quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Festa do Padroeiro Cristo Rei

 Carreata ocorrida no dia 20 de novembro

Por Geovane da Rocha (C.E. Doze de Novembro)

Estão sendo feitas reformas no pavilhão do Centro de Pastoral da Matriz de Realeza. Para a arrecadação de fundos, fez-se uma promoção e baile com o objetivo único das melhorias necessárias. Nesse ano, em sua segunda edição, o baile também vem com o intuito de celebrar os cinquenta anos da primeira missa em Realeza.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

DE CARA NA UFFS

 
Por Willian Moura (Ciências/UFFS)

Nome: Luana Patricia Rabelo Grando

Novidades para os acadêmicos da UFFS Campus Realeza

Comércio realezense está aderindo à carteira estudantil
 
Por Juciane Fornal (Ciências/UFFS)

A carteira estudantil da UNE (União Nacional dos Estudantes), que foi confeccionada pelos acadêmicos da UFFS, proporciona aos estudantes descontos nas mais diversas áreas de lazer, cultura e entretenimento. A novidade é que, aos poucos, o comércio realezense está aderindo a essa parceria.

Nesta edição, o Comunica apresenta quais são as empresas do Município de Realeza que já confirmaram a parceria para a aceitação da carteirinha estudantil e que estão oferecendo descontos para os universitários:

Ser vários em apenas um

Teatro na escola está ajudando no desenvolvimento intelectual e motor dos participantes/alunos

Por Jéssica Pauletti (Ciências/Realeza)

Com expressões, figurinos e muita dedicação, o teatro ganha força pelos palcos do Brasil e, aos poucos, começa a fazer parte do cotidiano escolar. Seguindo esse pensamento, Josiane Corrêa resolveu "por a mão na massa" e garantir um pouco mais de alegria e conhecimentos aos participantes/alunos do colégio João Paulo II, organizando um projeto de teatro.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

FOTO-POEMA | PROJETO COMUNICA


Por Felipe G. Weisheimer (C.E. Doze de Novembro)


 Reflexões de um dia de verão

Depois de muito pensar viajando para o País das Maravilhas,

Vi que meu mundo gira ao contrário,

Sentindo a brisa leve que entrava pelos vidros do carro,

Pude perceber que minha ligação com você não é estável.


Como uma borboleta no lodo,

O contraste entre nós é visível.

Mais visível que meu reflexo na água cristalina,

Mais visível do que se possa imaginar.


Tentar sentir todas as emoções possíveis nem sempre é bom,

Uma mistura de emoções pode causar um vazio irreparável,

Talvez sim.

Talvez não.


Nunca segui estereótipos, mas já usei frases prontas!

A lógica da vida não serve pra mim.

Adoro citar meus versos, odeio citar meus versos.

Depois que se conhece a realidade, não se tem mais vida.

Agradeço. Afinal, não a conheço.

DE CARA NA UFFS

 
Por Willian Moura (Ciências/UFFS)

Nome: Marcielly Dall Agnól Thomé

III NED – Uma troca de saberes e aprendizados entre docentes e futuros docentes

Por Willian Moura e Jessica Pauletti (Ciência/UFFS)

Realizou-se na segunda-feira, 07 de Novembro, o terceiro evento do NED (Núcleo de Estudos em Docência) na UFFS/Realeza. Ocorreram duas palestras que contaram com a presença de acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e de Licenciatura em Letras/Espanhol de Realeza, além da participação especial dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação no Campo, da UFFS/Laranjeiras.

Despedida com chave de ouro!

Projeto de extensão realiza sua última oficina do ano focando na obra de Chico Buarque de Holanda

                                                                                                               Juciane Fornal/Comunica
Professor Sérgio iniciando último o encontro do ano do projeto.

Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)

Na tarde do último dia 05 de novembro, muitos apaixonados pela música popular brasileira (MPB) se uniram para assistir à última oficina do projeto de extensão “História, Cultura e Poesia das letras na Música Popular Brasileira”, coordenado pelo Professor Dr. Sérgio Massagli.

Após o sucesso das oficinas voltadas para o “Samba”, “Bossa Nova” e “Tropicália”, o projeto decidiu apostar na obra de Chico Buarque de Holanda, grande cantor e compositor brasileiro. Como era de se esperar, este último encontro foi um verdadeiro show, teve de tudo, desde músicas de Chico Buarque até vídeos de obras do cantor, com direito a interpretação da música “Meu refrão”, de Chico Buarque, feita pela acadêmica do curso de Ciências, Ana Paula Ghizzo, acompanhada pelo som de violão tocado pelo comerciante César Detoni.

CRÔNICA

 Willian, meu caro,
  
Passei noites pensando na camiseta que usaste para levar o lixo pra rua, naquela madrugada enluarada. Camisetas falam muito. Veja bem.

Patrícia.
Levante pro alto e comece a rodar

Por Patrícia dos Santos (Letras/ UFFS)

_ Toc toc!

_ Quem bate?

_ É o pequeno príncipe!

O fato é que ele não disse exatamente isso, mas foi isso que eu ouvi naquele momento em que meus sentidos trabalharam num sistema fordista de reconhecimento do amor da minha vida.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CONSUNI elegerá novos representantes discentes

Por Juciane Fornal (Ciências/UFFS)

O Consuni (Conselho Universitário) é o órgão máximo da universidade, tem função normativa, recursal e deliberativa. Ele é composto pela comunidade externa, docentes, técnico-administrativos e discentes. Os atuais representantes discentes do Campus Realeza no Consuni são o acadêmico Oséias André de Lima (titular) do Curso de Ciências e o acadêmico Márcio Rogério Plizzari (suplente) do Curso de Letras.

A votação para os representantes discentes do Conselho Universitário acontecerá no dia 21 de novembro no hall em frente à Secretaria Acadêmica no período entre 8h00 e 21h00. Poderão votar todos os acadêmicos regularmente matriculados na UFFS Campus Realeza. Para que o eleitor exerça seu direito de voto, é necessário apresentar-se à mesa de votação com um documento com foto e assinar a uma lista de presença, sendo que cada eleitor poderá votar em 01 (uma) candidatura discente. A candidatura de representação acadêmica que for eleita começará a exercer seu cargo no próximo ano de 2012.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Comunica Indica

Por Felipe G. Weisheimer (C.E. Doze de Novembro)

Um filme: Flor do Deserto (Desert Flower - 2010)
Baseado no best-seller Desert Flower, o filme é autobiografia da modelo Liya Kebede. Não pense que conta a história de uma menininha de Beverly Hills, que vive no glamour e nada no dinheiro. Definitivamente esta história não chega nem perto disso. Liya nasceu em um vilarejo na África, e aos cinco anos - como rege a cultura local - foi circuncidada. Aos treze foi vendida para um casamento arranjado. O filme proporciona ao telespectador uma revisão de conceitos e a conhecer um pouco das raízes culturais deste povo. É realmente chocante!

Expovel: A força do agronegócio faz a festa da cidade

Por Geovane da Rocha (C.E.Doze de Novembro)

A Expovel é uma feira de exposições da cidade de Cascavel que, neste ano, chega a sua trigésima segunda edição. A Expovel 2011 aconteceu de 11 a 20 de novembro deste ano. Nos 10 dias, prestigiou-se não apenas a força do agronegócio, mas também atrações com gastronomia variada, shows, leilões, rodeios e muito mais. E para esta edição, uma das novidades foi o 1º Encontro de Orquestra de Viola Caipira.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ação: Comprar e Vender

 
Por Bruna Rel e Bruna Madey (C.E.Doze de Novembro)

No dia 10 de Outubro deste ano aconteceu na Casa da Cultura de Realeza uma palestra com o tema “Mercados de Ações e Futuros” ministrada por Sérgio Longaretti, graduado em administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Atualmente presta serviços à BM&FBOVESPA para divulgação do Programas de Popularização e Educacional.

A BM&FBOVESPA foi criada a partir da fusão entre a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e a bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Algumas das empresas brasileiras com capital aberto presentes na bolsa são: natura, Gerdau, Renner, Sub Marino, Bradesco, Vale do Rio Doce, CTC, CPFL Energia, Sadia, entre outras.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CONFISSÕES ENTRELINHAS - Conto

Por Felipe Weisheimer (C. E. Doze de Novembro)

Acordei, fui ao banheiro e parecia que eu estava chorando muito. Meu rosto estava inchado e meus olhos e nariz estavam vermelhos. Na pia, toda suja, estava uma luva preta. Resolvi pensar um pouco, e não conseguia lembrar porque estava assim. Depois de um tempo, roendo minhas unhas no escuro e escutando minhas músicas preferidas, tento não pensar em amor, ou algo do gênero, mas é isto que está fazendo meu mundo girar agora. Girar, ou cair, ainda não sei ao certo. Quando penso em melhorar, e esquecer o mundo lá fora, começa aquela música. Músicas tem esse poder. Elas mudam seu estado de espírito. Sinceramente "Beatles" nunca me deixaram tão emotivo quanto neste dia. Quando você começa a ficar triste você não quer mais voltar atrás, apenas quer continuar triste. Pelo menos por um tempo, ou até tudo escorrer pelos olhos.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Apresentação dos candidatos e suas propostas para o Conselho de Campus

 Por Juciane Fornal e Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)

O Conselho de Campus é um órgão de gestão da universidade e é a autoridade máxima do campus, ou seja, ele é responsável por deliberar os rumos e gestão do campus. Neste ano de 2011, teremos a primeira eleição para conselheiros de campus. Essa eleição será, de acordo com o que foi decidido na assembléia que ocorreu no dia 28 de outubro, no campus Realeza, através do voto universal e secreto, ou seja, todos os membros da comunidade acadêmica poderão votar, sendo que cada eleitor poderá votar em uma candidatura discente, quatro candidaturas docentes e uma técnico-administrativo.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

UFFS realizará III Seminário do Núcleo de Estudos em Docência

Para receber certificação de participação do evento,
 os interessados devem se inscrever no site
 http://www.neduffs/.org/, até o dia 06 de novembro

Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)

No próximo dia 07 de novembro, acontecerá, na UFFS campus de Realeza, o III Seminário do Núcleo de Estudos em Docência. O Núcleo de Estudos em Docência (NED) é uma iniciativa dos cursos de licenciatura da UFFS, o qual pretende estabelecer uma articulação entre professores formadores, professores em atuação na educação básica e estudantes das licenciaturas, além de qualificar o processo formativo desencadeado nas licenciaturas da universidade. Esse núcleo da UFFS foi criado no ano de 2010, a partir de um projeto institucional para concorrer ao edital do programa PRODOCÊNCIA (Programa de Consolidação das Licenciaturas) da CAPES (028/2010).

UFFS participa da 2ª Feira do Conhecimento em Dois Vizinhos

                                                                                                André Pimentel
 A secretária Silvana Veroneze apresentando a UFFS aos visitantes.

Por Juciane Fornal (Ciências/UFFS)

A UFFS Campus Realeza participou nos dias 28 e 29 de outubro da 2ª Feira do Conhecimento realizada no Colégio Estadual Dois Vizinhos, que consistia em uma Feira de Ciências em que os alunos apresentaram trabalhos e experiências desenvolvidos por eles durante o ano. Além da UFFS, diversas instituições de ensino superior foram convidadas a divulgar seus trabalhos, como a UTFPR, Vizivali, Unipar, Unisep, entre outras.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Lado “B” do Comunica

Conhecendo os integrantes do jornal UFFSense



Por Willian Moura (Ciências/UFFS)

Clóvis Alencar Butzge

Clóvis é o “Todo Poderoso”, ou melhor, o coordenador do Projeto Comunica e, também, do Curso de Letras da UFFS/Realeza. Após fazer um ano de Ciências Contábeis, decidiu que sua paixão não eram os números, mas, sim, as letras. Ah, e, é claro, sua esposa, a Graci. Como um bom homem convencional, gosta de jogar futebol, ler sites de jornalismo e procurar novas bandas de rock no youtube.com. Um segredo contado: adora filmes de super-herói. Super-herói preferido: Space Ghost. Nunca teve um ídolo, mas confessa que lê biografias, pois adora histórias de vida e busca nelas inspiração para a sua vida. Vive o futuro antes do tempo, sempre faz algo planejando o que virá depois. Odeia tirar fotos, mas, com custo, encontramos essa.

DE CARA NA UFFS



Por Willian Moura (Ciências/UFFS)

Nome: Maiara C. Marafon

Idade: 22 anos

Acadêmica da 4ª Fase do Curso de Letras – Português e Espanhol.

Relacionamento: solteira

Uma frase: Arrisque, pra depois não se lamentar pensando o que poderia ter acontecido se você tivesse feito.

Uma música: são muitas... Samurai - Djavan

Um livro: A Menina que roubava livros – Markus Zusak

Um filme: Kill Bill

Um ídolo: Paulo Leminski

Um hobby: ler, viajar, conhecer lugares diferentes...

Vem de: Ampére

Do que sente mais falta: da minha adolescência

Uma palavra: Respeito

O melhor da UFFS é: as amizades construídas e os bons professores que temos.

Por que a UFFS? Tem o curso que gosto, perto de casa e Federaaaal.

O que está achando da UFFS? Temos ótimos professores que sempre dão o melhor de si para que o ensino seja cada vez melhor e aguardamos ansiosamente pelo novo campus com toda a estrutura adequada.

Vai ter bisss!!??

Com o sucesso da primeira confraternização do curso de Ciências, professores e acadêmicos aguardam novo encontro

                                                                                                             Maiara Vissoto/ Ciências
      Integração entre professores e acadêmicos
                    do Curso de Ciências.

Por Jéssica Pauletti (Ciências / Realeza)

Nada melhor que começar a semana desse jeito! Foi isso que os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química puderam dizer depois da noite de segunda- feira, 24 de outubro de 2011. A confraternização entre acadêmicos e professores deste curso ocorreu na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) de Realeza e foi recheada de muito churrasco, saladas e altos papos.

Somos covardes

Por Maria Eduarda Collaço (C. E. Doze de Novembro)

Atualmente, percebemos cada vez mais que o desrespeito com as diferenças em todos os lugares está aumentando. O desrespeito, que antigamente poderia não ser notado, hoje em dia é, na maioria das vezes, percebido por todos, transformando-se em um novo conceito: o bullying. Ele se originou da palavra inglesa bully, que quer dizer valentão. O valentão seria o agente discriminador que pratica atitudes agressivas, verbais ou físicas com o intuito de humilhar outros.

Born This Way: o hino de nossa geração?

“Você pode ser quem quiser, não importa quanto dinheiro você tem ou de onde você vem. Tudo que importa é que você tenha ideias e criatividade.” – Lady Gaga


Capa do álbum “Born This Way” lançado no
dia 23 de maio deste ano. Na foto, a cantora aparece
 em metamorfose com uma motocicleta.


Por Geovane Da Rocha (C. E. Doze de Novembro)

Desde 2008 a cantora Lady Gaga, 24 anos, vem conquistando lugar na mídia graças aos seus dois primeiros álbuns: The Fame e o The Fame Monster. Mas somente em 2011 a cantora consegue chegar a um novo patamar em suas musicas. Lançado mundialmente em maio desse ano, “Born This Way” conta com estilos musicais variados como o jazz, soul, country, ritmos latinos e principalmente, como se repara nas imagens de divulgação, rock 'n roll. Porém, deve-se destacar as suas letras como um dos pontos altos.