segunda-feira, 30 de junho de 2014

Projeto de extensão preparatório para OBEMEP

Projeto de extensão da UFFS desenvolve atividades preparatórias para a OBEMEP com alunos do Ensino Fundamental de escolas de Realeza - PR
Por Vanessa Pagno (Química/ UFFS)
O projeto de Extensão “Preparatório para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBEMEP”, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, é coordenado pelo professor Ms. Marcos Leandro Ohse. Pelo segundo ano consecutivo, o projeto possui apenas acadêmicos voluntários que se dispõem a trabalhar matemática preparatória para a OBEMEP com alunos de escolas públicas da cidade, nesse caso, a Escola Estadual Dom Carlos Eduardo e o Colégio João Paulo II.

Neste ano de 2014, a OBEMEP comemora sua 10º edição. Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBEMEP é uma prova de matemática aplicada a alunos de escolas públicas, que objetiva estimular nos alunos o estudo da matemática e revelar talentos nessa área.

Na Escola Estadual Dom Carlos Eduardo e no Colégio João Paulo II – Ensino Fundamental e Médio, a prova da primeira fase da OBEMEP foi realizada no dia 27 de maio. Para auxiliar os alunos, os acadêmicos voluntários do projeto de Extensão “Preparatório para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBEMEP” realizaram diversas atividades ligadas à matemática, envolvendo jogos matemáticos, atividades de desenvolvimento lógico e resolução de provas anteriores à realização da OBEMEP.

Os acadêmicos da UFFS, voluntários do projeto, são: Roseli Dalla Corte Petter Strasser (7º fase do Curso de Licenciatura em Física); Allyine Luana Wanessa Fank Andrade (1º Fase do Curso de Licenciatura em Física); Renan Viana Batista (1º Fase do Curso de Licenciatura em Física); Jeiferson Perboni Rebelatto (3º Fase do Curso de Licenciatura em Física) e Christian Sossella (5º fase do Curso de Licenciatura em Química).

De acordo com o professor Ms. Marcos Ohse, os objetivos deste projeto de extensão são de “aprimorar conceitual e pedagogicamente a formação dos acadêmicos e, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino uma complementação dos conteúdos listados para estudo na referida olimpíada”. Desta forma, “proporcionar um reforço pedagógico de matemática baseado nas necessidades preparatórias para a OBMEP”. Além disso, outros objetivos do projeto são: orientar os acadêmicos no desenvolvimento de suas atividades; obter medalhas de bronze e prata, além de menções honrosas para 2014; obter medalhas de ouro e bolsas Júnior CNPQ para 2015; além de produção de artigo na modalidade relato de experiência para divulgação dos resultados obtidos.


Marcos Ohse também salienta que este projeto possibilita, aos estudantes de Licenciatura da UFFS, o contato com a regência de classe e a aplicação de metodologias de ensino, proporcionando a eles, assim, um maior contato com a escola, seu futuro local de trabalho. Já para os alunos das escolas, o projeto é de suma importância, pois possibilita uma preparação para a realização da OBEMEP, melhorando seu aprendizado e desempenho na prova.

A acadêmica Allyine Luana Wanessa Fank Andrade salienta a importância do projeto para os alunos da escola, assim como para seu desempenho acadêmico e profissional, como futura docente. A acadêmica está na primeira fase do Curso de Licenciatura em Física e já é bolsista do projeto Pibid Interdisciplinar em Ciências da Natureza e voluntária do projeto de extensão aqui referido. De acordo com Allyine, essa escolha por participar de projetos da universidade se deve à sua decisão de priorizar inteiramente sua formação acadêmica, por isso, pretende participar ativamente das atividades extracurriculares disponibilizadas pela universidade. Segundo ela, uma das razões mais fortes que a levou a se voluntariar no projeto preparatório para a OBEMEP foi sua disponibilidade de tempo, assim como interesse no assunto. Além disso, o que despertou a seu interesse em participar do projeto foi o gosto pela docência e a visível necessidade de projetos como este nas escolas, pois, no entendimento dela, “somente o tempo disponibilizado às aulas de matemática, nas escolas, não são suficientes para suprir todas as dúvidas dos alunos sobre conteúdos matemáticos que são necessários para fazer a prova da OBEMEP, que é bem complexa e exige um grande raciocínio lógico”.

A acadêmica Allyine ainda destacou que durante o desenvolvimento do projeto todos foram bem recebidos pela comunidade escolar e receberam total apoio da equipe pedagógica e dos professores. Já em relação aos alunos, ela salienta que eles se mostraram bastante motivados nas diversas atividades propostas, atentos e educados, mostrando muito comprometimento em relação à prova da OBEMEP. Além disso, as expectativas deles foram atingidas, pois vários alunos foram aceitos para a segunda etapa do projeto que será realizada no dia 13 de setembro de 2014. 

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