terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra, 20 de novembro


Por Tania Santor (Letras Português e Espanhol-UFFS)



Dia da Consciência Negra, não seria melhor dizermos dia da consciência branca, onde os brancos deviam se conscientizar sobre todos os problemas de raças que existem no Brasil, pensar que negros, pretos ou partos, (indiferente da palavra que se usa para denominar sua cor) são a grande maioria grande maioria da população brasileira, da importância histórica que teve os antepassados, na formação do Brasil.
O dia 20 de novembro, de 1965 Zumbi dos Palmares depois de muitas lutas teve sua cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi. Por esse fato que marcou a história dos negros no Brasil é que 20 de novembro é considerado dia da Consciência Negra e feriado em mais de 700 cidades brasileiras.
É comum vermos na semana do dia 20 de novembro, organizações de palestras, eventos que visão mostrar para as crianças a importância da cultura negra, suas raízes e sua importância na formação cultural brasileira. Algumas entidades como o Movimento Negro, procura evitar o desenvlvimentei do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
A comunidade negra também debate os temas que estão em evidencia como mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da policia, identificação de etnias entre outros assuntos que fazem parte das reivindicações do movimento para uma sociedade melhor e sem preconceito.
Apesar de existir todos esses debates, pesquisas do IBGE, ainda mostram que pretos e pardos vivem em condições muito diferentes dos brancos em termos de qualidade de vida, se nos referirmos apenas aos pretos, eles são os que têm as piores condições de moradia, de renda, de estudo. Dados ainda indicam que muitos ainda ocultam informações sobre raça e cor, o que impede ou dificulta o monitoramento da discriminação racial ainda hoje.
Portanto, está na hora de nos conscientizarmos, olharmos para nossos antepassados e ver que todos por uma razão ou outra temos que nos orgulhar no nossa passado, do que os negros fizeram para que hoje nós brasileiros estivéssemos livres, sem ninguém nos açoitando e dizendo o que deveria ou não ser feito, controlando a tudo e a todos, nós independente de termos um sobrenome de origem italiana ou portuguesa com certeza em algum lugar de nosso passado tivemos um negro, se não na nossa família, ou lutando por nossos ideais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário