quarta-feira, 14 de maio de 2014

Professora Ana Paula Inoe Tomazini fala sobre a vinda do MEC à UFFS

Por José Demarchi (Medicina Veterinária / UFFS)
  
A Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), professora Ana Paula Inoe Tomazini, respondeu algumas perguntas do Comunica Realeza referentes à vinda da comissão avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC) à UFFS.
          A professora Ana Paula é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Campus Botucatu – SP, com residência em cirurgia de pequenos animais, possui mestrado na área de concentração cirúrgica pela UNESP e doutorado na área de concentração em pequenos animais pela USP.
           Na entrevista apresentada a seguir, Ana Paula comenta algumas questões referentes à visita do MEC à instituição e destaca a nota 4 atribuída pela comissão de avaliação ao Curso de Medicina Veterinária da UFFS.

Comunica: O que se esperava com a vinda do MEC à UFFS?
Professora Ana Paula Inoe Tomazini: O Ministério da Educação e Cultura (MEC) é o órgão responsável por credenciar, autorizar e reconhecer cursos ou instituições de Ensino Superior no Brasil. O reconhecimento de curso é condição necessária para que os diplomas tenham validade nacional. Para o reconhecimento, uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) avalia a organização didático-pedagógica, visita as instalações da instituição, avalia a relação de docentes, a grade curricular, os laboratórios e demais aspectos relacionados ao curso e emite um parecer sobre a qualidade do que está sendo oferecido. É com base nesse levantamento que os técnicos do MEC reconhecem, solicitam ajustes ou negam o reconhecimento do curso.

Comunica: A comissão avaliadora apresentou-se disposta?
Professora Ana Paula Inoe Tomazini: A comissão designada para a avaliação in loco do ato regulatório de reconhecimento do Curso de Medicina Veterinária da UFFS foi composta por dois professores médicos Veterinários. A equipe estabeleceu contato com a Instituição e apresentou um cronograma de trabalho para a avaliação com bastante antecedência, facilitando a organização. Durante a avaliação, que durou dois dias, a comissão reuniu-se com a equipe de dirigentes, professores, Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Medicina Veterinária, TAEs (técnico-administrativos) e acadêmicos. Também visitou as instalações, como salas de aula, laboratórios especializados e biblioteca. A documentação apresentada pela coordenação do curso foi verificada pela comissão. A equipe possibilitou condições para integração e harmonia durante o processo avaliativo, além de liderança na condução do processo.

Comunica: Quais os pontos positivos e negativos apresentados ao MEC?
Professora Ana Paula Inoe Tomazini: A comissão considerou que o Curso de Medicina Veterinária da UFFS apresenta conceito MUITO BOM de qualidade, ou seja, CONCEITO FINAL 4. O corpo docente teve conceito 4,5, uma vez que todos os docentes possuem titulação em pós-graduação. A maioria dos docentes possui experiência no magistério superior há três anos e quase metade possui experiência profissional acima de dois anos. O número de produções científicas dos docentes nos últimos três anos foi considerada excelente. A comissão visitou a Unidade de Medicina Veterinária que possui vários laboratórios específicos em funcionamento, porém sentiu a falta de um hospital veterinário com estrutura para o atendimento de grandes animais.

Comunica: O que se aguarda de mudanças?
Professora Ana Paula Inoe Tomazini: Não se esperam mudanças, as orientações foram as de que estamos no caminho certo, resta apenas concluir o que vem sendo construído durante toda a trajetória do curso.

Comunica: Qual o seu ponto de vista sobre a vinda do MEC à universidade?
Professora Ana Paula Inoe Tomazini: As contribuições das visitas in loco e e dos relatórios do Inep permitirão analisar e compreender os processos da Universidade e do Curso de Medicina Veterinária, seu funcionamento, os avanços, os seus acertos e sucessos, além de permitir a reflexão sobre as recomendações que apontam o caminho a seguir com o objetivo de se aperfeiçoar cada vez mais.

Comunica: Enfim, qual sua opinião sobre a nota 4 dada pelo MEC ao Curso de Medicina Veterinária?
Professora Ana Paula Inoe Tomazini: O Conceito 4 (muito bom) é excelente, especialmente para um curso pertencente a uma universidade em implantação. Traduz o esforço e a dedicação de toda a equipe para que as demandas do Inep fossem atendidas. Esse conceito legitima todo o trabalho realizado e consolida o curso, representa o esforço de todos os gestores e docentes do curso.
Arquivo pessoal
Professora Ana Paula Inoe Tomazini coordenadora do Curso de Medicina Veterinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário