segunda-feira, 9 de junho de 2014

PROPEIF participa de Seminário Internacional de Regiões de Fronteira

Por: João Carlos Rossi (Letras: Português e Espanhol)

Na última quinta-feira (29/05/2014), iniciaram-se, em Foz do Iguaçu/PR, as atividades do Seminário Internacional de Regiões de Fronteira “Desafios para integração Transfronteiriça”. O evento tratou da missão do processo de integração da região Mercosul. Nesta ocasião, várias mesas redondas versaram sobre a cooperação e as experiências na região transfronteiriça, enfatizando as políticas públicas dessa faixa. No âmbito da Educação, foram tratadas questões voltadas ao Programa Escola Intercultural de Fronteira – PEIF, em que foi possível a troca de experiência entre as escolas vinculadas à formação em tempo integral do Programa Mais Educação em diálogo com as Universidades.
Paulo Alves, representante do Ministério da Educação (MEC), enfatizou aos gestores públicos, às lideranças políticas, aos professores e acadêmicos da faixa de fronteira que integram os 588 municípios sobre a importância de engendrar e efetivar políticas públicas voltadas para a integração e para a cooperação em regiões fronteiriças, a partir de uma perspectiva intercultural.
Para a professora Ana Carolina Teixeira Pinto, coordenadora adjunta do Curso de Formação do Programa Escola Intercultural de Fronteira – PROPEIF da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Campus Realeza/PR, temas como esse perpassam as fronteiras. Para além da integração, o discurso político apresentado pelos ministrantes das mesas redondas volta-se a questões comerciais de investimentos e melhorias de legislações que se firmem e ganhem forças nesse contexto econômico da América do Sul. Frente à coordenação do projeto, atenta às demandas e aos anseios dos professores das escolas interculturais de fronteiras, a professora ressaltou que em conversa com os representes do MEC, juntamente com os membros dirigentes dos municípios e escolas de várias regiões do país, assumiu-se o compromisso de oportunizar uma educação intercultural de qualidade para o crescimento e integração das regiões fronteiriças.

João Carlos Rossi, tutor do projeto, enfatizou a relevância de eventos desse porte que dialogam com a realidade dessa fronteira, em especial aos que trazem a educação para o centro do processo de discussão. É nesses espaços que se constrói um emaranhado de possibilidades com questões relacionadas à integração não apenas econômica entre os países do Mercosul, mas também uma educação integrada à interculturalidade, que leve em consideração o espaço do outro, a cultura do outro.
O espaço da educação vem sendo construído e ganhando forças com os múltiplos olhares voltados à faixa de fronteira. Neste contexto, os participantes salientam que se faz necessário ampliar os debates que tratem da educação como fator principal para o desenvolvimento e ponto de partida para a integração. Para tanto, é preciso acreditar que a educação é a base da transformação e do crescimento intelectual e econômico das fronteiras.

Bete Nardi
 Equipe PROPEIF em Foz do Iguaçu.


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