segunda-feira, 9 de junho de 2014

III Movida Cultural aborda cultura dos países hispano-americanos

Por: Aline Holdefer (Letras:Português e Espanhol)

 Na noite de 28 de maio, os acadêmicos da 5ª fase do Curso de Letras: Português e Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, promoveram a III Movida Cultural Hispânica, que foi realizada na Casa da Cultura de Realeza. O evento era uma atividade proposta pelos componentes curriculares de Oficina II: Projetos Interdisciplinares e Literatura Hispânica III, ministrados pela professora Ana Carolina Teixeira Pinto. Além dos alunos da UFFS, a comunidade em geral também foi convidada a prestigiar o evento.

Em um primeiro momento, a plateia ali presente acompanhou uma representação dramática do quadro “A Selva”, de autoria do pintor cubano Wilfredo Lam, apresentada pelos acadêmicos que participam dos projetos “La Broma” e “Joaninha ou o que é”.

Em seguida, iniciou-se a execução do programa “Preguntame”, uma encenação de um programa de auditório, em que os alunos das escolas que estavam presentes foram divididos em duas equipes e tinham que responder perguntas referentes aos países hispano-americanos. Após as respostas dos alunos, seguiam-se apresentações de dança, música, poesia e teatro, como forma de explicar o assunto da pergunta. Essa atividade contou com a participação do Grupo Musical Acordos Vocais, que era a banda do programa.

Ariel Tavares/UFFS
 Finalização do programa Preguntame.

 A professora de Língua Espanhola Marilene Aparecida Lemos, que estreou no Grupo Musical Acordos Vocais, falou sobre o evento: “a Movida Hispânica foi uma experiência forte para todos nós, que de alguma forma fomos tocados por ela. Eu poderia falar de muitas razões que tornaram esse evento especial e marcante; contudo, vou destacar aqui duas: o brilhante trabalho de equipe desenvolvido pelos alunos da 5ª fase de Letras que levaram à frente a organização do evento, orientados pela Profa. Ana Carolina; e os objetivos propostos que se concretizaram de forma singular em cada participante, pois o contato com a cultura de países hispano-americanos, em suas variadas manifestações, nos permitiu intensificá-la quando aliamos à arte que há em cada um de nós”.

Após o encerramento do programa, aconteceram apresentações da 3ª fase de Letras e realizaram-se também oficinas sobre a gastronomia hispânica, oficina de dança sobre o tango, de artes plásticas e também de literatura.

Ariel Tavares/UFFS
 Alunos aprendendo passos básicos de tango durante a oficina.
 A equipe organizadora agradece a todos que participaram do evento.

 Raquel Ferreira/Letras
Uma parte da equipe organizadora e as professoras Ana Carolina e Marilene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário