Por: Ana Paula Cigolini (Química)
O II
EAQUIM: os diversos olhares sobre a química
iniciou no dia 19/11/14, às 19h15min, no auditório da Universidade
Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus
Realeza. Inicialmente foi feita a mesa de honra e em seguida
cantou-se o hino nacional, após, a representante discente Dioni
Angelin tomou a palavra, agradeceu aos presentes e desejou um bom
encontro. Em seguida, a prof. Liziara Cabrera falou e agradeceu aos
alunos e aos professores que organizaram o evento. Finalizando, o
diretor do Campus
Realeza, professor Otto, tomou a palavra e enfatizou a importância
da semana acadêmica.
Após,
foram apresentados os seguintes trabalhos dos universitários:
- O dialogo no espaço-tempo da sala de aula de química;
- A educação exclusiva nas investigações dos grupos de pesquisa em educação química no Brasil;
- Projeto de ensino pela pesquisa por meio de temática alcoolismo: influência do uso contínuo do álcool no funcionamento do organismo humano;
- A educação inclusiva no ensino de química pautada nos trabalhos publicados naQuímica Nova na Escola;
- Mitos e verdades relacionados aos animais peçonhentos e venenosos: uma proposta de educação ambiental;
- Formação de professores: abordando as mudanças necessárias durante a formação inicial;
- Contribuições do estágio em ciências para a formação de licenciados em química: relato de experiências;
- Oficinas de ensino no contexto da casa familiar rural: a química na produção do pão;
- Temática alimentar industrializados e os males de seu consumo exagerado no organismo, no contexto do ensino de química;
- A abordagem da diversidade de animais vertebrados no Brasil, principalmente na região oeste do estado do Paraná, com uma perspectiva em educação ambiental;
- Formação de cristais de sulfato de cobre: um relato de experiência da educação básica.
Às 20h30min foi servido um
ótimo coffee break,
na sala 210, e logo após iniciou-se a palestra com a professora
Aline Machado Dorneles, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(FURG), sobre a experimentação investigativa na formação de
professores de química. A palestrante falou sobre as expectativas
quando ingressamos no curso de química e enfatizou o pouco uso dos
laboratórios no ensino médio. No final foi aberto para perguntas,
com boa participação da plateia. O término do primeiro dia deu-se
às 22h00min, aproximadamente.
Às 14h00min do dia 20/11/14,
iniciou-se o segundo dia do II EAQUIM, com o minicurso três:
eletrodeposição de metais, ofertado no laboratório 205 pela
Edineia Paula Sartori Schmitz (UFFS/Realeza). O mesmo curso também
foi ofertado à noite, juntamente com outros quatro cursos:
Geoquímica de meteoritos (Geólogo Rodrigo Sato); Linux, liberdade e
fotografia (Wagner Hoffman - Colégio Estadual Guilherme de Almeida –
Santa Izabel do Oeste); Ensino por investigação (Olga Maria Ritter
Peres, Rosana Franzen Leite, Daniela Jéssica Trindade, Lorraine Mori
- Unioeste/Toledo); Vida longa aos phmetros (Neide Hiroko Takata,
Larrissa Berbel, Luana Pachechne - Unicentro/ Guarapuava). Às
20h30min foi servido o coffee
break no auditório,
juntamente com uma apresentação musical gaúcha de alguns
professores da área de química.
O terceiro e último dia do
evento iniciou-se às 19h15minh no auditório do Campus
com a palestra “Educação escolar indígena: do passado ao
presente rumo ao ensino superior”, com o professor Antonio Marcos
Myskiw, da UFFS – Realeza. O professor enfatizou a entrada de
alguns indígenas em nossa universidade no próximo ano e lançou um
questionamento: Como iremos recebê-los? Buscou passar um breve
relato sobre o passado histórico dos índios no Brasil, que tiveram
uma educação baseada nos costumes dos brancos e não da sua própria
comunidade indígena, falou do estado presente dos índios no Brasil
e as perspectivas de futuro desse povo. Após às 20h30min foi
servido o coffee
break, e depois
ocorreu o último evento do II EAQUIM, a mesa redonda com o tema
integração escola-universidade: potencializando a formação de
professores de química, com as professoras Rosana Frazen Leite
(Unioeste/Toledo), que destacou os modelos de formação de
professores; em seguida a professora Rosane Baldissera (Colégio
Estadual Guilherme de Almeida – Santa Izabel do Oeste), que
enfatizou a experiência sua com o PIBID e seu aprendizado como
professora na formação de docentes. E finalizando, o professor
Jackson Luís Martins Cacciamani (UFFS/Realeza) agradeceu a presença
das professoras e enfatizou a linguagem na formação de professores
de química. Em seguida, foi aberto aos ouvintes um espaço para
debate com boa participação do público. Assim, finalizou-se a
noite e o II EAQUIM. Foram entregues pequenas lembranças a todos os
professores palestrantes.
Muito Bom
ResponderExcluir