Realeza também conta com Jiu Jitsu e Capeira no campo das artes marciais
Por Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/UFFS)
Como falado em edição passada do Comunica, no texto “Vai encarar”, vamos falar aqui de outras duas artes marciais que estão fazendo parte do cotidiano dos realezenses: Jiu Jitsu1 e Capoeira2.
Capoeira
Como falado em edição passada do Comunica, no texto “Vai encarar”, vamos falar aqui de outras duas artes marciais que estão fazendo parte do cotidiano dos realezenses: Jiu Jitsu1 e Capoeira2.
Capoeira
A história da capoeira é antiga, trata-se de uma manifestação cultural, a qual surgiu do encontro das culturas do índio, do negro e do português aqui do Brasil. É entendida como um jogo, que busca a corporeidade humana, a qual é baseada no diálogo do corpo, sendo que os jogadores são avaliados conforme as perguntas que irão desenvolvendo com o próprio corpo, os movimentos envolvem os braços, as pernas, a cabeça e todo o corpo.
Aqui em Realeza, a arte é ministrada pelo acadêmico de Medicina Veterinária, Evandro Rodrigues (Maka), que pratica a capoeira desde os 4 anos de idade. Na capoeira, existe um sistema oficial. Conforme o tempo de prática, o capoeirista possui determinada graduação entendida por corda, no caso de Evandro, ele possui a 7ª graduação (corda) e é considerado estagiário.
Sobre a ideia de trabalhar com isso, ele diz que ficou sabendo que outras artes estavam sendo desenvolvidas pelos professores da universidade, exemplo do Aikido, trabalhada pelo professor Gentil, e então ele pensou: por que não ter a capoeira também?. A partir daí, então, começaram as aulas.
Da importância desse jogo, Evandro diz que como qualquer outra atividade esportiva/física, a capoeira auxilia no bem estar físico e mental, ajudando, inclusive, no reflexo, autoestima e interação social. Até agora os resultados são satisfatórios, os alunos que praticam essa modalidade mostraram interesse e vontade de aprender sempre mais. E isso lhe dá animo, segundo o capoeirista, pois ele pretende realizar projetos como apresentações e viagens de integração com capoeiristas de outras cidades e, quem sabe, descobrir talentos dentro da capoeira e talvez até futuros professores dessa arte.
Lembrando que as aulas acontecem na UFFS, nas segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 18:00 às 19:00. A capoeira não tem limite de idade, peso, sendo assim, todos são bem vindos.
Meninos fazendo alongamento durante os treinos da Capoeira |