Os Projetos do Curso
de Letras retomam suas atividades, com algumas novidades no ano de
2014.
Por: Andressa
Masetto (Ciências Biológicas)
O
primeiro semestre de 2014 iniciou-se e com o retorno das aulas também
retornaram as atividades dos projetos de ensino, pesquisa e extensão
dos Cursos do Campus Realeza da Universidade Federal da
Fronteira Sul - UFFS. Neste ano, o Curso de Letras conta com os
seguintes projetos: Núcleo de Proficiência de Leitura em Língua
Estrangeira – Nuplle; Projeto Comunica Realeza; Projeto de
Monitoria em Língua Espanhola; Grupo de Teatro La Broma; Curso de
Formação do Programa Escola Intercultural da Fronteira –
Construção Criativa Coletiva – PROPEIF, além do Programa de
Iniciação à Docência - Pibid.
O
Núcleo de Proficiência de Leitura em Língua Estrangeira é um
projeto de extensão que, este ano, passou a ser apenas vinculado ao
Curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol, do Campus
Realeza. O Nuplle tem como objetivo avaliar a capacidade de
compreensão de leitura em língua estrangeira, seja ela inglesa ou
espanhola, de estudantes que estejam participando de processos
seletivos de mestrado e/ou doutorado.
O
projeto é coordenado pela professora Marilene
Aparecida Lemos, com a colaboração do professor Sérgio Roberto
Massagli. Compõem ainda a equipe, o bolsista Matheus França e as
voluntárias Aline Holdefer,
Édila Delma Pereira e Andressa Masetto. Os encontros de planejamento
acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, às 16h00, na
sala 106B do laboratório de Letras.
Durante
o segundo semestre deste ano, o projeto vai ofertar duas provas de
proficiência. A primeira prova está marcada para o dia 23 de
agosto, às 09h00, nas instalações da UFFS, Campus Realeza;
a segunda, para 11 de outubro. Os resultados do teste têm validade
de um ano. Todas as informações estão disponíveis no blog
do projeto <nuplle.blogspot.com.br>.
Lucas
Duarte/Letras
Bolsista
e voluntárias, juntamente com a professora Marilene, durante reunião
de planejamento.
|
O Projeto Comunica Realeza é um laboratório de produção textual dos gêneros jornalísticos que tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura e produção textual de alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior. É coordenado pelo professora Aline Cassol Daga, com a colaboração dos professores Clóvis Alencar Butzge, Sabrina Casagrande, Raquel Ribeiro Moreira e Ana Paula Baladeli. O projeto conta com as bolsistas Aline Holdefer e Andressa Masetto, e com os voluntários Eduardo Alves dos Santos, José Carlos Demarchi, Vanessa Pagno e Yana Cristina Barba.
Os bolsistas e
voluntários desse projeto escrevem textos quinzenalmente, participam
das reuniões de pauta e planejamento, bem como das oficinas
realizadas em escolas com alunos da Educação Básica. As bolsistas
organizam os textos no mural que fica no saguão do Bloco A da UFFS,
Campus Realeza, e o blog do projeto cujo endereço é
<projetocomunica.blogspot.com.br>.
Arquivo Comunica
Equipe do Comunica durante reunião de pauta. |
O
Projeto de Monitoria em Língua Espanhola é coordenado pela
professora Marilene Aparecida Lemos, e tem como objetivo principal
auxiliar os alunos no que se refere adúvidas sobre a língua
espanhola, especialmente os alunos do Curso de Letras. O projeto
conta com a colaboração da bolsista Edimara Ferreira e dos
voluntários Lucas Duarte e Maiara Marafon, todos do Curso de Letras.
Os
encontros de conversação acontecem todas as quartas-feiras, das
17h30min às 18h30min, e o atendimento aos acadêmicos, para sanar
possíveis dúvidas ocorre das 13h às 17h nas quartas-feiras também.
Os encontros acontecem no laboratório 107 B.
Em
conversa com o Comunica, a equipe da monitoria relatou que para este
ano pretende “desenvolver pesquisas na área da análise dos
equívocos dos alunos participantes dos encontros de conversação, e
também de métodos de aprendizagem de Língua Estrangeira, para
apresentar em eventos da região”.
Para
maiores informações, acesse o
blog<monitoriadeespanholuffsrealeza.blogspot.com.br>.
