2014 chegou e com ele algumas novidades para o Projeto Comunica do Campus Realeza.
Por Eduardo Alves dos Santos (Letras: Português e Espanhol/ UFFS)
Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, está em tramitação a seleção dos projetos de extensão para o ano de 2014. Entre os inscritos no referido edital está o Projeto Comunica Realeza, que desde meados de 2010 divulga e registra atividades ligadas à Universidade Federal da Fronteira Sul e suas comunidades interna e externa. Para 2014, se o projeto for deferido pelos órgãos internos da universidade que fomentam a extensão, o Comunica Realeza terá algumas novidades quanto a sua rotina de produção de textos e de estudos.
Primeiro, o que continua igual: o Comunica pretende, nessa continuação do projeto, contar, como nos anos anteriores, com dois alunos bolsistas, que devem cumprir uma carga horária semanal de 20 horas, entre produção de textos, reuniões de pauta e de estudos e oficinas de produção textual a serem aplicadas nos colégios do Município de Realeza e da região. Há ainda a possibilidade de participar não como bolsista, mas como voluntário, com uma carga horária de atividades menor do que a aplicada aos bolsistas. O voluntariado no Comunica vale 10 horas semanais, entre produção de texto e reuniões. Esses acadêmicos (ou alunos do Ensino Médio) podem participar do projeto de duas formas: em todo o processo, com reuniões de estudos que devem acontecer mensalmente, ou, ainda, como produtores de textos, recebendo certificação pelas publicações (10 horas por texto).
Quanto às novidades: neste ano, o Comunica Realeza pretende iniciar um diálogo com o Setor de Assuntos Estudantis (SAE) do campus, de forma que a produção de textos para o projeto possa valer como parte das atividades exigidas pelo SAE para quem é beneficiado por algum tipo bolsa ou auxílio socioeconômico. A proposta é de que para cada dois textos publicados o acadêmico receba uma declaração de atividade desenvolvida. Esses textos ligados ao SAE devem passar por um processo de correção diferenciado. Quem recebe as propostas de produções são os acadêmicos bolsistas e voluntários, que devem realizar a primeira dinâmica de melhoramento dos textos, principalmente quanto às adequações ortográficas e gramaticais. Após essa primeira “triagem”, os textos devem ser lidos pelos professores orientadores, para que a partir desse diálogo as produções possam ser publicadas no blog e no mural do projeto, e assim contabilizar como atividade extracurricular para o acadêmico escritor.
Segundo a coordenadora proponente do Projeto Comunica 2014, a professora Ms. Camila Caracelli Scherma, existe a expectativa de que o edital para seleção de bolsistas e voluntários seja lançado na segunda metade do mês de fevereiro, tendo como requisitos para a inscrição a produção de uma carta de intenções e uma entrevista que deve ser realizada pela própria professora. Àqueles que não gostariam de escrever em português, mas sim em espanhol, no ano de 2014 poderão fazê-lo. Com a colaboração da professora Jeize Grzechota, de língua espanhola, o Comunica começará a publicar também em língua castelhana.
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