terça-feira, 6 de novembro de 2012

I Feira do Livro Movimentou a Escola Dom Carlos Eduardo

Alunos e professores trabalharam juntos para realização da I Feira do Livro, que contou com
a presença de alunos das escolas públicas e particulares e universitários. 

Por Tania Santor (Letras Português e Espanhol-UFFS)
 
A Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, de Realeza, reuniu estudantes das escolas públicas, particulares e universitários para prestigiarem a I Feira do Livro, que teve a duração de dois dias e possibilitou aos presentes acesso a mais de 10 mil títulos, obras infantis, juvenis e adultos além dos títulos mais vendidos em outubro, segundo a revista Veja. 

 A I Feira do Livro é fruto do projeto Quem Lê Viaja que acontece na escola D. Carlos desde o início do ano, e teve várias fases, entre elas o estímulo a leitura foi a mais importante: “Só o conhecimento liberta o homem, e nós elaboramos esse projeto para que os alunos desenvolvessem seu interesse pela leitura, e através dele despertassem o interesse para um mundo novo”, disse a diretora Adriana Sassi.
 
Além de despertar o interesse pela leitura, o projeto também incentivou a compra de livros pelos alunos. Através de uma rifa, eles arrecadaram dinheiro para comprar livros durante a feira . Não foi apenas a venda de livros que marcou a I Feira do Livro, mas a integração entre as escolas e a UFFS que mais uma vez é consolidada nos eventos realizados. Adiretora Adriana salientou que foi um divisor de águas a parceria entre a UFFS e a escola, E que através desse envolvimento há um crescimento mútuo dos alunos e fomenta a vontade que eles têm de frequentarem uma Universidade e conhecer melhor o mundo que a envolve. Os 40 alunos que mais realizaram leituras no período em que aconteceu o projeto, viajarão na próxima semana para o Termas de Vêre, como premiação pelo empenho.

Os alunos da UFFS realizaram através do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) oficinas de literatura para alunos, houve também uma apresentação do grupo de teatro La Broma e a cobertura do evento sendo realizada por alunos do Projeto Comunica.

A diretora avaliou o evento como positivo, pois segundo ela sempre gostou de fazer atividades diferenciadas e ver a colaboração dos alunos e a participação de outras escolas, O QUE PARA ELA é gratificante: “Todos se esforçaram, alunos e professores trabalharam muito e deram seu melhor, sabemos que foi apenas a primeira, já temos algumas mudanças para a próxima, mas com certeza mudanças para melhor, pois a primeira já nos deixou muito satisfeitos. Com certeza as próximas serão cada vez melhores, com a colaboração de todos”, concluiu a diretora. 

Tania/Comunica
Oficina organizada pelo PIBID.


Tania/Comunica
Mais de 10 mil titulos infantis, juvenis e adultos estavam a venda.























Nenhum comentário:

Postar um comentário