quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Curso de Nutrição participa do 4° Mini Fórum em Alimentos

Por Yana Cristina de Barba (Nutrição/UFFS)

Acadêmicos e docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul – (UFFS) –Campus Realeza participaram do 4º Mini Fórum em Alimentos - Aplicação de Ingredientes Funcionais, que aconteceu no dia 26 de setembro em Cascavel – PR, paralelamente ao 3° AGRINTEC – Feira de Tecnologias Agroindustriais. O evento foi organizado pelo Grupo de Articulação de Alimentos Funcionais para Fins Especiais, formado pelo Sistema Fiep SESI/SENAI/IEL e por outras empresas e instituições. Este Grupo de Articulação tem como objetivo desenvolver projetos de pesquisa, inovação e difusão de novas tecnologias que visem o desenvolvimento industrial sustentável. Desta forma, o evento foi voltado para empresários e profissionais que atuam na área de produtos com alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde, além de professores e estudantes de graduação, de pós-graduação e de cursos técnicos da área de alimentos.
 Yana de Barba/Nutrição
Palestra ministrada pelo engenheiro de alimentos da BFR Gláucio Marini.


O 4ºMini Fórum em Alimentos começou às 08:00 horas com o credenciamento e entrega de 1kg de alimento não perecível; o montante desses alimentos foi doado ao Uopeccan, Hospital do Câncer de Cascavel, e à Ação Social São Vicente De Paulo, de Toledo. Na abertura, apresentada pela analista técnica do Sistema Fiep, Carla Simão, e pela consultora na área de alimentos do Senai – Toledo, Amanda Primo, foi salientada a história do Senai/PR – IST (Instituto Senai de Tecnologia) no tocante a Alimentos e Bebidas, dando ênfase às metas estratégicas - para o futuro da indústria paranaense - que buscam definir visões de futuro, lista de ações e os obstáculos para a inovação de produtos desenvolvidos pelas empresas do Paraná.

O 4º Mini Fórum em Alimentos contou ainda com a participação de vários palestrantes profissionais do ramo de produtos alimentícios, entre eles: o engenheiro de alimentos Gláucio Marini, da Brasil Foods (BFR), que abordou a temática “Aplicação de Ingredientes Funcionais com Ênfase em Carnes”; a gerente de vendas da empresa Clariant, Marta Ghizzi, com o tema “Soluções para Inovação com Alimentos Funcionais”; a nutricionista Sabrina Mendes, do Centro de Vigilância do Risco Sanitário/Secretária da Saúde de Curitiba, que tratou dos “Aspectos Regulatórios dos Alimentos com Alegação de Propriedade Funcional”; o consultor técnico Eliandro Martins, da empresa Chr. Hansen, com o tópico  “Alimentos lácteos para fins especiais – Lactose Free”; a engenheira de alimentos Larissa dos Santos, do Instituto Alimentos e Bebidas do Senai – Toledo, que falou sobre as “Tendências da Alimentação”;  a engenheira  química Silvia Dutcosky, da empresa About Solution, que abordou os “Projetos de Inovação Orientados para o Mercado”; além da engenheira de alimentos Mônica Ikeda e da pesquisadora Katia Cordeiro, da Granotec/Granolab do Brasil, que abordaram o tema “Fortificação Voluntária de Alimentos como Instrumento de Marketing e de Saúde Pública: Aplicação de Vitaminas, Minerais e Funcionais em Alimentos”.
 Yana de Barba/Nutrição
Palestra ministrada pelo consultor técnico da empresa Chr. Hansen Eliandro martins. 

O evento também contou com grande participação dos acadêmicos do curso de Nutrição da UFFS, com aproximadamente 70 acadêmicos das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª fases, além de docentes e técnicos-administrativos da área. Em conversa com o Comunica, a professora Dr. Eloá Koehnlein, da UFFS, salientou que as palestras contribuíram muito para a formação acadêmica dos alunos e para o aprimoramento profissional dos docentes. A professora ainda destacou as palestras que mais lhe chamaram a atenção: a palestra ministrada pela Secretária de Saúde de Curitiba, Sabrina Mendes, que enfatizou o quanto os rótulos e materiais de propagandas de alimentos confundem o consumidor ao invés de esclarecê-lo; e a palestra ministrada por Marta Ghizzi, que demonstrou o quanto tem aumentado a procura dos consumidores por produtos que contribuam para a redução do risco de doenças.

Eloá ainda ressaltou que o objetivo do evento em discutir aspectos relacionados à aplicação industrial de ingredientes funcionais foi atingido, e reforçou que “há a necessidade de estudos que apresentem evidências científicas convincentes dos efeitos dos alimentos funcionais na redução do risco de doenças e do desenvolvimento de produtos inovadores pelas indústrias de alimentos que atendam às expectativas dos consumidores”. Dessa forma, o evento se faz muito necessário, contribuindo e promovendo a disseminação dos novos projetos, tendências e tecnologias industriais do ramo alimentício, ao mesmo tempo em que visa o desenvolvimento sustentável do Paraná. 
 Yana de Barba/Nutrição
Palestra ministrada pela gerente de vendas da Clariant Marta Ghizzi.

Após o sucesso do 4° Mini Fórum em Alimentos, esperamos que a próxima edição do evento, ainda sem data de realização, cumpra novamente sua missão de entidade empresarial ativa. 

Um comentário: