quarta-feira, 16 de julho de 2014

“Reivindicar; Manifestar; Paralisar”

Acadêmicos lutam por melhores condições no Campus Realeza.

Por:Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFFS Realeza)
           Co-autora: Andressa Masetto (Ciências Biológicas)

Nas últimas semanas, aconteceram, na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza, algumas manifestações, rodas de conversas e paralisações. Com o intuito de melhorar um espaço público e educacional, além de reivindicar e conscientizar a comunidade geral sobre a necessidade de mudanças e cumprimento de tarefas, os acadêmicos do Campus Realeza estão realizando atividades que possibilitem este entendimento.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFFS Realeza) – “Não Vou Me Adaptar”, vem organizando paralisações, debates e reuniões para que haja um constate diálogo entre os acadêmicos do Campus, para que sejam sanadas as dúvidas quanto a algumas pendências presentes na universidade, como em relação à construção de espaços como Bloco B, sala dos professores, Restaurante Universitário, Moradia Estudantil; permeando ainda aspectos como: a melhoria do trevo que dá acesso à Universidade, localizado na PR 182, estando este sob domínio do estado, além das demais estruturas previstas para serrem construídas em o todo o Campus.
Além disso, prevê-se a abordagem de outras discussões, como: a precarização do Ensino Superior público, que apresenta a falta de professores e funcionários; a falta de assistência estudantil; a falta de bolsas de pesquisa e extensão; a falta de infraestrutura, de salas de aulas, entre outros aspectos.

No dia 02 de julho, os acadêmicos pararam o trevo que dá acesso ao campus. Com faixas e cartazes, bloquearam o tráfego. Vários docentes aderiram à mobilização e liberaram os estudantes para participarem das atividades previstas para todo o dia. Essa foi apenas uma das formas encontradas para chamar a atenção dos demais membros do corpo universitário.
Diante da força que se estima encontrar na comunidade universitária, na qual se encontram muitos estudantes oriundos da escola pública, espera-se que esses alunos lutem por seus direitos e por questões básicas, como segurança e educação.
A frase "o gigante acordou" foi bastante utilizada durante as manifestações de 2013, em referência ao despertar da consciência crítica dos brasileiros. E com essa mesma frase, o DCE apela a todos os estudantes, moradores da região, técnicos, professores e demais agentes sociais para que não nos adaptemos. Vamos acordar e nos movimentar, participar dessa luta que também é Nossa!
Assim, o DCE convida a todos para participarem das reuniões e mobilizações que estão acontecendo no Campus Realeza. 

Dioni Angelin/DCE-Realeza
Roda de conversa na noite de 02/07, com os acadêmicos do Campus Realeza.

Douglas Kichel
Paralisação dos acadêmicos no trevo que da acesso a Universidade na PR 182, na tarde do dia 02/07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário