segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CONSUNI elegerá novos representantes discentes

Por Juciane Fornal (Ciências/UFFS)

O Consuni (Conselho Universitário) é o órgão máximo da universidade, tem função normativa, recursal e deliberativa. Ele é composto pela comunidade externa, docentes, técnico-administrativos e discentes. Os atuais representantes discentes do Campus Realeza no Consuni são o acadêmico Oséias André de Lima (titular) do Curso de Ciências e o acadêmico Márcio Rogério Plizzari (suplente) do Curso de Letras.

A votação para os representantes discentes do Conselho Universitário acontecerá no dia 21 de novembro no hall em frente à Secretaria Acadêmica no período entre 8h00 e 21h00. Poderão votar todos os acadêmicos regularmente matriculados na UFFS Campus Realeza. Para que o eleitor exerça seu direito de voto, é necessário apresentar-se à mesa de votação com um documento com foto e assinar a uma lista de presença, sendo que cada eleitor poderá votar em 01 (uma) candidatura discente. A candidatura de representação acadêmica que for eleita começará a exercer seu cargo no próximo ano de 2012.


Duas chapas concorrem à representação discente no Consuni:


O Comunica ouviu o candidato suplente Juan Corrêa que relatou que “a participação de discentes no Conselho Universitário é de suma importância, pois o Consuni é o órgão máximo da universidade e é o lugar onde os representantes têm a chance de debater e tomar decisões que sejam melhores para o campus”. Ele relatou ainda que a motivação para se candidatar ao Consuni se deu “logo após a uma longa conversa com a candidata titular Giovana e também por haver a falta de representação dos discentes”, como, também, “temos experiência e nos sentimos qualificados para representar os discentes neste Conselho para que eles fiquem sabendo o que está e irá acontecer na universidade”.

Os candidatos Flávio e Samara relataram ao Comunica que a motivação para se candidatarem para representantes ao Consuni “surgiu do desejo de fazer diferente, de mostrar que os acadêmicos também têm vez e vós, que temos sim que opinar sobre questões que se referem a nossa universidade”. Os candidatos afirmam que querem contribuir para o crescimento na UFFS, garantir qualidade no ensino, melhorias nas estruturas físicas, corpo docente qualificado: “Buscamos um ‘mandato’ aberto, em que todos têm o direito e o dever de dar sua opinião, para que assim possamos falar em nome de todos e jamais a nossa opinião própria. Queremos ser somente defensores dos acadêmicos”. Eles também salientaram que “a importância dos representantes discentes no Consuni sem dúvida é grande. Afinal, quem poderá opinar pelos nossos interesses senão um acadêmico? Precisamos lutar pelas ideias da maioria. Sem esta representação, passa batido, nada chega até nós. Muitas vezes, assuntos direcionados a nós acadêmicos não nos são transmitidos por falta desta representação”.

Em entrevista ao Comunica, Tatiana Palinski, presidente da comissão eleitoral do Consuni, destaca que poderiam lançar suas candidaturas todos os acadêmicos que tivessem interesse e disponibilidade, sendo que havia somente uma restrição: os candidatos do Consuni não poderiam ser candidatos ao Conselho de Campus. Ela salienta ainda que para informar aos demais acadêmicos sobre o que está em discussão no Consuni “seria interessante que, após eleitos, os representantes repassassem através de avisos ou atas em murais o que é discutido nas reuniões do Conselho” para que todos fiquem bem informados.

A presidente relata que a importância da existência da comissão eleitoral é, principalmente, organizar o pleito, como, também, orientar e auxiliar os candidatos já deferidos na passagem nas salas de aula, para que possam se apresentar aos demais acadêmicos, divulgando suas chapas. Ela enfatiza, ainda, que é importante a participação dos acadêmicos neste Conselho, pois além dos mesmos representarem a universidade, estão ajudando-a a crescer e também estão gerando um crescimento pessoal para si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário