segunda-feira, 30 de junho de 2014

UFFS - Campus Realeza comemora dia do Químico com palestra sobre energia nuclear

Por Vanessa Pagno (Química/ UFFS)

No dia 18 de junho comemora-se o dia do Químico, e para festejar este dia o Curso de Química – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, promoveu uma confraternização entre os acadêmicos do curso, os técnicos e os professores. Na ocasião, o professor Ms. Júlio Murilo Trevas ministrou palestra intitulada “Processos nucleares: uma temática importante ou não?”.

Fabiana Pagno (Geografia/ UNIOESTE) 
Acadêmicos, professores e técnicos participam de comemoração ao dia do Químico

Durante a palestra, o professor Júlio Trevas enfatizou, de forma dinâmica, diversos mitos referente à energia nuclear e à irradiação dos alimentos. Em meio a suas falas, questionou, também, o porquê de o currículo dos cursos de Licenciatura em Química da região estarem ultrapassados, sem abordar conteúdos importantes, tais como conceitos referentes à energia nuclear e ao modelo atômico padrão.

Em conversa com o Comunica, a acadêmica do Curso de Química, Krystiane Katia Damim, da 7ª fase, que também participou da atividade conduzida pelo professor Júlio Trevas, enfatizou que, em seu entendimento, a palestra teve seus propósitos alcançados. A acadêmica diz isso por acreditar que a dinâmica realizada instigou os alunos a pensarem em questões importantes para o desenvolvimento do curso.


“Partindo de uma dinâmica sobre os mitos referentes à energia nuclear, como a ideia de que essa energia não é viável (uma vez que a utilizamos a partir da fissão solar, para nossa sobrevivência, e da ideia de que os alimentos irradiados não podem ser consumidos), o professor Trevas nos levantou uma questão importante que é a grade curricular do Curso de Licenciatura em Química da UFFS, explicitando a importância da participação dos acadêmicos do Curso em discussões e decisões como essas”, enfatizou Krystiane.

De acordo com o professor Júlio Trevas, o objetivo da palestra foi justamente o de provocar os alunos, gerando, assim, um debate acerca do currículo de Química, dos conceitos que são importantes para os professores em formação nesta área, dos componentes curriculares importantes ao Curso, incentivando-os a participar das discussões realizadas na Universidade sobre a construção desse curso. 

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