Andressa Masetto/Comunica
Voluntários e participantes de Monitoria. |
O
Grupo de Teatro La Broma, coordenado pela professora Ana Carolina
Teixeira Pinto, busca trabalhar os aspectos cênicos, sempre
valorizando a língua espanhola. É um projeto aberto a todos os que
queiram participar. Este ano, os encontros acontecem nas
quartas-feiras, na Casa da Cultura da cidade de Realeza.O grupo conta
atualmente com quatro bolsistas, sendo eles: Lucimare de Souza, Mauro
Maciel e Karine da Rosa, do Curso de Letras, e Daniele Zanelato, do
Curso de Medicina Veterinária. Segundo informações que o próprio
grupo passou, já estão previstas várias apresentações para os
próximos meses.
O
Projeto PROPEIF - Curso de Formação do Programa Escola
Intercultural da Fronteira - Construção Criativa Coletiva foi
planejado pelo Ministério da Educação do Brasil em parceria com os
Ministérios de Educação de países vizinhos e com as Secretarias
Estaduais e Municipais de Educação. O programa é desenvolvido
atualmente em dezessete escolas nos países envolvidos: Argentina,
Uruguai, Paraguai, Bolívia e Venezuela.
“O
projeto é desenvolvido em cidades brasileiras da faixa de fronteira,
de um lado, e em suas respectivas cidades gêmeas de países que
fazem fronteira com o Brasil, de outro. Seu objetivo maior é o de
promover a integração regional por meio da educação
intercultural, considerando para isso os contextos multilíngues ou
bilíngues existentes nas fronteiras, tendo como consequência a
ampliação das oportunidades do aprendizado das línguas em uso e
trocas culturais”, relatou João, um dos tutores.
Durante
o curso, a equipe formadora realiza encontros de estudo semanalmente
e presenciais nas cidades de Santo Antônio (PR)/San Antonio (AR),
Dionísio Cerqueira (SC)/Bernardo de Irigoyen (AR). O tutor relata
ainda que estão previstos para este ano eventos bilaterias –
Brasil/Argentina com a apresentação geral do tema, debates sobre
interculturalidade e seminários de conclusão, e que “todos os
momentos contarão com a presença de professores convidados de
outras universidades participantes do Programa Escolas Interculturais
de Fronteira”.
Quando
o curso acabar, os registros realizados durante as vivências
escolares construídas serão publicizados. Além disso, todos os
integrantes do programa desenvolverão relatos sobre suas
experiências, os quais posteriormente serão publicados junto com os
registros das vivências.
A equipe aqui em
Realeza é coordenada pela professora Ana Carolina Teixeira Pinto
(coordenadora adjunta). Fazem parte do grupo: os professores Marcos
Roberto da Silva e Bruno Pastoriza (supervisores); o professor Clóvis
Alencar Butzge(pesquisador); os professores Ronaldo Aurélio Gemenes
Garcia, Julio Murilo Trevas dos Santos, Emerson Martins, Cristiane de
Quadros, Marilene Aparecida Lemos, Renata Orlandi e Carmen Elisabete
de Oliveira (formadores); as técnicas Priscilla Lopes Bertolino e
Ariel Tavares e os professores Denize Terezinha Teis e Jacckson
Cacciamani (colaboradores); os acadêmicos João Carlos Rossi,
Alecsandra Potulski e Cleiton Piasentini (tutores).
Ariel
Tavares/Comunicação Uffs
Parte dos participantes do Projeto PROPEIF, durante evento no Campus Realeza. |
O Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid é um
programa nacional, vinculado ao Ministério da Educação, que tem
como objetivo o incentivo à docência. O Pibid foi criado em 2007
sob coordenação da Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB)
da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES).
Na UFFS, Campus
Realeza, o programa é coordenado pelos professores Saulo Gome
Thimótio e Sérgio Roberto Massagli, tendo
como colaborador o professor Clóvis Alencar Butzge. Neste ano, o
projeto foi contemplado com vinte e cinco bolsas, oportunizando a
vinte e cinco acadêmicos o desenvolvimento do programa em escolas
das cidades de Realeza e Santa Izabel do Oeste. As atividades estão
sendo desenvolvidas nos colégios João Paulo II, Doze de
Novembro, Dom Carlos e Flor da Serra, em Realeza, e Guilherme de
Almeida, em Santa Izabel do Oeste. Os encontros de estudo e
preparação para as aulas acontecem todas as segundas-feiras, à
tarde, na UFFS. Para um maior acompanhamento das atividades
desenvolvidas pelo Programa, acessem o blog
<pibidletrasuffs.blogspot.com.br>.
Arquivo Pibid
Uma das equipes do Pibid no Colégio Flor da Serra, juntamente com o diretor Juliano Cesar Klein, a pedagoga Cleonice Tabaroski e a professora supervisora do Pibid, Vera Lucia Klein Martins. |
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