quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Semana do Diversa movimentou o Campus Realeza da UFFS

Por Aline Holdefer (Letras/UFFS)

A semana do dia 13 a 17 de outubro de 2014 foi marcada pela realização de diversas atividades acadêmicas desenvolvidas na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza.

Na segunda-feira (13), especificamente no período vespertino, iniciaram-se as apresentações do IV SEPE – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, que foram realizadas nas dependências da universidade, com o objetivo de propor a integração e a socialização dos resultados obtidos por meio de projetos de pesquisa, ensino e extensão ofertados pela universidade. Este ano, o IV SEPE contou com a inscrição de mais de 60 trabalhos. Além dessas apresentações, seguiram as atividades culturais “Varal de poesias” e a peça “A bolsa amarela”, apresentada pelos membros do Grupo de Teatro La Broma. No período noturno, realizou-se, na Casa da Cultura do município, a abertura oficial do IV SEPE, que contou com a palestra intitulada “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. Além disso, houve uma apresentação musical executada pelo músico Renña Fredigo, do Projeto Cambiar.

Já na tarde da terça-feira (14), as atividades aconteceram nas salas da UFFS, em que foi dado continuidade às apresentações do IV SEPE. Nessa mesma tarde ocorreu uma apresentação do Grupo Musical Acordos Vocais. À noite, encerraram-se as apresentações do IV SEPE e o Grupo de Teatro La Broma fez uma apresentação.


As atividades prosseguiram na quarta-feira (15), onde foram realizadas algumas oficinas, entre elas “Dança do ventre”, “Oficina de capoeira”, “Oficina de Instrumentos de Cordas”, e para finalizar, à tarde, o La Broma apresentou a peça “A bolsa Amarela”, na Casa da Cultura da cidade. No período noturno, acontecerem duas palestras na Casa da Cultura, uma intitulada “Política educacional e inclusiva”, ministrada pelo professor Ms. Enio Rodrigues da Rosa, diretor do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), e a outra intitulada “As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação da pessoa com deficiência”, ministrada pela professora Dra. Elizabete Rossetto, da Unioeste de Cascavel. 

Na quinta-feira (16), houve um debate referente ao dia mundial da alimentação e sobre a agricultura familiar, realizado no auditório do Campus, que contou com a presença de professores de outras instituições. Durante a tarde, realizaram-se oficinas voltadas para as mulheres que possuem câncer, sendo tais atividades coordenadas pelas professoras Renata Orlandi e Cassiani Tasca. Já pela noite, realizaram-se as oficinas “Dança contemporânea” e “Oficina de Libras”.

Por fim, para finalizar a semana, na sexta-feira (17), pela manhã, a UFFS recebeu a visita das escolas de Realeza e da região. Foram ministradas algumas oficinas com o intuito de mostrar os trabalhos desenvolvidos na universidade. A maioria das turmas que fizeram a visita era de alunos do terceiro ano do Ensino Médio, para os quais esse contato com a universidade possibilita obter uma visão mais real dos cursos, contribuindo dessa forma para a escolha da carreira que irão seguir. 

Outro evento realizado do dia 15 a 17 de outubro foi o segundo encontro acadêmico do Curso de Física, conhecido como II EFISREAL. Durante esses dias, foram realizadas palestras, oficinas e minicursos.

Além de todas as atividades citadas acima, realizaram-se também os jogos do IV JUFFS, que foram sediados no Campus Laranjeiras do Sul, da UFFS. 

Essas atividades trazem contribuições muito importantes para a formação dos acadêmicos, pois além de possibilitarem o aprendizado de novos conhecimentos, tornam possível a socialização de trabalhos realizados na universidade.

Yana de Barba 
Alunos do Colégio Estadual Presidente Vargas, de Pinhal de São Bento, participantes da oficina de fotolegenda do Comunica.


Matheus França
Bolsistas do projeto Comunica, durante apresentação de trabalho do IV SEPE.

Arquivo Juffs
Time de voleibol feminino do Campus Realeza, conquista o tricampeonato na competição.





Nenhum comentário:

Postar um comentário