quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Curso de Letras visita cidades gêmeas


Viagem de estudos bilíngue apresenta uma nova realidade para estudantes brasileiros.


Por Andressa Masetto ( Letras Português e Espanhol – UFFS)


Nos dias 12 e 13 de novembro os acadêmicos e professores do Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, realizaram uma viagem de estudos até as cidades gêmeas Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen – Argentina. A viagem teve como objetivo principal observar a realidade das escolas de fronteira que participam do Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira (PEIBF).


Logo na chegada, em Dionísio Cerqueira, os acadêmicos de cada fase foram para um determinado lugar. Os acadêmicos da 6ª fase junto com os professores Ana Carolina Teixeira Pinto e Marcos Silva visitam a Escola de Educação Básica Dr. Theodureto de Faria Souto em Dionísio Cerqueira. Já os acadêmicos da 2ª fase, junto com as professoras Ângela Della Flora e Marilene Lemos, seguiram até a cidade de Bernardo de Irigoyen para visitar a Escuela de Frontera de Jornada Completa n° 604 (intercultural Bilíngue nº1). As professoras argentinas apresentaram o projeto para os acadêmicos e se dispuseram a responder as dúvidas que surgiram, as professoras Fátima e Isabel apresentaram a escola aos estudantes brasileiros. Os acadêmicos analisaram a estrutura e as instalações da escola.A visita proporcionou uma visão mais profunda sobre a realidade social dos alunos de fronteira.
Mônica de Paula/Letras-UFFS
Em pé, as professoras argentinas Isabel e Fátima, sentados os acadêmicos da 2ª fase e as professoras  Ângela Della Flora e Marilene Lemos.

Após visitar a escola, os estudantes realizaram um passeio pela cidade argentina. Eles ficaram livres para observar o meio ambiente argentino, a cultura, a sociedade de um modo geral, praticar o espanhol e principalmente analisar a economia argentina.

O grupo brasileiro passou a noite na cidade argentina. Na hora da janta, os acadêmicos ficaram livres para decidir aonde gostariam de jantar, a grande maioria optou por provar alguns dos pratos típicos dos hermanos .

Na terça-feira, um grupo de estudantes da 6ª Fase ficou em Bernardo de Irigoyen e o outro grupo partiu para Dionísio Cerqueira para observar as aulas bilíngues. Os estudantes da 2ª fase também foram para a Escola Dr. Theodureto em Dionísio Cerqueira, a visita abordou os mesmos pontos analisados na escola da Argentina. Na parte da tarde, os estudantes observaram o comêrcio de Dionísio.
Andressa/Comunica
A turma da segunda fase com as professoras Ângela Della Flora e Marilene Lemos no marco das três fronteiras (Paraná, Santa Catarina e Argentina)

 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário