quarta-feira, 14 de maio de 2014

Novidades nos Projetos do Curso de Letras

Os Projetos do Curso de Letras retomam suas atividades, com algumas novidades no ano de 2014.

Por: Andressa Masetto (Ciências Biológicas)

         O primeiro semestre de 2014 iniciou-se e com o retorno das aulas também retornaram as atividades dos projetos de ensino, pesquisa e extensão dos Cursos do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Neste ano, o Curso de Letras conta com os seguintes projetos: Núcleo de Proficiência de Leitura em Língua Estrangeira – Nuplle; Projeto Comunica Realeza; Projeto de Monitoria em Língua Espanhola; Grupo de Teatro La Broma; Curso de Formação do Programa Escola Intercultural da Fronteira – Construção Criativa Coletiva – PROPEIF, além do Programa de Iniciação à Docência - Pibid.
          O Núcleo de Proficiência de Leitura em Língua Estrangeira é um projeto de extensão que, este ano, passou a ser apenas vinculado ao Curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol, do Campus Realeza. O Nuplle tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão de leitura em língua estrangeira, seja ela inglesa ou espanhola, de estudantes que estejam participando de processos seletivos de mestrado e/ou doutorado.
          O projeto é coordenado pela professora Marilene Aparecida Lemos, com a colaboração do professor Sérgio Roberto Massagli. Compõem ainda a equipe, o bolsista Matheus França e as voluntárias Aline Holdefer, Édila Delma Pereira e Andressa Masetto. Os encontros de planejamento acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, às 16h00, na sala 106B do laboratório de Letras.
         Durante o segundo semestre deste ano, o projeto vai ofertar duas provas de proficiência. A primeira prova está marcada para o dia 23 de agosto, às 09h00, nas instalações da UFFS, Campus Realeza; a segunda, para 11 de outubro. Os resultados do teste têm validade de um ano. Todas as informações estão disponíveis no blog do projeto <nuplle.blogspot.com.br>.
Lucas Duarte/Letras
Bolsista e voluntárias, juntamente com a professora Marilene, durante reunião de planejamento.
   
 O Projeto Comunica Realeza é um laboratório de produção textual dos gêneros jornalísticos que tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura e produção textual de alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior. É coordenado pelo professora Aline Cassol Daga, com a colaboração dos professores Clóvis Alencar Butzge, Sabrina Casagrande, Raquel Ribeiro Moreira e Ana Paula Baladeli. O projeto conta com as bolsistas Aline Holdefer e Andressa Masetto, e com os voluntários Eduardo Alves dos Santos, José Carlos Demarchi, Vanessa Pagno e Yana Cristina Barba.
        Os bolsistas e voluntários desse projeto escrevem textos quinzenalmente, participam das reuniões de pauta e planejamento, bem como das oficinas realizadas em escolas com alunos da Educação Básica. As bolsistas organizam os textos no mural que fica no saguão do Bloco A da UFFS, Campus Realeza, e o blog do projeto cujo endereço é <projetocomunica.blogspot.com.br>.
                                                                       Arquivo Comunica
Equipe do Comunica durante reunião de pauta.

                 O Projeto de Monitoria em Língua Espanhola é coordenado pela professora Marilene Aparecida Lemos, e tem como objetivo principal auxiliar os alunos no que se refere adúvidas sobre a língua espanhola, especialmente os alunos do Curso de Letras. O projeto conta com a colaboração da bolsista Edimara Ferreira e dos voluntários Lucas Duarte e Maiara Marafon, todos do Curso de Letras.
                Os encontros de conversação acontecem todas as quartas-feiras, das 17h30min às 18h30min, e o atendimento aos acadêmicos, para sanar possíveis dúvidas ocorre das 13h às 17h nas quartas-feiras também. Os encontros acontecem no laboratório 107 B.
         Em conversa com o Comunica, a equipe da monitoria relatou que para este ano pretende “desenvolver pesquisas na área da análise dos equívocos dos alunos participantes dos encontros de conversação, e também de métodos de aprendizagem de Língua Estrangeira, para apresentar em eventos da região”.
Para maiores informações, acesse o blog<monitoriadeespanholuffsrealeza.blogspot.com.br>.
Andressa Masetto/Comunica
Voluntários e participantes de Monitoria.

