segunda-feira, 30 de junho de 2014

Oficina Comunica no Colégio Estadual Guilherme de Almeida

Projeto Comunica realiza sua primeira oficina do ano de 2014, na cidade de Santa Izabel do Oeste

Por: Aline Holdefer e Andressa Masetto

 Ocorreu nas tardes de 04 e 11 de junho, no Colégio Estadual Guilherme de Almeida, a primeira oficina de produção textual ministrada pelos integrantes do projeto de extensão Comunica Realeza: laboratório de produção textual. A atividade foi realizada com os alunos participantes do projeto Literatura e Mídias, coordenado pela professora Marizete Baldin. Esses alunos frequentam o Ensino Médio no período matutino e no período vespertino se dedicam ao projeto. A turma é uma mescla de alunos do 1º e do 2º ano.

As bolsistas do Comunica, Aline Holdefer e Andressa Masetto, juntamente com o voluntário José Carlos Demarchi, ministraram a oficina na primeira tarde. Na segunda tarde, além das bolsistas, estiveram presentes a professora coordenadora do Comunica, Aline Cassol Daga, e o acadêmico colaborador, Matheus França.

O foco da oficina foi o trabalho com reportagens, que é um dos gêneros da esfera jornalística. Para isso, foram disponibilizados aos alunos jornais impressos da região. Além da leitura e da discussão sobre as reportagens dos jornais impressos, os alunos assistiram a dois vídeos: uma notícia e uma reportagem veiculadas em um jornal televisivo. Com isso, foi possível estabelecer uma reflexão sobre os textos, possibilitando a identificação de semelhanças e diferenças entre os gêneros notícia e reportagem.

Em seguida, os alunos, individualmente, criaram uma notícia com o objetivo de fixar os conhecimentos adquiridos referentes à estrutura e às finalidades sociocomunicativas desses gêneros. Depois disso, os textos produzidos foram analisados, no sentido de identificar quais elementos estavam presentes e se havia algum faltando.

Para encerrar as atividades da primeira tarde, foi proposto que individualmente eles escolhessem um tema, como por exemplo: eventos que aconteceram ou irão acontecer, ou algum assunto de seu interesse. Eles deveriam coletar informações, se possível fazer entrevistas, conseguir imagens, entre outros, para poder escrever o texto.


Na última tarde de oficina, os alunos escreveram uma reportagem. Ao passo que iam fazendo isso, pediam orientações aos acadêmicos e às professoras Aline e Marizete. Os assuntos escolhidos por eles abordavam fatos marcantes desse ano, como a Copa do Mundo, as eleições e também eventos que aconteceram ou que vão acontecer na escola em que estudam.

Após o intervalo, a oficina contou com a participação da jornalista Tânia Santor, acadêmica do Curso de Letras, que já trabalhou no jornal Novo Tempo de Santa Izabel do Oeste. Tânia relatou aos alunos algumas de suas experiências durante o período em que trabalhou no jornal. Seus depoimentos atraíram a atenção dos alunos e despertaram uma série de perguntas.

Essa foi a primeira turma do ano com a qual a equipe Comunica desenvolveu suas atividades. Futuramente serão realizadas outras oficinas, inclusive em outras escolas.

Arquivo pessoal Comunica
Equipe Comunica juntamente com a turma do projeto de Literatura e Mídias, no encerramento da oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário