terça-feira, 6 de novembro de 2012

Semana da Ciência e Tecnologia na UFFS


UFFS Campus Realeza têm significativa participação de estudantes na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia


Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS)

A semana Nacional da Ciência e Tecnologia – SNCT – é um evento nacional coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI – que tem por finalidade mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Neste ano de 2012, em sua 9ª edição, este evento ocorreu em todo o país dentre os dias 15 e 21 de outubro com o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. 

O Campus Realeza, neste ano, também participou desta Semana. O evento aconteceu nos dia 16, 17 e 18 de outubro. No dia 16, tivemos a abertura do evento com uma mesa redonda alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, promovida e organizada pelo curso de Nutrição. Como mediadora, nesta mesa redonda, tivemos a professora Dra. Rozane Márcia Triches (Curso de Nutrição/ UFFS) e como debatedores tivemos o professor Ms. Jaci Polli (UFFS, GETESPA), o professor Dr. Julian Perez Casarino (UFFS, CONSEA) e a representante da cooperativa Unicafes, Elizangela Bellandi Loss. 


                                                                                                                                Eder Damer/UFFS
Professora Rozane Márcia Triches iniciando o debate sobre o 
Dia Mundial da Alimentação.

Já nos dias 17 e 18, acadêmicos dos cursos de Ciências, Letras, Medicina Veterinária e Nutrição fizeram breves apresentações de projetos desenvolvidos na universidade, aos alunos do Ensino Médio da região sudoeste do Paraná, além de mostrarem aos alunos como é o dia a dia de cada curso que a universidade oferece. Ao final da visitação, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação do grupo de Teatro “La Broma” com a peça: “Feijão com arroz, uma ida à padaria”.


Ariel Tavares/ UFFS
Grupo de Teatro “La Broma” durante apresentação na
 Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

Cerca de 200 visitantes, entre os alunos, professores, pais e funcionários das escolas, estiveram presentes no evento. As escolas visitantes foram as seguintes: Flor da Serra e João Paulo II, da cidade de Realeza; Escola Estadual de Dois Vizinhos, da cidade de Dois Vizinhos; Colégio Estadual Guilherme de Almeida, de Santa Izabel do Oeste; e Escola Humberto de Campos, da cidade de Santo Antônio do Sudoeste. 

Em conversa ao Comunica, o professor Ms. Carlos França, responsável pela coordenação do evento na UFFS, contou que foi com muito esforço que conseguiram trazer este evento para o Campus. Ele conta que o evento foi possível graças ao apoio da Administração Superior da universidade, a uma articulação com a direção do UFFS – Campus Realeza e à colaboração dos coordenadores dos cursos do Campus.

O professor Carlos França também frisou que o evento atendeu a todas as expectativas, já desde o primeiro dia de evento. O “primeiro dia nos deu muito orgulho com o nível de integração entre os debatedores e os nossos alunos, já anunciando que o evento seria um grande sucesso nos demais dias”. 

                                                                                                                                                 Eder Damer/UFFS
Professor Carlos França, responsável pela organização do evento,
 durante abertura da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia na UFFS.

Carlos França ainda destacou que a 10ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia acontecerá entre os dias 16 e 22 de outubro de 2013, com o tema: “Esporte, Saúde e Lazer”. Para esta edição, Carlos salientou que acredita que o evento será marcante, já que será articulado com os demais Campi da UFFS e com prefeituras dos municípios sede.

Aproveitando o espaço, o professor ainda deixa seu agradecimento à Comunidade Acadêmica do Campus Realeza que atuou diretamente no evento, assim como aos técnicos, docentes e, de forma muito especial, aos alunos da 4ª fase A do Curso de Licenciatura em Ciências, que foram monitores do evento, e também a quem trabalhou nos estandes dos Cursos. Segundo o professor França, “foram esses alunos que deram a certeza de ter valido muito a pena o esforço para realizar o evento, ao receberem os visitantes com muita cordialidade e por abraçarem a nossa Universidade com responsabilidade e de forma voluntária. Parabéns a todos e que venha a 10ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.


                                                                                                                                 Ariel Tavares/ UFFS

Visitação na sala de exposição do curso de Ciências
                                                                                                           Ariel Tavares/ UFFS
Visitação na sala de exposição do curso de Medicina Veterinária.
                                                                                                                                             Ariel Tavares/ UFFS
Visitação na sala de exposição do curso de Letras
                                                                                                                                  Ariel Tavares/ UFFS
Visitação na sala de exposição do curso de Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário