terça-feira, 6 de novembro de 2012

Curso de Letras participa do X CELSUL


Acadêmicas apresentam trabalhos no X Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.

Por Andressa Masetto ( Letras Português e Espanhol)

O X Celsul – Círculo de Estudos Linguísticos do Sul – foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Cascavel. O Celsul teve sua primeira edição em 1995, tendo como objetivo tornar-se um espaço de troca de experiências e de exposição das pesquisas em linguística feitas no Brasil e nos Estados do Sul.


As acadêmicas Jezebel Batista e Daniela Farias de Souza da 6ª fase de Letras participaram do evento, junto com suas orientadoras de projeto. Na tarde do dia 24/10, a acadêmica Jezebel apresentou o trabalho: “Clítico acusativo de terceira pessoa: mudança linguística, variação e ensino”, de autoria de Jezebel Batista e Sabrina Casagrande. No 26/10, a acadêmica Daniela juntamente com a professora Luciana Vinhas apresentaram, no Grupo de Trabalho Linguagem, Identidade e Subjetivação, o trabalho: “Leitura e interpretação de textos na sala de aula de língua portuguesa: relações com as modalidades de subjetivação”, de autoria de Daniela Farias de Souza e Luciana Lost Vinhas.


Para as acadêmicas, a participação em um evento como o Celsul é muito importante, pois constitui-se de um dos maiores eventos da área do país. Para a acadêmica Jezebel, que pessoalmente pretende seguir estudando a área de estudos linguísticos, o evento foi especial, pois “reuniu pesquisadores ligados a diversas teorias linguísticas, transformando o encontro num momento de diálogo, reflexão e de construção de novas perspectivas para os estudos linguísticos”.

Conforme as acadêmicas de Letras, esse encontro com professores e pesquisadores experientes e com outros acadêmicos de outras universidades possibilitaram um desenvolvimento maior  para essas acadêmicas, aprenderam novos conhecimentos que as auxiliarão na formação e no processo de desenvolvimento de pesquisa.

Na Unioeste, foi a segunda vez que Daniela participou de um evento, e desta vez com a apresentação de um trabalho de projeto de pesquisa: “acredito que dentro do esperado, nosso trabalho foi bem elogiado pela professora coordenadora, outros professores e acadêmicos presentes no evento”.

Para a próxima gestão 2013-2014, uma nova diretoria foi eleita para comandar o Celsul. Para a alegria dos acadêmicos e professores, a UFFS, Campus Chapecó, foi escolhida como sede do Encontro, que será realizado no segundo semestre de 2014.


 Andressa/Comunica
As acadêmicas Jezebel Batista e Daniela Farias de Souza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário