quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Proclamado aos quatro cantos do Brasil...


Por Jéssica Pauletti (Ciências - UFFS)


Outro feriadão em novembro e o povo brasileiro comemora. Mas, comemoram a simbologia em torno do dia 15 de novembro ou a longa folga? Para escrever um texto, confesso que uma boa dose de inspiração ajuda muito no desenrolar das ideias. Em plena segunda-feira pensando no que publicar no Comunica, para a próxima semana, me faço o seguinte questionamento: quantos realmente sabem o que significa o dia 15 de novembro ou, pior, eu mesmo sei o significado?
 
Na inquietação de responder essa pergunta, procurei por informações em vários textos e sites e gostaria de compartilhar tais informações. Para os que nada sabem ou não lembram, no Brasil, o dia 15 de novembro faz alusão à Proclamação da República. Inicialmente, a palavra “proclamar” está vinculada ao ato de pronunciar-se publicamente com voz alta e de forma solene. Com o desenrolar da explicação aqui, acredito que os leitores entenderão a história por completo.

Em meados de 1889, o país era governado, sob a égide da monarquia, por D. Pedro II. Nesta forma de governo, o poder se detém em uma família que rege as normas da sociedade, da política e da cultura. Surge, então, nessa época, uma grande crise devido à abolição da escravidão, simbolizada pelo nome da Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea, no ano de 1888. Com essa situação, os imigrantes passaram a ocupar as terras que antes eram desbravadas pelos negros, só que cobrando pelos serviços prestados, o que gerou indignação dos latifundiários e, por consequência, dos coronéis que haviam investido nas “mercadorias africanas”.
 
Soma-se a isso, a guerra no país vizinho, o Paraguai (1864 a 1870), na qual soldados brasileiros que se aliaram aos exércitos do Uruguai e da Argentina recebiam orientações para implantarem a república no Brasil. Os movimentos republicanos já ocorriam nas terras brasileiras com a imprensa que trazia politização à população civil, com o intuito de que esta lutasse pela libertação do país dos domínios de Portugal. Isso desencadeou a criação de vários partidos nessa época.
 
A igreja também não aguentava mais a subordinação à Coroa, muito menos as punições ditadas pela monarquia. Com o cenário ficando fora de controle, D. Pedro II e a família foram para o Rio de Janeiro, o que culminou de forma mais rápida no golpe militar, a mando do Marechal Deodoro da Fonseca. Segundo a história, com espada em punho na Praça da Aclamação, o Marechal declarou que a partir daquela data o país seria uma república. À família real bastou retornar a Portugal, para evitar maiores problemas.
 
Na República, um grupo de pessoas é responsável pela conduta geral do Estado, o que gera uma decentralização de poder, uma divisão de tarefas. Com o passar do tempo, essa maneira de governar teve pequenas alterações, no entanto, é a base utilizada até hoje no Brasil.
 
Voltando a falar da data, parece-me até curioso ter uma segunda comemoração de algo no dia 15. Primeiro foi o dia do professor, que possui um árduo caminho para buscar sua valorização e espaço adequado na vida escolar e social. Agora é a Proclamação da República, pela qual poucos se interessam, e isso geralmente acontece em outras datas comemorativas também. Não me entendam mal, eu até gosto do dia 15, mas que é uma coincidência interessante de análise, isso é. Assim, espero que todos tenham tido um bom feriado e caso não pensaram nisso antes, que pensem agora. O que coloquei aqui foi apenas uma pincelada de uma grande história que pode ser aprofundada e apreciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário