A semana do dia 13 a 17 de outubro de 2014 foi marcada pela realização de diversas atividades acadêmicas desenvolvidas na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza.
Na segunda-feira (13), especificamente no período vespertino, iniciaram-se as apresentações do IV SEPE – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, que foram realizadas nas dependências da universidade, com o objetivo de propor a integração e a socialização dos resultados obtidos por meio de projetos de pesquisa, ensino e extensão ofertados pela universidade. Este ano, o IV SEPE contou com a inscrição de mais de 60 trabalhos. Além dessas apresentações, seguiram as atividades culturais “Varal de poesias” e a peça “A bolsa amarela”, apresentada pelos membros do Grupo de Teatro La Broma. No período noturno, realizou-se, na Casa da Cultura do município, a abertura oficial do IV SEPE, que contou com a palestra intitulada “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. Além disso, houve uma apresentação musical executada pelo músico Renña Fredigo, do Projeto Cambiar.
Já na tarde da terça-feira (14), as atividades aconteceram nas salas da UFFS, em que foi dado continuidade às apresentações do IV SEPE. Nessa mesma tarde ocorreu uma apresentação do Grupo Musical Acordos Vocais. À noite, encerraram-se as apresentações do IV SEPE e o Grupo de Teatro La Broma fez uma apresentação.
As atividades prosseguiram na quarta-feira (15), onde foram realizadas algumas oficinas, entre elas “Dança do ventre”, “Oficina de capoeira”, “Oficina de Instrumentos de Cordas”, e para finalizar, à tarde, o La Broma apresentou a peça “A bolsa Amarela”, na Casa da Cultura da cidade. No período noturno, acontecerem duas palestras na Casa da Cultura, uma intitulada “Política educacional e inclusiva”, ministrada pelo professor Ms. Enio Rodrigues da Rosa, diretor do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), e a outra intitulada “As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação da pessoa com deficiência”, ministrada pela professora Dra. Elizabete Rossetto, da Unioeste de Cascavel.
Na quinta-feira (16), houve um debate referente ao dia mundial da alimentação e sobre a agricultura familiar, realizado no auditório do Campus, que contou com a presença de professores de outras instituições. Durante a tarde, realizaram-se oficinas voltadas para as mulheres que possuem câncer, sendo tais atividades coordenadas pelas professoras Renata Orlandi e Cassiani Tasca. Já pela noite, realizaram-se as oficinas “Dança contemporânea” e “Oficina de Libras”.
Por fim, para finalizar a semana, na sexta-feira (17), pela manhã, a UFFS recebeu a visita das escolas de Realeza e da região. Foram ministradas algumas oficinas com o intuito de mostrar os trabalhos desenvolvidos na universidade. A maioria das turmas que fizeram a visita era de alunos do terceiro ano do Ensino Médio, para os quais esse contato com a universidade possibilita obter uma visão mais real dos cursos, contribuindo dessa forma para a escolha da carreira que irão seguir.
Outro evento realizado do dia 15 a 17 de outubro foi o segundo encontro acadêmico do Curso de Física, conhecido como II EFISREAL. Durante esses dias, foram realizadas palestras, oficinas e minicursos.
Além de todas as atividades citadas acima, realizaram-se também os jogos do IV JUFFS, que foram sediados no Campus Laranjeiras do Sul, da UFFS.
Essas atividades trazem contribuições muito importantes para a formação dos acadêmicos, pois além de possibilitarem o aprendizado de novos conhecimentos, tornam possível a socialização de trabalhos realizados na universidade.
Yana de Barba
Alunos do Colégio Estadual Presidente Vargas, de Pinhal de São Bento, participantes da oficina de fotolegenda do Comunica. |
Matheus França
Bolsistas do projeto Comunica, durante apresentação de trabalho do IV SEPE. |
Arquivo Juffs
Nenhum comentário:
Postar um comentário