quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O jornal na sala de aula


Acadêmicos do Pibid do Curso de Letras realizam oficinas sobre gêneros textuais presentes no jornal 

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ UFFS)
 
Após terem focado seu primeiro ano de atividades em textos literários, com círculos de leitura e oficinas sobre diversos autores e obras, os participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura estão trabalhando há aproximadamente dois meses com a produção textual a partir de textos que circulam na esfera jornalística, textos de jornais impressos e digitais.


Primeiramente, os bolsistas do PIBID de Letras tiveram um período de pouco mais de um mês para que realizassem, juntamente ao professor Ms. Clóvis Alencar Butzge, atual coordenador do projeto e responsável pela orientação dos acadêmicos neste módulo, leituras e debates que dessem embasamento teórico para quando fossem aplicar as oficinas em sala de aula. Ao transpor esta etapa de estudos e de organização, os acadêmicos passaram a direcionar seus estudos para apenas um gênero textual. Para não se tornarem repetitivas as oficinas que viriam, optou-se por se dividir os gêneros a serem trabalhados em pequenos grupos. Entre os gêneros escolhidos pelos acadêmicos, listou-se: Artigo de opinião, foto-legenda, charge, notícia, reportagem, além da abordagem das principais características da página inicial do jornal impresso.


Em conversa com o comunica, o professor Ms. Clóvis Alencar Butge disse que "o Pibid de Letras tem enfocado a leitura como seu principal conteúdo de ensino. Nas oficinas sobre gêneros jornalísticos, a leitura crítica de notícias, reportagens, artigos de opinião, charges, foto-legendas, entre outros aspectos do jornal, estão sendo articulados à produção de textos desses gêneros. Com isso, busca-se garantir que os alunos das escolas apropriem-se desses gêneros, assim como os estudantes bolsistas de Letras, que além de conhecer os gêneros, precisam desenvolver práticas pedagógicas de ensino." Para o acadêmico Alceni Elias Langner, "Todo o aprendizado sobre iniciação à docência que obtivemos no PIBID contribuiu para nossa formação e agora tem sido uma vantagem nos componentes curriculares de estágio, visto que os conteúdos são os mesmos."
Ariel/UFFS
Em pé, os acadêmicos Alcenir e Eline a frente dos alunos do Colégio Doze de Novembro, na oficina sobre Charge.

 
As oficinas minitradas pelos acadêmicos do PIBID foram ofertadas na Escola Dom Carlos Eduardo e no Colégio Doze de Novembro. As atividades de todos os grupos foram realizadas em dois dias, deixando uma semana de intervalo entre uma oficina e outra para que os alunos que participassem tivessem um tempo para realizar atividades propostas pelos pibidianos. Na Escola Dom Carlos, as oficinas ocorreram durante os dias 09, 17 e 24 de outubro, guiadas pelas acadêmicas Mônica Fernanda de Paula, Tasciane Morandin da Silva, Débora Karina Aiala, Josiane Terezinha Ribeiro de Souza, Paula Ghizzo Alves e Lucieli Dalcanalle. Já no Colégio Doze de Novembro, as oficinas foram ofertadas nos dias 10, 17 e 24 de outubro pelos acadêmicos Ivan Lucas Borghezan Faust, Leila Guarda, Eduardo Alves dos Santos, Alceni Elias Langner e Eline Souza Barboza.

Depois de terminada a etapa de aplicação das oficinas sobre textos que circulam na esfera jornalística, os acadêmicos bolsistas do PIBID Letras passaram para outro módulo de estudos, este orientado pelo professor Ms. Saulo Gomes Thimóteo. Este modulo que começa, o de número 6, terá por objetivo trabalhar com a leitura de textos não-verbais, sobretudo imagens e quadros.



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