      O Grupo de Teatro La Broma, coordenado pela professora Ana Carolina Teixeira Pinto, busca trabalhar os aspectos cênicos, sempre valorizando a língua espanhola. É um projeto aberto a todos os que queiram participar. Este ano, os encontros acontecem nas quartas-feiras, na Casa da Cultura da cidade de Realeza.O grupo conta atualmente com quatro bolsistas, sendo eles: Lucimare de Souza, Mauro Maciel e Karine da Rosa, do Curso de Letras, e Daniele Zanelato, do Curso de Medicina Veterinária. Segundo informações que o próprio grupo passou, já estão previstas várias apresentações para os próximos meses.
Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Uma parte do elenco durante uma das reuniões de planejamento.
          O Projeto PROPEIF - Curso de Formação do Programa Escola Intercultural da Fronteira - Construção Criativa Coletiva foi planejado pelo Ministério da Educação do Brasil em parceria com os Ministérios de Educação de países vizinhos e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. O programa é desenvolvido atualmente em dezessete escolas nos países envolvidos: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Venezuela.
          “O projeto é desenvolvido em cidades brasileiras da faixa de fronteira, de um lado, e em suas respectivas cidades gêmeas de países que fazem fronteira com o Brasil, de outro. Seu objetivo maior é o de promover a integração regional por meio da educação intercultural, considerando para isso os contextos multilíngues ou bilíngues existentes nas fronteiras, tendo como consequência a ampliação das oportunidades do aprendizado das línguas em uso e trocas culturais”, relatou João, um dos tutores.
           Durante o curso, a equipe formadora realiza encontros de estudo semanalmente e presenciais nas cidades de Santo Antônio (PR)/San Antonio (AR), Dionísio Cerqueira (SC)/Bernardo de Irigoyen (AR). O tutor relata ainda que estão previstos para este ano eventos bilaterias – Brasil/Argentina com a apresentação geral do tema, debates sobre interculturalidade e seminários de conclusão, e que “todos os momentos contarão com a presença de professores convidados de outras universidades participantes do Programa Escolas Interculturais de Fronteira”.
        Quando o curso acabar, os registros realizados durante as vivências escolares construídas serão publicizados. Além disso, todos os integrantes do programa desenvolverão relatos sobre suas experiências, os quais posteriormente serão publicados junto com os registros das vivências.

A equipe aqui em Realeza é coordenada pela professora Ana Carolina Teixeira Pinto (coordenadora adjunta). Fazem parte do grupo: os professores Marcos Roberto da Silva e Bruno Pastoriza (supervisores); o professor Clóvis Alencar Butzge(pesquisador); os professores Ronaldo Aurélio Gemenes Garcia, Julio Murilo Trevas dos Santos, Emerson Martins, Cristiane de Quadros, Marilene Aparecida Lemos, Renata Orlandi e Carmen Elisabete de Oliveira (formadores); as técnicas Priscilla Lopes Bertolino e Ariel Tavares e os professores Denize Terezinha Teis e Jacckson Cacciamani (colaboradores); os acadêmicos João Carlos Rossi, Alecsandra Potulski e Cleiton Piasentini (tutores).  
Ariel Tavares/Comunicação Uffs
Parte dos participantes do Projeto PROPEIF, durante evento no Campus Realeza.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid é um programa nacional, vinculado ao Ministério da Educação, que tem como objetivo o incentivo à docência. O Pibid foi criado em 2007 sob coordenação da Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Na UFFS, Campus Realeza, o programa é coordenado pelos professores Saulo Gome Thimótio e Sérgio Roberto Massagli, tendo como colaborador o professor Clóvis Alencar Butzge. Neste ano, o projeto foi contemplado com vinte e cinco bolsas, oportunizando a vinte e cinco acadêmicos o desenvolvimento do programa em escolas das cidades de Realeza e Santa Izabel do Oeste. As atividades estão sendo desenvolvidas nos colégios João Paulo II, Doze de Novembro, Dom Carlos e Flor da Serra, em Realeza, e Guilherme de Almeida, em Santa Izabel do Oeste. Os encontros de estudo e preparação para as aulas acontecem todas as segundas-feiras, à tarde, na UFFS. Para um maior acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo Programa, acessem o blog <pibidletrasuffs.blogspot.com.br>.
Arquivo Pibid
Uma das equipes do Pibid no Colégio Flor da Serra, juntamente com o diretor Juliano Cesar Klein, a pedagoga Cleonice Tabaroski e a professora supervisora do Pibid, Vera Lucia Klein Martins.

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