terça-feira, 6 de novembro de 2012

Professores e alunos das escolas públicas prestigiaram a II Semana Acadêmica de Letras

II Semana Acadêmica do Curso de Letras proporciona a alunos do Ensino Básico primeiro contato com a Universidade.

Por Tania Santor (Letras Português e Espanhol/ UFFS)

A II Semana Acadêmica do Curso de Letras da UFFS foi marcada pela integração entre alunos da Universidade e alunos e professores do Ensino Básico de Realeza e Santa Izabel do Oeste. Durante dois dias, universitários realizaram contações de histórias, minicursos e desenvolveram informativos que foram fixados nas escolas do município de Realeza e Santa Izabel do Oeste, entre outras atividades que foram realizadas em complemento aos projetos desenvolvidos pelo acadêmicos da UFFS nas escolas.

Com essas atividades, o curso de Licenciatura em Letras faz com que haja um entrosamento maior entre as instituições de ensino, com isso os acadêmicos têm uma noção de como trabalhar com alunos do Ensino Básico e também de aperfeiçoar suas técnicas para o futuro ingresso no mercado de trabalho. Em contrapartida, as escolas também têm muito a ganhar com a parceria, em muitos casos é o primeiro contato que os alunos têm com o mundo universitário. Segundo a professora e coordenadora da Formação de Docentes do Colégio Doze de Novembro Carmem Regina dos Santos, essa proximidade do aluno do Ensino Básico e a Universidade possibilita mostrar a eles o quanto é possível se ter um ensino de qualidade sem ter que mudar de cidade ou fazer grandes investimentos financeiros: “Essa abertura, a acessibilidade que o aluno tem à Universidade, muda completamente o cenário da educação da região, muitos alunos não tinham contato nenhum com a Universidade e isso vem sendo proporcionado com a parceria que existe entre as escolas e a Universidade, que pode proporcionar a eles perspectivas de um futuro melhor”,ressaltou.


A II Semana Acadêmica de Letras foi muito elogiada pelos participantes, porém com um ponto negativo, a falta de tempo que prejudicou um pouco a participação de alguns alunos da instituição por estarem no JUFF's e também alunos das escolas por terem sido avisados pouco tempo antes do eventos. A professora Carmem espera que, conforme as edições do evento forem organizadas, esses pequenos contratempos também sejam corrigidos, para que essa parceria se fortaleça ainda mais. Já a acadêmica Angela Aparecida de Bairros Fagundes de Souza falou o quanto foi importante ter participado do evento, o minicurso ministrado pela professora Ms. Ana Paula foi de grande valia para complementação do ensino da Formação de Docentes qual ela faz parte: “É uma experiência muito importante, nós termos esse contato com a universidade ainda na formação do Ensino Básico, com certeza muitos de nós estaremos estudando na UFFS futuramente, e esse tipo de evento e também os projetos dos quais a escola faz parte nos integram cada vez mais à vida universitária”, concluiu.

Essa integração deve continuar, pois as escolas se mostraram muito contentes com o resultado e os alunos do curso de licenciatura em Letras também veem grandes oportunidades nesses projetos, em que todos saem ganhando, quanto mais as escolas tem essa trabalho em conjunto com a universidade, mais aumenta o nível de aprendizagem dos alunos. 
Tania/Comunica
-->
Professora de Português e Pedagoga Coordenadora do Curso de Formação de Docentes Carmem Regina dos Santos com a aluna Angela A. B. Fagundes de Souza que acompanharam a II Semana Acadêmica do Curso de Letras.
 












Nenhum comentário:

Postar um comentário