terça-feira, 6 de novembro de 2012

II Semana de Letras aproxima Universidade e escolas


Para as coordenadoras da II Semana Acadêmica de Letras, o evento contribuiu para a aproximação de universitários e alunos de Educação Básica.

Por Andressa Masetto (Letras Português e Espanhol -UFFS)

A II Semana Acadêmica de Letras foi coordenada pelas professoras Renata Orlandi e Nívea Rohling, auxiliadas por docentes e discentes do Curso de Letras, além de técnicos administrativos do campus. O evento foi realizado nos dias 22 e 23 de outubro nas instalações do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O evento contou com a participação de professores e alunos da Educação Básica de escolas dos municípios de Realeza e Santa Izabel do Oeste.

A professora Nívea avaliou o evento como positivo no que se refere aos processos formativos dos acadêmicos e da comunidade externa. A professora destacou que “o evento foi muito produtivo porque alcançou o objetivo de possibilitar um diálogo entre universidade e escola. Professores e alunos da educação básica tiveram a oportunidade de conhecer a UFFS e isso foi muito satisfatório. Além disso, nossos alunos do curso de Letras foram protagonistas nesse evento. Ao ministrarem as oficinas aos alunos da educação básica, os licenciandos se aproximam, desde cedo, da realidade escolar. Considero essa aproximação fundamental na formação dos futuros professores”.


As dificuldades maiores na realização do evento referem-se à estrutura da universidade, argumenta a professora Nívea. “Precisamos compor um conjunto de condições materiais para os próximos eventos”. A professora Sabrina Casagrande, coordenadora do Curso de Letras, destacou uma outra dificuldade, na verdade, um desafio, que foi receber e organizar os alunos de ensino Fundamental e Médio, de forma que todos pudessem participar de uma atividade. Esse desafio foi sendo superado à medida em que os acadêmicos foram percebendo nas oficinas as dificuldades e tentando resolvê-las. Para a professora Sabrina, “a abrangência do evento, em termos de região Sudoeste, ainda foi um pouco tímida”. Segundo a coordenadora de Letras, nesse sentido, será preciso melhorar para o próximo evento.

A professora Renata Orlandi ressaltou outro aspecto que mereceu destaque na programação do evento, que foi a presença de professoras de outras instituições de ensino, entre elas a palestrante professora Dra. Luciane Lisboa de Liz, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que ministrou a palestra “Aquisição X Aprendizagem no contexto da língua oral e língua escrita”; a professora Ms. Ana Paula K. da Silveira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) ministrou o minicurso “A elaboração didática do gênero propaganda imprensa para o ensino da LP”; e a professora Dra. Rosângela Hammes Rodrigues da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a qual ministrou a Aula Magna intitulada “Percurso histórico da disciplina de Língua Portuguesa: das categorias gramaticais ao domínio das práticas de linguagem” e participou do lançamento do livro “A Análise Dialógica dos Gêneros do Discurso e os Estudos de Letramento”, em conjunto com as professoras Nívea Rohling e Ana Paula da Silveira. A professora Renata acrescentou que “tais docentes percorreram longas distâncias para dar a sua colaboração na Semana Acadêmica e somos gratas pela gentileza dessas mulheres”.
 Tania/Comunica

-->
As coordenadoras da II Semana Acadêmica de Letras Renata Orlandi e Nívea Rohling com a coordenadora do Curso de Letras Sabrina Casagrande.




Nenhum comentário:

Postar um comentário