Acadêmicos do
Pibid do Curso de Letras realizam oficinas sobre gêneros textuais
presentes no jornal
Por Eduardo Alves
dos Santos (Letras Português e Espanhol/ UFFS)
Após terem focado
seu primeiro ano de atividades em textos literários, com círculos
de leitura e oficinas sobre diversos autores e obras, os
participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (PIBID) do Curso de Graduação em Letras Português e
Espanhol – Licenciatura estão trabalhando há aproximadamente dois
meses com a produção textual a partir de textos que circulam na
esfera jornalística, textos de jornais impressos e digitais.
Primeiramente, os
bolsistas do PIBID de Letras tiveram um período de pouco mais de um
mês para que realizassem, juntamente ao professor Ms. Clóvis
Alencar Butzge, atual coordenador do projeto e responsável pela
orientação dos acadêmicos neste módulo, leituras e debates que
dessem embasamento teórico para quando fossem aplicar as oficinas em
sala de aula. Ao transpor esta etapa de estudos e de organização,
os acadêmicos passaram a direcionar seus estudos para apenas um
gênero textual. Para não se tornarem repetitivas as oficinas que
viriam, optou-se por se dividir os gêneros a serem trabalhados em
pequenos grupos. Entre os gêneros escolhidos pelos acadêmicos,
listou-se: Artigo de opinião, foto-legenda, charge, notícia,
reportagem, além da abordagem das principais características da
página inicial do jornal impresso.
Em conversa com o
comunica, o professor Ms. Clóvis Alencar Butge disse que "o
Pibid de Letras tem enfocado a leitura como seu principal conteúdo
de ensino. Nas oficinas sobre gêneros jornalísticos, a leitura
crítica de notícias, reportagens, artigos de opinião, charges,
foto-legendas, entre outros aspectos do jornal, estão sendo
articulados à produção de textos desses gêneros. Com isso,
busca-se garantir que os alunos das escolas apropriem-se desses
gêneros, assim como os estudantes bolsistas de Letras, que além de
conhecer os gêneros, precisam desenvolver práticas pedagógicas de
ensino." Para o acadêmico Alceni Elias Langner, "Todo o
aprendizado sobre iniciação à docência que obtivemos no PIBID
contribuiu para nossa formação e agora tem sido uma vantagem nos
componentes curriculares de estágio, visto que os conteúdos são os
mesmos."
Ariel/UFFS
Em pé, os acadêmicos Alcenir e Eline a frente dos alunos do Colégio Doze de Novembro, na oficina sobre Charge. |
As
oficinas minitradas pelos acadêmicos do PIBID foram ofertadas na
Escola Dom Carlos Eduardo e no Colégio Doze de Novembro. As
atividades de todos os grupos foram realizadas em dois dias, deixando
uma semana de intervalo entre uma oficina e outra para que os alunos
que participassem tivessem um tempo para realizar atividades
propostas pelos pibidianos. Na Escola Dom Carlos, as oficinas
ocorreram durante os dias 09, 17 e 24 de outubro, guiadas pelas
acadêmicas Mônica Fernanda de Paula, Tasciane Morandin da
Silva, Débora Karina Aiala, Josiane
Terezinha Ribeiro de Souza, Paula Ghizzo Alves e Lucieli Dalcanalle.
Já no Colégio Doze de Novembro, as oficinas foram ofertadas nos
dias 10, 17 e 24 de outubro pelos acadêmicos Ivan Lucas
Borghezan Faust, Leila Guarda, Eduardo Alves dos Santos, Alceni Elias
Langner e Eline Souza Barboza.
Depois de terminada
a etapa de aplicação das oficinas sobre textos que circulam na
esfera jornalística, os acadêmicos bolsistas do PIBID Letras
passaram para outro módulo de estudos, este orientado pelo professor
Ms. Saulo Gomes Thimóteo. Este modulo que começa, o de número 6,
terá por objetivo trabalhar com a leitura de textos não-verbais,
sobretudo imagens e quadros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário