Ciências é coordenado pelos professores
Me. Marcos Leandro Ohse, Me. Carlos Alberto Cecatto e Me. Alexandre
Carvalho de Moura, contemplando 17 acadêmicos bolsistas. O projeto
teve início em junho de 2011, em duas escolas: Escola Estadual Doze
de Novembro e Colégio Estadual João Paulo II; neste ano de 2013,
também contemplou a escola Estadual Dom Carlos Eduardo, todas de
Realeza. As atividades do PIBID se encerram no final de 2013.
Alceu Brugalli
Apresentação de experimentos de Química. |
No
Colégio Estadual João Paulo II, o projeto é supervisionado pelos
professores Janice Tubiana e Alceu Brugalli e os acadêmicos
bolsistas são: Juciane Fornal e Roseli Strasser, do curso de Física;
Maurício Konzen, do curso de Ciências Biológicas; Christian
Sossella, Edenilson da Silva, Marcos Geraldo Vieira e Vanessa Pagno,
do curso de Química, da UFFS.
As
atividades no Colégio João Paulo II foram encerradas no último
sábado, dia 30, com exposição de trabalhos confeccionados durante
oficinas, aulas de reforço e intervenções, nas áreas de Ciências,
Física, Química, Biologia, e Matemática. Os trabalhos expostos no
evento foram matemáticos, jogos de Ciências, experimentos de
Ciências, de Física e de Química, bem como um teatro de Biologia,
intitulado “Julgamentos sobre aborto”, apresentado por alunos do
1º e 2º anos do Ensino Médio.
Alceu Brugalli
Encenação do teatro "Julgamento sobre o aborto". |
De
acordo com a Professora Janice Tubiana, a vinda do PIBID para a
escola João Paulo II foi de suma importância, pois muitos alunos
puderam ter aulas de reforço referentes aos conteúdos trabalhados
em sala de aula, nas disciplinas de Ciências, Física, Química,
Matemática e Biologia, além de participarem de oficinas que
envolviam temas da atualidade e de interesse deles. Já com relação
à
exposição dos trabalhos realizados no PIBID, a Professora disse
acreditar que é uma maneira de expor a capacidade dos alunos para
desenvolver trabalhos práticos, e também uma forma de os alunos
exporem o que entenderam dos conteúdos trabalhados nas oficinas do
projeto.
Alceu Brugalli
Exposição de experimentos de Física. |
Em
conversa com o Comunica, a aluna do 7º ano, Ana Clara Farias, disse
que gosta muito do PIBID, dos professores do projeto e,
principalmente, das atividades, pois aprende brincando, com jogos e
brincadeiras educativas, “vemos no PIBID um complemento do que foi
visto em sala de aula”. Ana Clara participa do PIBID de Ciências e
acredita que a exposição do que realizaram durante o ano no projeto
é muito importante para que todos vejam as atividades, os jogos, e
brincadeiras confeccionados, “que nos ajudaram a compreender
assuntos e conteúdos importantes das Ciências e da Matemática”,
completa.
Vanessa Pagno
O
PIBID, em parceria com o Colégio João Paulo II, trouxe diversos
benefícios aos alunos que dele participaram, com oficinas,
intervenções e aulas de reforço; no entanto, sua maior
contribuição foi destinada aos acadêmicos bolsistas do projeto,
licenciandos da UFFS, que puderam ter um maior contato com o ambiente
escolar e desenvolver suas habilidades como futuros professores.
Muito Bom !
ResponderExcluir