terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Curso de Letras realiza o 1° Encontro Acadêmico


Por Aline Holdefer (Letras/UFFS)

A coordenação do Curso de Letras juntamente com o Centro Acadêmico “Eu Passarinho”, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, organizaram, nos dias 26 e 27 de novembro, o 1° Encontro Acadêmico de Letras, que contava com o tema “Diálogos interdisciplinares”. 

Na quarta-feira (26), realizaram-se durante a tarde algumas apresentações de trabalhos. Já no período noturno, deu-se a abertura oficial do evento. Após o pronunciamento dos membros da mesa de honra, o Grupo de Teatro La Broma apresentou uma performance espetacular. Os membros do projeto encenaram poemas das escritoras da Academia Cascavelense de Letras (ACL). Com o término dessa apresentação, os acadêmicos e professores foram direcionados para o coffee break e, logo em seguida, ocorreu uma palestra intitulada “Mulheres poetas poetizadas” ministradas pelas escritoras que fazem parte da ACL, Vera Fonseca, Tere Tavares, Maria Lucia Kleinhans Pereira e Maria Aparecida Palma. Cada uma das escritoras da ACL fez uma breve fala de como surgiu a ideia de ser escritora, além de tratarem da inserção da mulher no espaço da escrita, salientando alguns nomes consagrados que encontramos em nossa literatura. Além da participação delas, o evento contou com a presença de uma professora/escritora de Realeza, Marli Tereza Ost, que fez uma breve descrição da sua vida e após ler um de seus poemas causou uma forte emoção na plateia.

No segundo dia de atividades, mais especificamente no período da tarde, ocorreram três oficinas, uma de Curso de Língua Guarani, ministrada por Jazmín Rocío Gutiérrez Ayala, acadêmica da UNILA; uma oficina de Culinária Hispanoamericana, sob a coordenação da professora Ms. Cassiani Tasca, juntamente com as acadêmicas de Nutrição, Angela Andreolli, Cleide Kerber e Flávia Pavanelo; e também uma oficina de restauração e revitalização de livros, ministrada pela bibliotecária Simone Padilha. Além dessas oficinas, realizou-se também um minicurso sobre Literatura nos escritos de viajantes, ministrado pelo professor Dr. Antônio Marcos Myskiw.

Já pela noite, o encontro contou com a participação do professor Ms. Mario Ramão Villalva Filho, que ministrou uma palestra com o tema “O Guarani único e diverso: a língua e cultura nas aldeias e fora dela”. O professor fez uma contextualização histórica do idioma, além de exibir um vídeo infantil com as saudações em Guarani, com o objetivo de demonstrar e ensinar o público presente a pronunciar algumas frases pertencentes àquela língua. Foi uma atividade interessante e interativa. Para finalizar, mostrou uma música do grupo Alma Serrana, a qual conta a mistura da língua espanhola e guarani, e os participantes, mais vez, interagiram durante a atividade.
Ariel Tavares
Uma parte dos membros do grupo de teatro La Broma, durante apresentação na abertura oficial do evento.

Ariel Tavares
Escritoras da Academia Cascavelense de Letras e escritora de Realeza, durante conversa com os acadêmicos. 

Arquivo Comunica
Acadêmicos e professoras durante oficina de Língua Guarani com Jazmín Rocío Gutiérrez Ayala, acadêmica da UNILA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário