Por
Vanessa Pagno (Química/ UFFS)
No
dia 18 de junho comemora-se o dia do Químico, e para festejar este
dia o Curso de Química – Licenciatura, da Universidade Federal da
Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, promoveu uma confraternização
entre os acadêmicos do curso, os técnicos e os professores. Na
ocasião, o professor Ms. Júlio Murilo Trevas ministrou palestra
intitulada “Processos nucleares: uma temática importante ou não?”.
Fabiana
Pagno (Geografia/ UNIOESTE)
Acadêmicos,
professores e técnicos participam de comemoração ao dia do Químico
|
Durante
a palestra, o professor Júlio Trevas enfatizou, de forma dinâmica,
diversos mitos referente à energia nuclear e à irradiação dos
alimentos. Em meio a suas falas, questionou, também, o porquê de o
currículo dos cursos de Licenciatura em Química da região estarem
ultrapassados, sem abordar conteúdos importantes, tais como
conceitos referentes à energia nuclear e
ao modelo atômico padrão.
Em
conversa com o Comunica, a acadêmica do Curso de Química, Krystiane
Katia Damim, da 7ª fase, que também participou da atividade
conduzida pelo professor Júlio Trevas, enfatizou que, em seu
entendimento, a palestra teve seus propósitos alcançados. A
acadêmica diz isso por acreditar que a dinâmica realizada instigou
os alunos a pensarem em questões importantes para o desenvolvimento
do curso.
“Partindo
de uma dinâmica sobre os mitos referentes à energia nuclear, como a
ideia de que essa energia não é viável (uma vez que a utilizamos a
partir da fissão solar, para nossa sobrevivência, e da ideia de que
os alimentos irradiados não podem ser consumidos), o professor
Trevas nos levantou uma questão importante que é a grade curricular
do Curso de Licenciatura em Química da UFFS, explicitando a
importância da participação dos acadêmicos do Curso em discussões
e decisões como essas”, enfatizou Krystiane.
De
acordo com o professor Júlio Trevas, o objetivo da palestra foi
justamente o de provocar os alunos, gerando, assim, um debate acerca
do currículo de Química, dos conceitos que são importantes para os
professores em formação nesta área, dos componentes curriculares
importantes ao Curso, incentivando-os a participar das discussões
realizadas na Universidade sobre a construção desse curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário