O conhecimento da língua inglesa é requisito importante para a realização de estudos científicos e acadêmicos. Saber consultar artigos, livros e periódicos estrangeiros é comumente exigido em cursos de graduação e pós-graduação, sendo igualmente necessário para as seleções do programa Ciências Sem Fronteiras.
Apesar da importância para a vida dentro da academia e fora dela, são poucos os alunos que sabem falar fluentemente o inglês. Com isso, o Programa Inglês Sem Fronteiras (IsF), por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferece o My English Online (MEO). O MEO é um curso de inglês online destinado a todos os alunos de graduação e pós-graduação das universidades de ensino superior públicas e privadas brasileiras. O curso abrange todos os níveis, desde o básico até os avançados, preparando o aluno para exames de língua inglesa solicitados para a admissão em instituições de ensino no exterior, como: Cambridge English: Advanced (CAE), Cambridge English: First (FCE), TOELF, entre outros.
O curso é baseado na ferramenta de ensino de idiomas Online English Language Learning (MyELT), que oferece atividades de língua inglesa a qualquer hora e lugar. O pacote de atividade oferecido pelo MEO inclui Ebooks, Grammar, Reading e Vídeo. O conteúdo do material inserido no Ebooks está voltado para o desenvolvimento da escrita, fala e compreensão da língua inglesa. No Grammar, as atividades estão concentradas na gramática, com a correção imediata das questões propostas. As habilidades de leitura e produção oral são trabalhadas no material Reading, incluindo até mesmo reportagens da National Geographic. Ainda há conteúdos em vídeo para o melhor aprendizado das habilidades de compreensão oral.
A inscrição é feita no site do MEO <www.myenglishonline.com.br>. Após a inscrição, o usuário tem até 15 dias para entrar no curso (fazer login). A partir do primeiro login, ele tem 15 dias para realizar o Placement Test (Teste de Nivelamento). O Placement Test é um teste diagnóstico que insere o aluno no nível mais adequado para o seu conhecimento atual da língua inglesa. No decorrer do curso, o usuário não pode passar mais de 15 dias sem acessá-lo.
O curso é dividido em cinco níveis: Iniciante, Básico, Pré-Intermediário, Intermediário e Avançado. Cada nível possui três partes e cada uma delas deve ser concluída em até 60 dias, sendo que no final de cada parte o usuário deverá fazer um Progress Test (Teste de Aproveitamento), uma espécie de preparação para a prova final do nível, que deve ser concluída em 180 dias. O usuário receberá um aviso por e-mail caso não realize o teste ou a prova dentro do prazo. Para a conclusão do nível, é necessário um rendimento igual ou superior a 60%; no caso de aprovação, o aluno recebe pelo email um certificado de conclusão. No último nível, o aluno deverá ser aprovado nos exames preparatórios da CAE, FCE e TOELF para receber seu certificado.
Vanessa Cristina Martins, acadêmica da 1ª fase de veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que iniciou o curso há dois meses, garante que “além do curso possibilitar o ensino no exterior, também colabora de uma maneira geral para o aperfeiçoamento profissional, capacitando o indivíduo para a concorrência do mundo de trabalho”. Assim, além do aprendizado da língua inglesa que potencializará o aluno às seleções do programa Ciências Sem Fronteiras, o estudante que cumpre as etapas de estudo adquire certificados a cada nível concluído, que valem como Atividades Curriculares Complementares (ACCs). Portanto, o MEO é uma grande oportunidade para todos os alunos interessados em adquirir mais uma habilidade oferecida pelo meio acadêmico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário