Transferências externas são feitas para completar o quadro discente dos cursos.
Por Marina Rodrigues (Projeto Comunica/UFFS-Realeza)
No Campus Realeza da Universidade de Federal da Fronteira Sul, estavam abertas 23 vagas remanescentes do primeiro semestre letivo acadêmicas na soma de todos os cursos, algumas vagas são de desistências e outras que não foram preenchidas, neste caso os candidatos aprovados nas primeiras chamadas não se matricularam. Em vista disso, a Universidade, após as transferências internas, abriu vagas para transferências externas.
Segundo a responsável pela secretaria acadêmica Andressa Radaelli, “foram ofertadas 16 vagas do curso de Licenciatura em Ciências, 03 de Licenciatura em Letras, 02 de Medicina Veterinária e 02 em Nutrição.” Andressa afirma ainda que “essas vagas estão sobrando desde que começaram as aulas, porque parte dos alunos das primeiras chamadas já estavam matriculados em outras instituições, e outra parte declaram desistência, por isso as turmas estavam incompletas”.
O período para requerer as vagas era do dia 23 a 26 de agosto, porém os candidatos reclamaram que o prazo era muito curto para conseguirem a documentação exigida, pois a maioria das instituições dá prazos de 03 a 07 dias úteis para fornecer documentos. Por esse motivo, houve a prorrogação das inscrições até 1º de setembro para requerer alguma das vagas.
Além das transferências externas, foram ofertadas vagas a alunos especiais para cursar um número limitado de disciplinas, os quais ficam sujeitos a avaliações e atividades acadêmicas, recebendo assim certificado ao final da disciplina. Outra modalidade ofertada é a de alunos ouvintes, os quais são aceitos em disciplinas isoladas e ganham certificado de horas, mas não são avaliados. Conforme Andressa Radaelli, “os alunos ouvintes podem ser estudantes do Ensino Médio ou também para quem já possui diploma em alguma graduação, no caso portador de diploma”.
Conforme o técnico administrativo André Pimentel “a intenção da Universidade com as transferências externas era suprir as vagas ociosas”.
Os critérios de avaliação
Os critérios de avaliação para a admissão em cursos de Graduação da UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul foram:
1º - transferência externa de aluno oriundo do mesmo curso;
2º - transferência externa de aluno para outro curso;
3º - retorno de graduado ou permanência do aluno da UFFS, para nova habilitação do mesmo curso;
4º – retorno de graduado de outra instituição de ensino superior para habilitação do mesmo curso;
5º - retorno de outra instituição de ensino superior para outro curso.
Os resultados foram divulgados no dia 06 de setembro no site da Universidade http://www.uffs.edu.br/. As matrículas aconteceram do dia 06 a 08 de setembro na Secretaria Acadêmica. Estando matriculados os alunos já poderiam começar a frequentar o curso, no caso quem não compareceu até o dia 08 de agosto perdeu a vaga.
Lista dos resultados de pedidos de transferências externas:
Ciências (noturno):
- Kristiane Katia Damin
- Alexandro Silveira dos Santos
- Marcelo Velentin do Oliveira
- Patricia Forner
- Élister Lílian Brum Balestrin
- Ana Maria Guindini
- Carlos Alberto Zuchi
- Mauricio Fanin
- Kelly Cristina Mello
- Luciano Mello
- Volmar Crestani Giareta
- Bruna Jaqueline Baumbach Sagrilo
- Angela Marieli Conte
- Fabio Salbego
- Alessandre Mara de Lima
- Ivonei Gomes (especial)
Letras (Noturno):
- Graziella Freitas Bonatti Nichel
- Jane Aparecida Diceti
- Marta Richchiki Camargo
Medicina Veterinária (integral):
- Altamir dos Santos Corso
- Rony Dall Orsoletta
Nutrição (integral):
- Lenise Kraemer
- Jeani Escher Schimidt
Nenhum comentário:
Postar um comentário