sábado, 27 de abril de 2013

“Foco na inclusão”


Acadêmicos da 4ª fase de Ciências da UFFS Campus Realeza participam de mesa-redonda voltada à inclusão
Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)
No dia 22 de março de 2013, acadêmicos da 4ª fase de Ciências participaram de uma mesa-redonda, ministrada pela Professora Ms. Jane Terezinha Donini Rodrigues, da UFFS Campus Cerro Largo. Com foco na perspectiva de inclusão nas escolas, esse evento fez parte do encerramento da disciplina “Necessidades Educacionais Específicas”, ministrada pela professora Dra. Cristiane de Quadros e pelos professores Ms. Derlan Trombetta e Dr. Jackson Cacciamani. 
Vanessa Pagno/Comunica
Professora Jane durante sua fala.

Comunica Recebe: Professora Camila Caracelli Scherma

Projeto Comunica dá as boas vindas à nova professora de Língua Portuguesa e Linguística da UFFS Campus Realeza
Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)
Nesta edição, o projeto Comunica recebe a Professora Ms. Camila Caracelli Scherma, que chegou recentemente à universidade, depois de ter tomado posse no dia 18 de fevereiro e entrado em exercício no dia 22 do mesmo mês, para a área de Língua Portuguesa e Linguística. 
Arquivo Pessoal
Professora Ms. Camila Caracelli Scherma
Natural de Limeira (SP), Camila é graduada em Letras – Português/Inglês, pelo Centro Universitário Anhanguera (Pirassununga–SP), Mestre em Linguística, pelo programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, e está cursando Doutorado pela mesma instituição. Os temas de pesquisa a que vem se dedicando desde o Mestrado estão relacionados aos estudos de discursos acerca das atividades agrícolas e pecuárias brasileiras, com o olhar voltado à construção de compreensões acerca dos embates ideológicos que se dão entre as ideologias oficiais – aquelas que lutam pela manutenção da atual ordem das coisas – e as ideologias não-oficiais – aquelas que lutam pela ruptura da atual ordem. Neste contexto, os discursos se constituem como arena para os grandes embates sígnicos, por meio das palavras.
Antes de ingressar na UFFS, Camila trabalhou por mais de seis anos como professora de ensino de língua estrangeira e de língua portuguesa em escolas de educação básica na região de Campinas, onde desenvolveu aulas e projetos especialmente vinculados à produção textual e à inovação em relação às metodologias de ensino da língua portuguesa. Encontrava nessas escolas possibilidades e também limitações para realizar uma prática pedagógica orientada e alimentada por teorias profundamente comprometidas com o humano e com e com a mudança social.
Em conversa com o Comunica, a professora conta que escolheu a UFFS Campus Realeza por vários fatores, dentre eles se destaca “o fato de (a UFFS) ser uma Universidade cujo projeto é popular e visa à ampliação do acesso ao ensino superior público para os alunos oriundos de escolas públicas”.
Quanto a seus anseios em relação à universidade, Camila conta que “quando construímos expectativas, construímos projetos e memórias de futuro que, num momento inicial, têm um acabamento”, mas que, no entanto, “as vivências vão nos mostrando que os acabamentos que damos às construções de nossos projetos são acabamentos apenas provisórios que, por sua vez, vão nos mostrando que é preciso, ao longo das vivências, ir remodelando essas nossas memórias de futuro e dando novos acabamentos provisórios e assim por diante, num processo contínuo e sempre vivo”.
Quanto às suas relações com os acadêmicos e professores da universidade, Camila comenta que “as relações humanas são o que nos constitui enquanto sujeitos humanos”. Por isso, as relações que ela tem vivido na UFFS a constituem de um jeito novo, diferente, e que vêm constituindo um cotidiano também novo e diferente.
Camila ainda salienta que, no momento, está iniciando uma participação como professora colaboradora no Projeto Comunica Realeza: Laboratório de Produção Textual, orientando a produção de textos, além de outras atividades, relacionadas à docência, pesquisa e extensão
Em nome de toda a Comunidade acadêmica, o Comunica dá, mais uma vez, as boas vindas à professora Camila, desejando  que ela já se sinta “em casa”,  que a universidade  atenda a todas  as suas expectativas e  que suas  contribuições  à instituição  sejam sempre positivas, ajudando em seu avanço, progredindo, assim, juntamente com ela.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

“Adeus ano velho, feliz ano novo!”


Uma retrospectiva acerca dos semestres de 2012 e as boas-vindas para o ano letivo de 2013

Por Willian Moura (Letras Português e Espanhol)

Alguém se lembra quando foi que começou o ano letivo de 2012? Pois é, a grande boa notícia é que finalmente este ano, que parecia nunca acabar, chegou ao fim. 2012 se encerrou em abril de 2013 para os acadêmicos da UFFS.
Por mais conturbado que tenham sido os semestres 2012.1 e 2012.2, ambos deixarão uma trilha de experiências, conhecimento e lembranças para cada um que participou dos mesmos.
No mês de maio, os acadêmicos tiveram sua primeira integração, chamada de Intersul (Integração da Universidade Federal da Fronteira Sul), o qual ocorreu na cidade de Laranjeiras do Sul e foi organizado pelos próprios acadêmicos. O final de semana destinado para o Intersul contou com a presença de participantes de todos os campi da UFFS e foi um momento de integração acadêmica, com a disputa em algumas modalidades de esportes, além de oficinas e visitas técnicas para quem quisesse participar.
Em junho, houve a mobilização dos acadêmicos frente a iniciativa da abertura de um novo campus com curso de graduação em Medicina, antes mesmo dos 5 campi existentes estarem concluídos. Os acadêmicos foram às ruas, levantaram faixas e cartazes que demonstravam a preocupação destes com relação à situação educacional acadêmica da época.
Concomitantemente a isto,  surgiu o assunto greve. Universidades federais de todo o país paralisaram. Servidores técnico-administrativos em educação e docentes, juntos, reivindicavam, dentre outras pautas, a revisão de seus planos de carreira e uniram-se na luta a favor dos 10% do PIB para a educação. Servidores da UFFS declaram estar em greve no fim do mês de junho. 
Com o fim da paralisação, em meados de setembro, o Campus Realeza se prepara para mudança de endereço. Quem é que não se lembra da drástica transformação que foi quando tivemos que nos mudar? A experiência única de sermos as primeiras turmas a estudar no novo prédio, o primeiro campus a migrar para sua estrutura definitiva, mais retirado da cidade. Demorou um pouquinho para se acostumar com a nova estrutura, um prédio novo; nosso, propriamente dito.
Em outubro, inciaram-se as aulas do semestre 2012.2. Houve também uma semana de integração acadêmica. Todos os campi, juntos, envolvidos nos jogos universitários. O II JUFFS durou praticamente uma semana e aconteceu no Campus Cerro Largo, no Rio Grande do Sul. Durante essas semanas, a socialização entre os campi aconteceu de maneira amistosa e interativa, todos tentando trazer para casa uma medalha, um troféu para guardar como mérito. O Campus Erechim foi o campeão geral, porém, o espírito esportivo estava presente em todos os demais campi.
Com o retorno dos atletas, seguiram-se as aulas do semestre 2012.2, as quais prosseguiram até o final do mês de dezembro, mais precisamente na semana de Natal. Apesar de as aulas de 2012.2 estarem um tanto quanto atrasadas, houve um período de recesso até o final do mês de janeiro de 2013. Durante essas “férias de verão”, a UFFS mandou 6 ônibus repletos de acadêmicos para uma longa viagem a fim de participar de eventos da UNE nas cidades de Recife e Olinda, no Estado de Pernambuco. Os acadêmicos puderam conhecer novas culturas, culturas estas completamente diferentes das que estão habituados, além de observar a geografia de outras regiões do país, fazer amizades com acadêmicos de diversas universidades do Brasil trocando experiências sobre como é que anda a situação das universidades públicas na sua região. A volta às aulas deu-se no finzinho do mês de janeiro e o fim do semestre 2012.2, como dito anteriormente, aconteceu neste mês de abril.
O Comunica, após a longa jornada de 2012, espera que todos estejam preparados para o início do primeiro semestre de 2013, semestre este que vem repleto de novidades. O Campus Realeza, que antes contava com quatro cursos, agora conta com sete (Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Física, Letras: Português e Espanhol, Medicina Veterinária, Nutrição e Química). Os elevadores do Bloco A já podem ser utilizados e os tão aclamados laboratórios entram em funcionamento ainda neste semestre.
O Comunica espera que os calouros 2013 sejam bem recepcionados e acolhidos por toda a comunidade acadêmica e que possam viver a universidade ao longo da sua graduação.
Desejamos Boas-Vindas a todos e um proveitoso semestre!!!

I Semana de Socialização do Curso de Letras


Discentes apresentaram trabalhos desenvolvidos em componentes curriculares ministrados no semestre 2012.2

Por: Andressa Masetto (Letras: Português e Espanhol)


Nos dias 02 a 05 de abril, última semana do semestre 2012.2, ocorreu a I Semana de Socialização do Curso de Letras. A semana foi destinada para as apresentações dos trabalhos desenvolvidos em componentes curriculares no decorrer do semestre. Foi um momento de troca de experiências entre os acadêmicos do curso. 

Na noite do dia 02, aconteceu o Seminário de Autoavaliação do Curso de Letras, referente ao semestre 2012.2. O seminário é um momento em que os acadêmicos podem expor seus pontos de vista em relação a tudo que diz respeito ao curso, desde a estrutura da universidade até as aulas ministradas, é um momento de críticas e sugestões, que auxiliarão na melhoria do curso.

A socialização dos trabalhos desenvolvidos nos componentes curriculares “Meio Ambiente, Economia e Sociedade” (MAES), ministrado pela professora Ângela Della Flora, “Estudos da Língua Espanhola II” (ELE II), ministrado pela professora Marilene Aparecida Lemos,  e “Estágio Curricular Supervisionado de Língua Espanhola I” ministrado pelos professores Ana Carolina Teixeira Pinto e Marcos Roberto da Silva, aconteceu na noite de 03 de abril. Os acadêmicos da 2ª  Fase apresentaram para as demais fases os trabalhos realizados nos componentes curriculares MAES e ELE II. Os acadêmicos da 6ª fase apresentaram os trabalhos referentes aos Estágios de Língua Espanhola.

Foram apresentados na noite de 04 de abril os trabalhos desenvolvidos nos CCRs, “Leitura e Produção Textual II” (LPTII) e “Iniciação à Prática Científica” (IPC), da 2ª Fase, ministrados, respectivamente, pelos professores Clóvis Alencar Butzge e Luciana Iost Vinhas, e os discentes de “Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa”, da  6a Fase, ministrado pelo professor Clóvis.

Para encerrar a semana, os professores, Ana Carolina, Marcos Silva e Marilene Lemos organizaram a noite destinada apresentações em espanhol. O  “Dia E - Del Español”, contou com a participação especial do projeto de Extensão “Grupo de Teatro La Broma.” A noite foi encantadora, com muita música e apresentações de teatro. Uma confraternização com pratos e bebidas tipicas de alguns países de língua hispânica fechou a I Semana de Socialização do Curso de Letras. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

DE CARA NA UFFS



Por: Willian Moura (Ciências Naturais)

Nome: Andréia Belusso

Idade: 21

Relacionamento: Solteira
Acadêmica da 6ª Fase do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais
Bolsista do projeto PIBID, coordenado pelo Prof. Marcos Ohse
Voluntária no Grupo de Estudos Biodiversa, coordenado pelas Professoras Cherlei Coan e Caroline Voltolini

Uma frase: É a inteligência que vê, é a inteligência que ouve, e tudo o mais é surdo e cego. Epicarmo
 
Uma música: Avenged Sevenfold – Dear God

Um livro: "Dom Casmurro". Confesso que Machado de Assis me inquietou as entranhas por meses com sua frase final "quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me ?". 

Um filme: "E o vento levou"

Um ídolo: Meu pai

Um hobby: Ler e outros que essa sociedade de "regras" de condutas moralmente aceitas e silenciosamente impostas não me permitem colocar aqui sem submeter a minha pessoa à má índole.

Veio de: Salto do Lontra

Do que sente mais falta: da minha mãe

Uma palavra: Respeito

Uma perspectiva a curto prazo: Minha graduação
 
Uma perspectiva a médio prazo: Um mestrado/doutorado na área biológica

Uma perspectiva a longo prazo:
IGUALDADE. Seria mais bonito levar como perspectiva a curto ou médio prazo de que eu esperasse uma sociedade unida o mais rápido possível, mas é que há muito a se mudar. Então, minha esperança, em uma manifestação quase mirabolante, espera que todos, independente de raça, cor, religião, orientação sexual, tenham os mesmos direitos, em uma luta travada e vencida aos poucos, eu admito. "Muito se fala dessa tal liberdade, desse direito pleno e inviolável que todo ser humano possui, desde os primeiros passos fora do útero. Até andam dizendo por aí que o hímen da censura, aos poucos, tem sido perfurado e que agora sangra, graças ao grito daqueles que cansaram da mordaça. " Ricardo Coiro

O melhor da UFFS é: A cachorrada... brincadeira! A galera é claro.

Por que a UFFS?
Não foi algo planejado. A UFFS surgiu no meu caminho como oportunidade e eu agarrei.

O que está achando da UFFS?
Permito-me deixar minha resposta em aberto e ainda justifico que eu sei que tudo são fases, que tudo vai mudar. Não podemos ficar estagnados em problemas estruturais ou em tantos outros que ficamos reclamando. Pra mim, é de uma crueldade incomensurável dizer o que penso da UFFS agora e ficar achando defeitos ou críticas. Deixo no meu ínfimo apenas a certeza de "eu" estou fazendo valer a pena.
 
Se fui brega ou piegas em muitas de minhas respostas, peço desculpas, porque nem todos sabem viver circunscritos num espaço pouco confiável, cheio de normas e condutas e, ao mesmo tempo, livre para o exercício de qualquer fantasia.

Novas caras, muitos desafios


UFFS elege novo Conselho Universitário

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ UFFS)
e Vanessa Pagno (Ciência Naturais/ UFFS)

  No dia 20 de fevereiro de 2013, aconteceu a eleição para os representantes docentes, técnico-administrativos e discentes da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza, para o Conselho Universitário (CONSUNI). Como já frisado nas demais edições do Comunica, o CONSUNI é o órgão de maior poder deliberativo da universidade. Por isso, é de suma importância que se tenha conhecimento do como se configura o presente processo eleitoral, assim como as projeções para esta nova gestão do conselho.
  O Comunica conversou com o ex-diretor de campus da UFFS – Realeza e atual pró-reitor de graduação da UFFS, o professor João Alfredo Braida, para obter mais informações sobre o Conselho. Para entender o que é o CONUNI, precisamos conhecer sua estrutura, que “o CONSUNI é integrado por 30 docentes eleitos, sendo 10 do Campus Chapecó e 5 de cada um dos outros 4 Campi; 6 estudantes e 6 técnico-administrativos em educação sendo, respectivamente, 2 do Campus Chapecó e 1 de cada um dos demais campi. O Campus Chapecó tem o dobro de representantes eleitos, em relação aos demais campi, porque a ideia é manter a proporcionalidade entre os três estados (RS, SC e PR), assim como em Sc há um só Campus e nos demais estados há 2 campi, o Campus Chapecó tem o dobro de representantes. Além dos conselheiros eleitos, integram o CONSUNI o Reitor, o Vice-Reitor, os Diretores de Campus e 3 representantes da comunidade externa, que são indicados pelo Conselho Estratégico e Social. Os pró-reitores (de Graduação, de Planejamento, de Administração e Infraestrutura e de Extensão e Cultura) também são Conselheiros, porém sem direito a voto.”
  Com relação ao processo eleitoral que aconteceu no mês de fevereiro, ainda há um questionamento sobre as chapas concorrentes, pois uma das vagas para docentes destinadas aos professores da UFFS – Campus Realeza não foi ocupada em virtude da desistência de uma das chapas. Sobre essa questão, segundo o professor Braida, “teremos novas eleições. O edital para esta eleição já foi publicado” sendo que a nova votação deverá ocorrer na primeira semana de abril. Independente do processo de ocupação desta vaga restante, a solenidade para tomada de posse dos novos conselheiros está prevista para o dia 21 de março.

Comunica – Quais as principais pautas que o novo conselho debaterá e quais os principais desafios?
João Alfredo Braida - O principal desafio do CONSUNI é ele ser capaz de perceber quais são os debates mais importantes para a Universidade. Não é possível o Conselho gastar horas debatendo se uma comissão deve ter 5 ou 7 membros, se a pauta terá 4 ou 6 itens, se o item X será debatido antes ou depois do Y. Isso não pode mais acontecer. Há temas extremamente importantes, nos quais o CONSUNI não conseguiu avançar, como o Regimento Geral da Universidade e a reforma do Estatuto. Penso que o CONSUNI deveria retomar a reforma do Estatuto imediatamente e, em sequência, trabalhar na conclusão do Regimento Geral e na aprovação do PDI. Com o acúmulo dos debates já feitos na comunidade, é possível concluir esses três documentos ainda em 2013. Se os Conselhos dos campi se somarem nesse esforço, seria possível concluir também os Regimentos dos Campi. Isso permitiria que, ao final do quarto ano de funcionamento, a Universidade tenha os documentos que regulam seu funcionamento, incluindo a regulamentação para as eleições dos Coordenadores de Curso, das Unidades Acadêmicas de Base, Diretores de Campus e Reitor. Em 2014, o CONSUNI poderia, então, se debruçar sobre a revisão dos regulamentos já aprovados, mas que precisarão ser adaptados ao novo Estatuto e aos Regimentos Gerais da Universidade e dos Campi. Com as experiências acumuladas nestes primeiros anos de funcionamento, não tenho dúvidas, estes documentos ficarão muito bons e, portanto, só precisariam pequenas reformas futuras. Isso dará condições da Universidade entrar em um período de efetiva consolidação.
 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?


O Comunica quer saber: O que os acadêmicos da UFFS farão nesta Páscoa?

Por: Willian Moura e Andressa Masetto (Comunica/UFFS)

   Páscoa: para alguns é um momento de reflexão, de repensar nas escolhas que têm sido feitas, um momento de oração, de amor ao próximo. Para outros, é apenas um feriado prolongado, que começa na sexta e termina no domingo. Alguns ainda pensam que é o momento perfeito para se empanturrar de chocolates, ovos de páscoa e colombas pascais. No Aurélio, Páscoa é uma “festa anual dos cristãos, que comemora a ressurreição de Cristo e é celebrada no primeiro domingo depois da lua cheia do equinócio de março.”
    O Comunica foi em busca do que pensam alguns acadêmicos sobre esse feriado: o que eles pretendem fazer, quais suas ânsias e seus desejos para esta Páscoa.
    Para a acadêmica de Ciências Naturais Tatiana Palinski, esta Páscoa é diferente. É ruim, pois caiu bem no fim do semestre, o que não costuma acontecer. Sendo assim, Tatiana tem alguns trabalhos pendentes que, infelizmente, deverão ser acabados neste feriado prolongado. “Esta época remete a descanso, festas, coisas que não terei neste ano. Acredito que no sábado passearei na casa dos meus avós, passando o fim de semana com eles e com meus livros, pois provavelmente terei que levá-los junto comigo. No domingo, como estarei com toda a família, espero não ter que fazer nada da universidade, e, sim, descansar e curtir um pouco os parentes. Aaaaah, não ganharei nenhum ovo de Páscoa, isso é quase certeza.”
Outra acadêmica entrevistada foi a Neusa Cardoso, do curso de Letras, que, ao ser indagada sobre o que faria nesta Páscoa, disse que passaria na casa da mãe. “Já é uma tradição para ela (mãe), receber os filhos nesta época. É um bom momento, pois é feriado e, geralmente, os parentes se reúnem”, finalizou, empolgada.
    João Carlos Rossi, também do curso de Letras, segue na mesma linha pascoalina, e, ao ser questionado sobre o que faria nesta Páscoa, disse que, como é costumeiro, passaria com a família. Emocionado, João explica ao Comunica o que é Páscoa para ele: “eu atribuo um significado à Pascoa de acordo com os valores passados pela minha família. Páscoa para mim é um momento de reflexão, não é um dia como todos os outros. A Páscoa tem um significado mais além; é o momento de recomeçar e repensar no que for preciso.”
   Andreia Thais Coradeli, do curso de Nutrição, acha um pouco difícil responder qualquer coisa sobre a Páscoa. “Nasci e fui criada nos ensinamentos do cristianismo. Portanto, aprendi que esta data deveria representar toda uma questão reflexiva sobre morte e ressurreição, amor ao próximo, etc, etc. Mas cresci e percebi que isso não acontece”. Inconformada, Andreia diz que o que ela vê é que o alvo principal desta data, assim como de muitas outras, é o comércio: “simples e puro, capitalismo e marketing. Fazem de tudo para aumentar as vendas, aumentando a riqueza nas mãos de poucos, aumentando as desigualdades. Estimulando as crianças a reconhecer o preço das coisas e não o verdadeiro valor de pequenos gestos. Não estou tentando incentivar as pessoas a não comprarem chocolates, ou qualquer outra coisa, mas, sim, a ensinar que a vida não é apenas isso.” Finalizando, Andreia diz que ainda não decidiu o que fará neste feriado, pois sua vida acadêmica anda um pouco turbulenta, e que provavelmente irá para sua cidade natal, ver a família e alguns amigos.
   Estes são os pensamentos de apenas alguns acadêmicos deste campus. E você, já decidiu o que fará nesta data? O Comunica deseja um excelente feriado a todos.

DIA DA POESIA


Uma pequena homenagem a um dos maiores poetas do Romantismo.

Por: Andressa Masetto (Letras: Português e Espanhol)


No dia 14 de março, comemora-se o Dia Nacional da Poesia, por se tratar da data de nascimento de um dos maiores poetas brasileiros, Antônio Frederico de Castro Alves. Ainda jovem, Castro Alves ganhou o título de “Cantor dos escravos”, por ter abraçado a causa da liberdade e abolição da escravatura. Sua obra mais famosa é “O Navio Negreiro.”

Na UFFS Campus Realeza, a equipe da biblioteca organizou uma bela homenagem ao poeta. Na semana da data de nascimento de Castro Alves, toda a comunidade acadêmica teve a oportunidade de expor e ler poesias. 
Andressa Masetto/Comunica
Espaço montado para homenagear o Dia da Poesia.