sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Comunica recebe a coordenadora do Curso de Letras, professora Dra. Raquel Moreira

Por Aline Holdefer (Letras/UFFS)

Arquivo pessoal
Professora Raquel Moreira durante uma viagem em Paris.
O projeto Comunica entrevistou, no dia 6 de novembro, a professora Dra. Raquel Moreira, empossada na data de 10 de abril de 2014, e que foi recentemente nomeada coordenadora do Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, cargo que era antes ocupado pela professora Dra. Sabrina Casagrande.
Natural de Sapucaia do Sul (RS), Raquel realizou a sua graduação em Letras – Português e Inglês pela Unioeste de Cascavel. A princípio, o seu objetivo era fazer faculdade de jornalismo/comunicação social, entretanto, o curso não era oferecido em Cascavel e a cidade mais próxima em que poderia ser encontrado era em Curitiba. Devido a essas circunstâncias, optou por fazer o curso de Letras, pois assim poderia após terminar esse curso, ingressar na faculdade de jornalismo e eliminar os componentes curriculares de inglês e de português. Mas os seus planos acabaram falhando. Raquel acabou se apaixonando pela faculdade de Letras, principalmente pela área da Linguística, e, além disso, salientou que o curso oferecia uma visão do mundo e da sociedade, o que é bem importante.

Com relação a sua dissertação de mestrado, a professora conta que conseguiu bolsa de estudos em uma instituição de Porto Alegre, especificamente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), e durante o tempo dedicado ao mestrado residiu em Porto Alegre. A dissertação abordava o tema da análise do discurso, tratava das questões de ensino voltadas para a análise das produções textuais em materiais didáticos na contraposição entre a Linguística Textual e a Análise do Discurso.
Já com relação ao doutorado, como trabalhou logo após a sua formação acadêmica com jovens em risco social, Raquel decidiu unir essa questão e analisou a violência simbólica numa instituição de internação de adolescentes em conflito com a lei. Para realizar tal trabalho, entrevistou alguns funcionários e adolescentes daquela instituição.
A professora ainda salienta que decidiu vir para a UFFS para poder ficar mais perto dos seus familiares. E algo que contribuiu para essa mudança foi o fato de a professora Luciana Iost Vinhas, que já trabalhou em nossa instituição, também querer transferência, e justamente para o RS, o que possibilitou a redistribuição.
Antes de ingressar para a UFFS, Raquel trabalhou como substituta na Unioeste, por dois anos; em seguida, passou a trabalhar na UTPR (Toledo); e por fim, trabalhou também na FURG.
Ao ser perguntada sobre o que está achando da UFFS, Raquel comenta que já se identificou com a instituição, pois apresenta um perfil interessante e diferente. Segundo ela, trata-se de uma universidade que consegue entender qual o processo de educação que a sociedade precisa nesse momento, no sentido de que ela não é restrita a um determinado grupo de pessoas.
Durante a conversa, a professora mencionou que um livro que a marcou foi Ana Karenina, escrito pelo russo Tolstoi, que trata das relações humanas e sociais com primazia. Sobre os planos para o futuro, a professora comenta que pretende fazer pós-doutorado em Bruxelas (Bélgica) ou em Paris (França).
Com relação à coordenação do Curso de Letras, especificamente sobre as melhorias que o curso pode receber, Raquel salienta que uma das mais importantes melhorias seria a implantação de um novo PPC, pois existe uma sobrecarga de componentes e de carga horária na atual composição curricular. Outro ponto ressaltado foi a necessidade de trazer o entendimento, aos acadêmicos, de que a formação vai além da sala de aula, por isso a importância de se participar das atividades e projetos ofertados no curso.
Para finalizar, a equipe do projeto Comunica agradece à professora Raquel pela receptividade e deseja que ela possa desenvolver um ótimo trabalho, tanto na coordenação do curso, como também no cargo de professora.


Um comentário: