quinta-feira, 15 de maio de 2014

“Analisando o céu noturno”

Projetos da UFFS - Campus Realeza – organizam observação do céu noturno com telescópios para alunos de escola da cidade.
Por Vanessa Pagno (Química/ UFFS)
Nesta edição, o Comunica acompanhou a observação do céu noturno com telescópios, realizada no sábado, 03 de maio, nas dependências da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, da cidade de Realeza – PR. A observação contou com a participação de vários alunos, acompanhados com seus familiares, assim como de professores da escola e da universidade. A prática foi organizada e conduzida por acadêmicos bolsistas do projeto intitulado cursinho preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza, e contou com a colaboração do projeto Pibid - Interdisciplinar em Ciências da Natureza e de alguns dos integrantes do ARCAA (Astrônomo Real de Clube de Astronomia e Astronáutica Amadora), que é uma ONG sediada em Realeza.
Vanessa Pagno/Química
Atividade de observação do céu noturno com telescópios.

De acordo com o professor Dr. Eduardo de Almeida, coordenador do projeto “cursinho preparatório para a OBA”, a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) é uma prova de conhecimentos de astronomia que ocorre todo ano. Podem participar desta olimpíada estudantes do ensino fundamental e médio. Como neste ano a prova será aplicada no dia 16 de maio, o projeto está oferecendo um curso de astronomia voltado para a OBA para estudantes do ensino fundamental da escola Dom Carlos Eduardo. Segundo o professor Eduardo, a observação do céu noturno teve como objetivo oportunizar aos alunos da escola a observação de alguns planetas e da lua, assim como a identificação de estrelas, constelações, retomando discussões de conceitos abordados durante as oficinas que o projeto ministrou aos alunos do 9º ano da escola. O professor Eduardo também ressaltou que esta atividade de observação é de suma importância para os alunos, pois auxilia na compreensão de ideias e conceitos discutidos em sala de aula, durante as oficinas.
A acadêmica Flavia Luane Rommel, da 9ª fase do curso de Licenciatura em Física da UFFS, salientou, em conversa com o Comunica, que essa atividade objetivou oportunizar aos estudantes visualizarem e identificarem as constelações estudadas em sala, durante as oficinas, como, por exemplo, Órion, Escorpião, Cruzeiro do Sul e Cão Maior. "Pensamos, então, que a atividade seria ainda mais interessante se, juntamente com as constelações, eles [os alunos da escola] pudessem observar os vários planetas facilmente visíveis no céu nesta época do ano. Ela ainda comentou que, em sua opinião, a atividade foi bem sucedida e atingiu seus objetivos, pois os alunos foram bastante participativos durante a mesma. De acordo com a acadêmica, novas observações serão realizadas durante este ano de 2014.
Conversamos com alguns alunos que participaram da atividade para saber como foi a experiência de observar o céu noturno com telescópios, assim como o que aprenderam com a atividade. A aluna Ingridi de Jesus Mello, do 7º ano, comentou ao Comunica que entrou nas oficinas de astronomia ofertadas pelo projeto Pibid Interdisciplinar em Ciências da Natureza, pois gosta muito de astronomia e quer aperfeiçoar seu conhecimento sobre o tema. Ela frisou que achou muito interessante poder observar o céu com os telescópios, pois foi a primeira vez que teve contato com o instrumento astronômico e que teve oportunidade de ver os planetas e a lua mais de perto. "Gostei muito, achei super legal, pude ver a lua, os planetas, Marte, Júpiter e Saturno", comentou ela.
Vanessa Pagno/Química
Observação de planetas, durante atividade realizada na Escola Dom Carlos Eduardo.

Alunos, pais e professores da escola e da universidade observando o céu com telescópio.

A atividade de observação do céu noturno é resultado de atividades anteriores, realizadas pelos projetos Cursinho preparatório para a OBA e Pibid Interdisciplinar, na Escola Estadual Dom Carlos Eduardo. Desde o mês de março, ambos os projetos ministram oficinas, no contraturno, voltadas para alunos interessados em aprender e desenvolver maiores conhecimentos sobre os temas relacionados à Astronomia. As atividades do projeto Cursinho preparatório para a OBA são destinadas para alunos do 9º ano, na terça-feira, no período vespertino e têm o objetivo de auxiliar alunos do Ensino Fundamental na compreensão dos fenômenos astronômicos, assim como, prepará-los para a prova da OBA. Já as atividades do projeto PIBID Interdisciplinar em Ciências da Natureza são destinadas aos alunos dos 6º, 7º e 8º anos, do Ensino Fundamental e são realizadas na quinta-feira, período integral. O Pibid tem como objetivo, no que se refere à astronomia, incentivar e auxiliar os alunos na compreensão de ideias, teorias e conceitos de astronomia, a partir de atividades diferenciadas como experimentos, jogos e brincadeiras educativas.
Os projetos Cursinho preparatório para a OBA e Pibid Interdisciplinar em Ciêncais da Natureza tiveram aprovação e início neste ano de 2014 e foram pensados como articuladores entre futuros licenciados e alunos da escola, buscando realizar mediação entre universidade e escola.
O projeto Cursinho preparatório para a OBA é coordenado pelo professor Dr. Eduardo de Almeida e possui duas bolsistas: Flávia Luane Rommel, 9ª fase do curso de Licenciatura em Física, e Maiara Vissoto, 9ª fase do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Já o PIBID Interdisciplinar em Ciências da Natureza, coordenado pelo professor Ms. Marcos Leandro Ohse, possui 10 bolsistas: Allyine Andrade, 1ª fase do Curso de Física; Christian Sossella, 5ª fase do Curso de Química; Cláudia Grzegozeski, 9ª fase do Curso de Química; Edenilson da Silva, 7ª fase do Curso de Química; Flávio Sokal, 7ª fase do Curso de Química; Isabel Luft, 7ª fase do Curso de Ciências Biológicas; Jeraldi Hiroki, 7ª fase do Curso de Ciências Biológicas; Josiane Baierle, 7ª fase do Curso de Ciências Biológicas; Suelen Felicetti, 8ª fase do Curso de Ciências Naturais; e Vanessa Pagno, 7ª fase do Curso de Química. No entanto, somente os acadêmicos, Allyine Andrade, Christian Sossella, Flávio Sokal, Josiane Baierle e Vanessa Pagno atuam na Escola Dom Carlos Eduardo, com oficinas de astronomia, os demais atuam no colégio João Paulo II, também da cidade de Realeza.
Durante este ano de 2014, o Comunica pretende dar mais mais ênfase em atividades e projetos como estes, por isso, aguardem as nossas próximas edições.





Nenhum comentário:

Postar um comentário