Na
última quinta-feira (29/05/2014), iniciaram-se, em Foz do Iguaçu/PR,
as atividades do Seminário Internacional de Regiões de Fronteira
“Desafios para integração Transfronteiriça”. O evento tratou
da missão do processo de integração da região Mercosul. Nesta
ocasião, várias mesas redondas versaram sobre a cooperação e as
experiências na região transfronteiriça, enfatizando as políticas
públicas dessa faixa. No âmbito da Educação, foram tratadas
questões voltadas ao Programa Escola Intercultural de Fronteira –
PEIF, em que foi possível a troca de experiência entre as escolas
vinculadas à formação em tempo integral do Programa Mais Educação
em diálogo com as Universidades.
Paulo
Alves, representante do Ministério da Educação (MEC), enfatizou
aos gestores públicos, às lideranças políticas, aos professores e
acadêmicos da faixa de fronteira que integram os 588 municípios
sobre a importância de engendrar e efetivar políticas públicas
voltadas para a integração e para a cooperação em regiões
fronteiriças, a partir de uma perspectiva intercultural.
Para
a professora Ana Carolina Teixeira Pinto, coordenadora adjunta do
Curso de Formação do Programa Escola Intercultural de Fronteira –
PROPEIF da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Campus
Realeza/PR,
temas como esse perpassam as fronteiras. Para além da integração,
o discurso político apresentado pelos ministrantes das mesas
redondas volta-se a questões comerciais de investimentos e melhorias
de legislações que se firmem e ganhem forças nesse contexto
econômico da América do Sul. Frente à coordenação do projeto,
atenta às demandas e aos anseios dos professores das escolas
interculturais de fronteiras, a professora ressaltou que em conversa
com os representes do MEC, juntamente com os membros dirigentes dos
municípios e escolas de várias regiões do país, assumiu-se o
compromisso de oportunizar uma educação intercultural de qualidade
para o crescimento e integração das regiões fronteiriças.
João
Carlos Rossi, tutor do projeto, enfatizou a relevância de eventos
desse porte que dialogam com a realidade dessa fronteira, em especial
aos que trazem a educação para o centro do processo de discussão.
É nesses espaços que se constrói um emaranhado de possibilidades
com questões relacionadas à integração não apenas econômica
entre os países do Mercosul, mas também uma educação integrada à
interculturalidade, que leve em consideração o espaço do outro, a
cultura do outro.
O
espaço da educação vem sendo construído e ganhando forças com os
múltiplos olhares voltados à faixa de fronteira. Neste contexto, os
participantes salientam que se faz necessário ampliar os debates que
tratem da educação como fator principal para o desenvolvimento e
ponto de partida para a integração. Para tanto, é preciso
acreditar que a educação é a base da transformação e do
crescimento intelectual e econômico das fronteiras.
Bete Nardi
Equipe PROPEIF em Foz do Iguaçu. |
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