quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná realiza seu XXI Seminário

Acadêmicos do Curso de Letras da UFFS Campus Realeza participam do XXI Seminário do CELLIP em Paranaguá.
Por: Andressa Masetto e Lucas Duarte (Letras Português e Espanhol)


Nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2013, acadêmicos do Curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza, estiveram presentes no XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná – CELLIP, na Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus Fafipar (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá), na cidade de Paranaguá.
Um evento bianual que recebeu inúmeros participantes, provenientes do Paraná e outros estados brasileiros, sediado pela primeira vez no litoral paranaense, e inovou seu formato interinstitucional, por ter sido organizado por três instituições do litoral: Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Litoral e Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranaguá.
Durante os três dias de evento, mais de 350 comunicações foram feitas e aproximadamente mil pessoas passaram pelos espaços do evento, além de contar com diversas apresentações culturais.

A conferência de abertura aconteceu no Teatro Municipal Rachel Costa, na noite de 23/10 com a fala do professor Dr. Eduardo de Faria Coutinho (UFRJ), onde compartilhou questões importantes da literatura comparada e latina - americana.
Jezebel Batista
Professor Dr. Eduardo de Faria Coutinho (UFRJ)

Na noite de 24, nas instalações da Fafipar, ocorreu um clico de saberes, com opções de mesas redondas nas áreas de Linguística, Língua Estrangeira e Literatura.
Comunicação Cellip
 Mesa de Linguística com os professores Caetano Waldrigues Galindo (UFPR) e Clecio dos Santos Bunzen Júnior (UNIFESP).

Ana Carolina Teixeira Pinto
Mesa de Língua Estrangeira com as professoras Telma Nunes Gimenez (UEL) e Ana Paula Duboc (FMU).
Andressa Masetto/Comunica
 Mesa de Literatura: Poesia, Romance e Contos, com os professores Márcio Scheel (UNESP), Arnaldo Franco Junior (UNESP) e Luiz Carlos Santos Simon (UEL).
A professora Ana Carolina Teixeira Pinto acompanhou os acadêmicos durante a viagem, e destacá que a participação em um evento como o Cellip é “para nós entendermos enquanto estudantes e professores de Letras o real panorama de Licenciatura do Paraná”.
E para o encerrar o evento, foi apresentada uma deliciosa comédia teatral, apresentada pelo grupo de teatro do Curso de Letras da FAFIPAR de Paranaguá, e a conferência de encerramento ficou por conta da professora Dra. Lívia Suassuna (UFPE) que debateu o tema “Cotidiano escolar”.
 Jezebel Batista
Professora Dra. Lívia Suassuna da Universidade Federal de Pernambuco.
Arquivo pessoal
Acadêmicos e a professora Ana Carolina Teixeira Pinto em frente ao prédio da Fafipar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário