Projeto de extensão da UFFS desenvolve atividades preparatórias
para a OBEMEP com alunos do Ensino Fundamental de escolas de Realeza
- PR
Por Vanessa Pagno (Química/ UFFS)
O projeto de Extensão “Preparatório para
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas –
OBEMEP”, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus
Realeza, é coordenado pelo professor Ms. Marcos Leandro Ohse. Pelo
segundo ano consecutivo, o projeto possui apenas acadêmicos
voluntários que se dispõem a trabalhar matemática preparatória
para a OBEMEP com alunos de escolas públicas da cidade, nesse caso,
a Escola Estadual Dom Carlos Eduardo e o Colégio João Paulo II.
Neste ano de 2014, a OBEMEP comemora sua 10º edição. Organizada
pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a
OBEMEP é uma prova de matemática aplicada a alunos de escolas
públicas, que objetiva estimular nos alunos o estudo da matemática
e revelar talentos nessa área.
Na Escola Estadual Dom Carlos Eduardo e no Colégio João Paulo II –
Ensino Fundamental e Médio, a prova da primeira fase da OBEMEP foi
realizada no dia 27 de maio. Para auxiliar os alunos, os acadêmicos
voluntários do projeto de Extensão “Preparatório para Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBEMEP”
realizaram diversas atividades ligadas à matemática, envolvendo
jogos matemáticos, atividades de desenvolvimento lógico e resolução
de provas anteriores à realização da OBEMEP.
Os acadêmicos da UFFS, voluntários do projeto, são: Roseli Dalla
Corte Petter Strasser (7º fase do Curso de Licenciatura em Física);
Allyine Luana Wanessa Fank Andrade (1º Fase do Curso de Licenciatura
em Física); Renan Viana Batista (1º Fase do Curso de Licenciatura
em Física); Jeiferson Perboni Rebelatto (3º Fase do Curso de
Licenciatura em Física) e Christian Sossella (5º fase do Curso de
Licenciatura em Química).
De acordo com o
professor Ms. Marcos Ohse, os objetivos deste projeto de extensão
são de “aprimorar
conceitual e pedagogicamente a formação dos acadêmicos e, ao mesmo
tempo, proporcionar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede
pública de ensino uma complementação dos conteúdos listados para
estudo na referida olimpíada”. Desta forma, “proporcionar um
reforço pedagógico de matemática baseado nas necessidades
preparatórias para a OBMEP”. Além disso, outros objetivos do
projeto são: orientar os acadêmicos no desenvolvimento de suas
atividades; obter medalhas de bronze e prata, além de menções
honrosas para 2014; obter medalhas de ouro e bolsas Júnior CNPQ para
2015; além de produção de artigo na modalidade relato de
experiência para divulgação dos resultados obtidos.
Marcos Ohse também salienta que este projeto possibilita, aos
estudantes de Licenciatura da UFFS, o contato com a regência de
classe e a aplicação de metodologias de ensino, proporcionando a
eles, assim, um maior contato com a escola, seu futuro local de
trabalho. Já para os alunos das escolas, o projeto é de suma
importância, pois possibilita uma preparação para a realização
da OBEMEP, melhorando seu aprendizado e desempenho na prova.
A acadêmica Allyine Luana Wanessa Fank Andrade salienta a
importância do projeto para os alunos da escola, assim como para seu
desempenho acadêmico e profissional, como futura docente. A
acadêmica está na primeira fase do Curso de Licenciatura em Física
e já é bolsista do projeto Pibid Interdisciplinar em Ciências da
Natureza e voluntária do projeto de extensão aqui referido. De
acordo com Allyine, essa escolha por participar de projetos da
universidade se deve à sua decisão de priorizar inteiramente sua
formação acadêmica, por isso, pretende participar ativamente das
atividades extracurriculares disponibilizadas pela universidade.
Segundo ela, uma das razões mais fortes que a levou a se voluntariar
no projeto preparatório para a OBEMEP foi sua disponibilidade de
tempo, assim como interesse no assunto. Além disso, o que despertou
a seu interesse em participar do projeto foi o gosto pela docência e
a visível necessidade de projetos como este nas escolas, pois, no
entendimento dela, “somente o tempo disponibilizado às aulas de
matemática, nas escolas, não são suficientes para suprir todas as
dúvidas dos alunos sobre conteúdos matemáticos que são
necessários para fazer a prova da OBEMEP, que é bem complexa e
exige um grande raciocínio lógico”.
A acadêmica Allyine ainda destacou que durante o desenvolvimento do
projeto todos foram bem recebidos pela comunidade escolar e receberam
total apoio da equipe pedagógica e dos professores. Já em relação
aos alunos, ela salienta que eles se mostraram bastante motivados nas
diversas atividades propostas, atentos e educados, mostrando muito
comprometimento em relação à prova da OBEMEP. Além disso, as
expectativas deles foram atingidas, pois vários alunos foram aceitos
para a segunda etapa do projeto que será realizada no dia 13 de
setembro de 2014.
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