quinta-feira, 1 de novembro de 2012

“A bola da vez”

O JUFFS/2012 rendeu muitas histórias e proporcionou a integração multicampi da UFFS

Por Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/ UFFS)

Escrever sobre os Jogos Universitários da Federal da Fronteira Sul (JUFFS) é uma tarefa importante, afinal aconteceram tantas coisas que de fato merecem ser registradas e jamais esquecidas. Os jogos aconteceram entre os dias 21 e 27 de outubro na aconchegante Cerro Largo, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul (RS), na região das missões. Envolveram-se nesse evento cerca de 600 acadêmicos dos cinco campi da UFFS (Laranjeiras do Sul, Realeza, Chapecó, Cerro Largo e Erechim).

Organizar as malas para uma semana de viagem foi a primeira tarefa complicada, pois o que levar para tantos dias? Acredito que os sites de meteorologia do RS foram frequentemente acessados. Os acadêmicos do campus Realeza se dividiram nos ônibus conforme gosto musical, ou seja, havia o ônibus do soninho, do sertanejo e do rock. Essa iniciativa já tinha sido tomada no Intersul e continuou para essa viagem, o que agradou a todos. Apesar de só o ônibus do soninho remeter o nome ao descanso, os demais passageiros também “embarcaram” nessa ideia, descansando e guardando energias para as atividades posteriores.
No domingo, fomos o primeiro Campus a chegar, fazer credenciamento e ir aos alojamentos. Logo desbravamos a cidade e nos reunimos com os demais campi na cerimônia de abertura, que contou com os discursos de autoridades, danças tradicionalmente gaúchas e apresentação de uma banda de rock. Na segunda começaram as competições que se estenderam até na sexta de manhã. Alguns imprevistos ocorreram, mas foram resolvidos com conversas entre a equipe organizadora e os bolsistas que possuem a bolsa esporte.
Entre as inúmeras atividades, vários momentos de socialização aconteceram, durante as refeições, que estavam ótima, na fila do banho, nas arquibancadas e dentro do ônibus. Todas as noites, depois do jantar, grande parte dos acadêmicos se deslocava para a praça principal da cidade que ficou bem agitada naquela semana.
Contar todos os detalhes é impossível, pois nada substitui fazer parte da história. Esse JUFFS foi muito melhor que o primeiro e isso é consenso geral. O Campus Realeza ficou em segundo lugar na classificação final, apenas 1 ponto atrás do primeiro colocado, que foi Erechim. Os ouros e pratas conquistados revelam apenas uma parcela do evento, pois todos de alguma forma ganharam em termos de integração, solidariedade, amizades, união e experiência. A UFFS, mesmo separada por 3 estados, foi unida pelo esporte e que isso sirva de exemplo a todos os acadêmicos de que fazer universidade é bem mais do que ficar somente na sala de aula. Atividades de cultura e esporte também são significativas para a formação profissional e todos devem aproveitar o que a nossa federal oferece.
Até o próximo JUFFS e que todos os caminhos em outubro de 2013 os tragam a Realeza – PR.

 
Créditos Emerson Sgarbossa
Acadêmicos realezenses estão aguardando todos em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário