quinta-feira, 13 de outubro de 2011

EXPOSIÇÃO DE CIÊNCIAS: DIVERTIDA E NECESSÁRIA!

Por Felipe Trevisan (Col. Est. Doze de Novembro)

Aconteceu no dia 5 de outubro de 2011, no Colégio Doze De Novembro, pela manhã, uma exposição de ciências coordenada pela professora de física Ivete Matiulevisk. Além de extremamente divertida e diversificada, a exposição tinha cunho didático. Em colaboração com os alunos do terceiro ano B, foram apresentadas as mais diversas atividades, que iam desde salgadinho no nitrogênio a experiências com inércia e termeletricidade. Alguns alunos estavam caracterizados como grandes cientistas e personalidades do mundo físico, como Albert Einstein (representado por José Demarchi), Arquimedes (representado por Daiagne Kessler), Galileu Galilei (representado por Cibele Rech), entre outros. A representação destes alunos oportunizou aos espectadores a interação entre a história da física e seu contexto atual.


 Alunos do 3°B antes da apresentação

Todos os estudantes do turno vespertino foram chamados para prestigiar a apresentação, que ocorreu no saguão do colégio. A maioria dos alunos estava boquiaberta com os experimentos. Quando perguntada sobre o assunto, a aluna do 2° ano B, Letícia Gabriela Ló disse: “É incrível ver como as coisas são na prática! Fiquei entusiasmada com a apresentação, e só me fez ficar com vontade de pesquisar mais e mais sobre os assuntos apresentados! Para mim física é extremamente importante, tanto no currículo escolar, quanto no dia-a-dia”. Um dos experimentos que mais chamou a atenção foi o ebuliscópio, popular "tesômetro", apresentado por Karina Libardi. O "tesômetro" é um instrumento constituído de uma ampola de vidro contendo um líquido volátil (álcool, clorofórmio, éter, etc...), que se fez ferver antes de fechar, a fim de retirar-se o ar de seu interior. Karina escolheu este experimento porque além de adorar termologia, achou o experimento fácil de confeccionar.


 Espectadores do evento!
Segundo a professora Ivete Matiulevisk, todos os anos são ofertados aos alunos das terceiras séries as apresentações de experimentos, porém, nem sempre os alunos concordam. Este ano, os alunos ficaram maravilhados com a ideia, e logo começaram seus preparativos. Sem muito ensaio, os alunos se esforçaram bastante para apresentar. A aluna Daiagne Kessler, que representava Arquimedes, disse que se preparou um pouco durante as aulas, e principalmente em casa, com muita leitura e dinamismo. Para Daiagne, a exposição é muito importante, pois revisa conteúdos já estudados, bem como os "novos". Além disso, é uma espécie de preparação para a prova do ENEM.A aluna Cibele Rech que , entre outras experiências, realizou a do "salgadinho no nitrogênio", disse que gosta da matéria, e principalmente do seu uso no cotidiano, opinião dividida com Andressa Zanon, que mostrou como equilibrar 14 pregos em apenas um de apoio.

Cibele Rech, representando Galileu Galilei

Andressa Zanon
 O grande objetivo do pequeno evento era mostrar aos alunos conceitos teóricos e práticos da física. A professora Ivete, ressalta: "Apesar do espaço precário, e de quase não ter tempo para ensaiar, nossos alunos souberam explicar corretamente e se saíram muito bem! Foi priorizada a dinamização do conteúdo, bem como a socialização a nível escolar. Como todos os anos é ofertada aos alunos a proposta da exposição cientifica, sinceramente, o próximo ano promete!".

Andressa Zanon, Andressa Gasperin, e Cibele Rech.

Nenhum comentário:

Postar um comentário