quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PIBID realiza exposição de trabalhos e encerra atividades na escola João Paulo II


Por Vanessa Pagno (Química/ UFFS)



Acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza – PR, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), juntamente com alunos do Colégio João Paulo II – Ensino Fundamental e Médio, realizaram, no último dia 30 de novembro, uma exposição de trabalhos confeccionados durante o ano de 2013. A exposição foi realizada a partir das 14h nas dependências do colégio e marcou o encerramento do projeto na escola, depois de dois anos de atividades. 
 Alceu Brugalli

Exposição de trabalhos do PIBID, realizados em oficinas de Ciências e Matemática.

O PIBID é um projeto da CAPES que concede bolsas a alunos dos cursos de Licenciatura, em parceria com as escolas, com o intuito de aperfeiçoar e valorizar a formação dos licenciandos, auxiliando, assim, na formação de professores. Na UFFS, Campus Realeza, o subprojeto PIBID Ciências é coordenado pelos professores Me. Marcos Leandro Ohse, Me. Carlos Alberto Cecatto e Me. Alexandre Carvalho de Moura, contemplando 17 acadêmicos bolsistas. O projeto teve início em junho de 2011, em duas escolas: Escola Estadual Doze de Novembro e Colégio Estadual João Paulo II; neste ano de 2013, também contemplou a escola Estadual Dom Carlos Eduardo, todas de Realeza. As atividades do PIBID se encerram no final de 2013. 
Alceu Brugalli
Apresentação de experimentos de Química.

No Colégio Estadual João Paulo II, o projeto é supervisionado pelos professores Janice Tubiana e Alceu Brugalli e os acadêmicos bolsistas são: Juciane Fornal e Roseli Strasser, do curso de Física; Maurício Konzen, do curso de Ciências Biológicas; Christian Sossella, Edenilson da Silva, Marcos Geraldo Vieira e Vanessa Pagno, do curso de Química, da UFFS.

As atividades no Colégio João Paulo II foram encerradas no último sábado, dia 30, com exposição de trabalhos confeccionados durante oficinas, aulas de reforço e intervenções, nas áreas de Ciências, Física, Química, Biologia, e Matemática. Os trabalhos expostos no evento foram matemáticos, jogos de Ciências, experimentos de Ciências, de Física e de Química, bem como um teatro de Biologia, intitulado “Julgamentos sobre aborto”, apresentado por alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. 
 Alceu Brugalli
Encenação do teatro "Julgamento sobre o aborto".


De acordo com a Professora Janice Tubiana, a vinda do PIBID para a escola João Paulo II foi de suma importância, pois muitos alunos puderam ter aulas de reforço referentes aos conteúdos trabalhados em sala de aula, nas disciplinas de Ciências, Física, Química, Matemática e Biologia, além de participarem de oficinas que envolviam temas da atualidade e de interesse deles. Já com relação à exposição dos trabalhos realizados no PIBID, a Professora disse acreditar que é uma maneira de expor a capacidade dos alunos para desenvolver trabalhos práticos, e também uma forma de os alunos exporem o que entenderam dos conteúdos trabalhados nas oficinas do projeto.
Alceu Brugalli
Exposição de experimentos de Física.


Em conversa com o Comunica, a aluna do 7º ano, Ana Clara Farias, disse que gosta muito do PIBID, dos professores do projeto e, principalmente, das atividades, pois aprende brincando, com jogos e brincadeiras educativas, “vemos no PIBID um complemento do que foi visto em sala de aula”. Ana Clara participa do PIBID de Ciências e acredita que a exposição do que realizaram durante o ano no projeto é muito importante para que todos vejam as atividades, os jogos, e brincadeiras confeccionados, “que nos ajudaram a compreender assuntos e conteúdos importantes das Ciências e da Matemática”, completa.
Vanessa Pagno

Aluna Ana Clara Farias, durante a exposição dos trabalhos realizados nas oficinas de Ciências.

O PIBID, em parceria com o Colégio João Paulo II, trouxe diversos benefícios aos alunos que dele participaram, com oficinas, intervenções e aulas de reforço; no entanto, sua maior contribuição foi destinada aos acadêmicos bolsistas do projeto, licenciandos da UFFS, que puderam ter um maior contato com o ambiente escolar e desenvolver suas habilidades como futuros professores.












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