No dia 31 de agosto o curso de Nutrição promoveu o Café da Manhã Solidário em comemoração ao Dia do Nutricionista.
Christiano Castellano/UFFS
Café da manhã preparado pelos alunos da Nutrição. |
Por Patrícia dos Santos (Projeto Comunica/UFFS-Realeza)
Na manhã de 31 de agosto, terça-feira, a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, teve uma atividade diferente. Um café da manhã foi organizado pelo curso de Nutrição para que alunos, professores e convidados confraternizassem em comemoração ao Dia do Nutricionista. O evento contou com a presença de duas profissionais da área, que palestraram sobre “A Atuação do Nutricionista em Saúde Pública”.
Após um café da manhã cheio de variedades - chamado “solidário” por ter sido realizado com a contribuição de alunos e professores, os acadêmicos da turma de Nutrição assistiram às palestras das profissionais Dra. Élister L. B. Balestrin (graduada em Nutrição/UFSC, especialista em Ciências da Nutrição Humana/IBPEX e especialista em Saúde Pública/UNIOESTE), e Dra. Fátima A. G. M. Miyahira (graduada em Nutrição/UERJ, especialista em Materno Infantil/UERJ e especialista em Nutrição Clínica e Esportiva/FAG). Ambas atuam na cidade de Capitão Leônidas Marques-PR juntamente à Prefeitura Municipal, e puderam inteirar os futuros profissionais sobre as possibilidades de atuação e a realidade frente à Saúde Pública na região.
A primeira palestra foi ministrada pela Dra. Élister Balestrin que falou sobre Alimentação Escolar. Ela falou sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o CAE (Conselho de Alimentação Escolar), e a forma como trabalham juntamente aos profissionais, visando à qualidade da alimentação nas escolas.
Foi possível ter uma noção ampla do trabalho do Nutricionista dentro da escola, elaborando cardápios que respeitem os hábitos da localidade e adequados às faixas etárias, o controle de qualidade dos alimentos e na preparação dos mesmos (visitas periódicas para avaliação do ambiente, utilização de uniformes etc.).
Além disso, a palestrante passou dados sobre os recursos disponibilizados pelo governo, a ajuda do município e a participação da Agricultura Familiar a partir desse semestre (30% dos alimentos adquiridos são produzidos pelos agricultores da região).
A segunda palestra foi proferida pela Dra. Fátima Miyahira, que apresentou um breve histórico da Nutrição no Brasil e no mundo. Falou sobre sua formação e experiência profissional não apenas em suporte nutricional, mas também em acupuntura e florais.
Além disso, a profissional apresentou os programas de orientação ao paciente, desenvolvidos em sua cidade de atuação, onde são ofertadas palestras de conscientização para prevenção, exercícios físicos e verificação médica. Segundo a nutricionista, “a nutrição cresceu muito, melhorou muito. É preciso estar sempre se reciclando, senão a gente perde as novidades”.
A aluna Cristiane Perondi ficou satisfeita com o evento: “Para nós, acadêmicos de Nutrição, é sempre importante ouvir profissionais da área, porque é uma forma de conhecermos mais nossa futura profissão e assim analisarmos em qual área de atuação a gente se encaixa melhor. As duas palestras foram bem interessantes e esclarecedoras para todos”.
Segundo a Profa. Ms. Camila Elizandra Rossi, “o evento representou não somente uma confraternização entre profissionais da mesma área, mas também um ‘abrir de olhos’ aos futuros profissionais, a fim de que entendam as relações éticas de classe e as possibilidades de inserção profissional”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário