terça-feira, 30 de agosto de 2011

O lado “B” do Comunica

  Por Willian Moura (Ciências/UFFS)

Com o intuito de conhecer e apresentar os membros desse tão nobre jornal UFFSense, o Comunica resolve criar mais uma nova coluna: “O lado ‘B’ do Comunica”.

Aqui será o espaço onde mostraremos de forma simples e bem humorada os bastidores e as personagens mais ilustres da equipe de Comunicantes da UFFS, que fazem com que semanalmente (quando possível) textos como esse parem no mural e no blog. Só para vocês!

Saberão quem são os bolsistas, os voluntários e os orientadores que fazem com que as matérias fiquem impecavelmente prontinhas para a publicação. Conhecerão também um pouquinho sobre os gostos, os defeitos e tudo mais de cada um.

AGUARDEM...
 

Conselhos existentes na UFFS Campus de Realeza

 Por Juciane Fornal (Ciências/UFFS)

Para o bom funcionamento de uma universidade é preciso a ajuda de conselhos, que são formados no intuito de debater e analisar os melhores rumos a serem seguidos pela mesma. É através desses órgãos que a comunidade acadêmica pode estar em todos os campos de decisão. Para que isso possa acontecer, a UFFS Campus Realeza conta com o Conselho Comunitário e Conselho de Campus. Em entrevista ao Comunica, o coordenador administrativo Jaci Poli ressalta a importância desses conselhos.

Jaci Poli explica que o Conselho Comunitário tem a participação de membros da universidade e representação majoritária da comunidade, composto por entidades e organizações governamentais e não governamentais que, de alguma maneira, têm relação com a UFFS. Sendo que seu principal objetivo é debater a inserção da universidade na região e comunidade em que está estabelecida.

                                                                                                         Juciane Fornal/Comunica
Professor Ms. Jaci Poli, Coordenador Administrativo do
Campus de Realeza

O coordenador Jaci Poli salienta que o Conselho Comunitário está inserido em um processo de avanço que a UFFS faz no sentido de que toda a comunidade participe dos debates sobre os rumos da universidade, com participação de entidades da sociedade civil regional. Com isso, espera-se conseguir relações mais estreitas para garantir demandas e perceber o papel da UFFS junto à população.

Sobre o Conselho de Campus, atualmente está em exercício uma Comissão Provisória composta por representantes docentes, discentes e técnico-administrativos responsáveis por elaborar o regimento do Conselho. Este regimento estará em debate público no próximo dia 31 de agosto, a partir das 14h00, para fechamento de proposta e aprovação, também para a definição da composição e eleição do mesmo.

O campus da UFFS de Realeza optou por primeiramente estabelecer as regras do regimento para após definir o Conselho. De acordo com o professor Marcos Beal, “a comissão está se esforçando para dar um caráter democrático e participativo para as discussões, procurando sentar com estudantes, técnicos e professores para fazer o debate”. O processo eleitoral do Conselho de Campus está previsto para acontecer no próximo mês de setembro e a posse dos membros para o mês de outubro, sendo que a posse é concedida aos membros através da Direção do Campus.

                                                                                                            Juciane Fornal/Comunica 
 Professor Marcos Beal, integrante da Comissão Provisória
de implantação do Conselho de Campus

O coordenador administrativo Jaci Poli explica que esse Conselho “é um colegiado de gestão da universidade”, formado pela comunidade interna de cada campus. Jaci Poli explica, ainda, que esse órgão “é a autoridade máxima do campus”, porém está subordinado ao Conselho Universitário da UFFS (CONSUNI), que envolve todos os campi da universidade. “Está sob sua responsabilidade pensar sobre o rumo e executar processos de decisão no campus, pois é o Conselho de Campus que toma decisões e encaminha os rumos da universidade, tendo caráter deliberativo”, ou seja, é ele quem delibera sobre a gestão do campus.

Perguntado sobre a importância da existência desses órgãos na universidade, Jaci Poli salienta que “com a participação da comunidade e estudantes nos conselhos, há a necessidade de aproximar mais a relação universidade interna e externa, para gerar impactos positivos na comunidade local e regional. É importante que a universidade reconheça a participação da comunidade e membros na gestão”.

Além desses conselhos citados, a universidade possui conselhos multicampi, como o Conselho Estratégico Social que conta com a participação de representantes empresariais, associações, entidades, movimentos sociais, coordenação da UFFS e outros. É de responsabilidade desse órgão, debater e avaliar quais são os impactos causados pela universidade, no ramo educacional, cultural e social no âmbito da mesorregião. Há ainda o Conselho Curador, composto por discentes, docentes, técnicos e representantes da comunidade externa, o qual tem como função fiscalizar ações da UFFS principalmente as que envolvem finanças.

Da teoria à prática

Acadêmicos de Medicina Veterinária realizaram atividades práticas

Por Juciane Fornal e Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)

Os acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da UFFS/Realeza participaram de aulas práticas, coordenadas pelo professor Dr. Marcelo Falci Mota, médico veterinário com doutorado em Zootecnia. Os alunos do primeiro ano (2ª fase) do curso realizaram essas atividades práticas para a disciplina de Introdução à Produção Animal, já os do segundo ano (4ª fase) na disciplina de Melhoramento Animal, ambas disciplinas lecionadas pelo professor Marcelo que conversou com o Comunica relatando as viagens.

De acordo com o professor Marcelo, na primeira atividade prática, realizada no dia 02 de agosto, os alunos da 2ª Fase visitaram a propriedade do Sr. Valdir Feronatto situada na Comunidade São José, interior de Realeza, a qual possui dois sistemas de produção: "produção de matrizes e bezerros de raça Zebuína e Taurina" e "confinamento de bovino de corte", sendo que, no confinamento do rebanho, destaca-se a alta qualidade na produção de silagem de milho e de cana de açúcar, reduzindo a quantidade de concentrado utilizada na alimentação bovina.

Na propriedade, os alunos puderam avaliar quais são as principais raças de corte que estão inseridas na pecuária leiteira, conheceram as instalações que facilitam o manejo e o bem estar dos bovinos e acompanharam o planejamento nutricional de bovinos de corte em confinamento.

As acadêmicas da 2ª Fase, Luana Bombana e Josiane Gaggiola, que participaram dessa aula prática, comentaram que a visita à Fazenda São José foi muito proveitosa, pois perceberam que a propriedade é bem estruturada e passaram a conhecer como é o planejamento nutricional dos animais em confinamento. Elas também salientaram que a administração da fazenda é bem organizada, já que o proprietário e seus funcionários trabalham de acordo com um planejamento anual, além de ter um bom investimento por parte do proprietário.

Elas também fizeram uma observação em relação às estalagens em que os bovinos de corte estavam confinados: "Acreditamos que o local em que os animais estavam deveria ser lavado mais que uma vez por semana, pois ele estava muito sujo, e os animais nem tinham onde deitar, por isso a propriedade deveria ter outro local onde os animais pudessem deitar e que fosse mais limpo".

                                                                              Maria Luiza Bassanesi/Acadêmica UFFS
Acadêmicos visualizando o gado de corte confinado na Fazenda São José,
de propriedade do Sr. Valdir Feronatto

O professor Marcelo contou que na segunda atividade prática, realizada no último dia 11 de agosto, os alunos da 4ª Fase visitaram a cidade de Castro-PR, conhecida nacionalmente como "capital do leite", onde puderam participar de uma feira, com a finalidade de assistir a palestras na área de melhoramento genético de bovinos leiteiros, conhecer a cadeia produtiva do leite, as instalações e equipamentos destinados ao manejo nutricional e ordenha de rebanhos leiteiros. Além disso, eles participaram de julgamentos de bovinos das raças leiteiras, destacando as raças Holandesa e Jersey. Também puderam conhecer as principais empresas brasileiras e multinacionais que trabalham com a comercialização de sêmen e embriões de bovinos de raças leiteiras.

O acadêmico Maurício Iakmiu, da 4ª Fase, que participou da visita à cidade de Castro, contou ao Comunica que essa atividade prática, de análise de melhoramento genético de animais, foi bem proveitosa, tiveram um aprendizado bem grande, pois aprenderam a analisar os animais de forma correta e além de assistir a palestras puderam visitar a feira.

Para finalizar a conversa, o professor Marcelo salienta que o objetivo dessas aulas práticas e visitações é que mesmo estando no início do curso, os acadêmicos já estão envolvidos na área de produção animal, isto possibilita o início de uma relação com os pecuaristas e empresas especializadas na área que, posteriormente, podem fornecer estágios e empregos.

                                                                                   Professor Marcelo Falci Mota/UFFS
Palestrante Dr. Cláudio Aragon, falando sobre
melhoramento genético de bovino de leite


Que massa!


                                                                                  Arquivo pessoal
Entrevista para o Comunica Recebe, das alunas Bruna Madey
e Bruna Rel com o senhor Severino Busata.
   
Por Bruna Madey e Bruna Rel (C.E. Doze de Novembro)

Há 49 anos, Severino Adolfo Busata veio para Realeza, sua profissão na época era sapateiro. Por acaso, acabou mudando de ramo. Teve, primeiramente, uma churrascaria. Depois, a convite de um amigo, começou a cuidar de um hotel, onde surgiu a oportunidade de aprender a trabalhar no ramo alimentício.

“Saco é um saco”

O Ministério do Meio Ambiente inicia campanha para consumo consciente de sacolas plásticas

Por Maria Eduarda Collaço

Nos dias de hoje, o uso das sacolas plásticas no comércio está cada vez mais sendo criticado. Em países como Bangladesh, China e Ruanda, a utilização dela já foi proibida no comércio. Ouvimos muito que as sacolas não fazem bem para o meio ambiente, mas, por quê?

DE CARA NA UFFS



Por Willian Moura (Ciências/UFFS)

Nome: Saionara Bennemann

Idade: 17 anos

Acadêmica da 2ª Fase do Curso de Nutrição.Voluntária do projeto “Agricultura Familiar, Iniciativas para a Formação de Mulheres com Relação à Qualidade Higiênico–sanitária e Nutricional dos Produtos Alimentícios”.

Coordenado pela Professora Cassiani Gotâma Tasca Pedrozo.

Juventude luta por seus direitos

Por Jéssica Pauletti (Ciências/UFFS)
Aconteceu, na última sexta-feira dia 19 de agosto, a I Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude em Realeza. O evento ocorreu no pavilhão Cristo Rei localizado no centro da cidade. A intenção foi reunir vários jovens da cidade, tanto os urbanos como os do campo, para que pudessem discutir, criticar, opiniar sobre questões voltadas à juventude. Houve também a leitura de um texto base que trata dos direitos e normas que existem para proteger a integridade dos jovens. Como esse texto está em processo de formação, os jovens do país inteiro estão discutindo-o e adequando-o conforme suas necessidades. Todas as discussões comporão um documento final, que será constituído pelas discussões que se fizerem em todo o país.

Portaria de análise socioeconômica beneficia acadêmicos da UFFS


Acadêmicos da UFFS já podem solicitar pedidos de bolsa permanência

Por Juciane Fornal e Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)

Recentemente entrou em vigor mais uma portaria na UFFS (PORTARIA Nº 540/GR/UFFS/2011), que estabelece regras para a análise socioeconômica de alunos que pretendem receber bolsas e auxílios do Setor de Assuntos Estudantis (SAE). O cadastro socioeconômico está sendo realizado na secretaria desse setor, onde deverão ser entregues todos os documentos exigidos, que precisam estar em um envelope lacrado e com identificação.

Gincana!

                                                                 http://www.rlzdozedenovembro.seed.pr.gov.br/
Gincana do dia do estudante no Colégio Estadual
Doze de Novembro – Equipe In Move
 
Por Bruna Madey e Bruna Rel (C.E. Doze de Novembro)

No dia 11 de agosto é comemorado o dia do estudante. Esta data foi comemorada no Colégio Estadual Doze de Novembro com uma gincana, envolvendo todas as turmas em seus respectivos períodos. As provas iam desde conhecimentos gerais até o chamado “saco de bagulho”, prova em que são colocados, dentro de um saco, objetos tidos como sem valor, como por exemplo: uma boneca velha, um rabicó, uma tesoura sem ponta, um disco de vinil, uma colher, entre outros.

Formação Docente em Perspectiva

 Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura da UFFS participam de evento
 sobre formação de professores

Por Willian Moura (Ciências/UFFS)

Foi realizado nos dias 18 e 19 de Agosto de 2011, o I Seminário do Núcleo de Estudos em Docência (NED) da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. O encontro aconteceu em Chapecó – SC e contou com a presença de acadêmicos dos cinco campi da instituição.

O reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Jaime Giolo, esteve na abertura do Seminário dando as boas vindas aos acadêmicos de todos os cursos de licenciaturas que ali estavam presentes.

Integração sem fronteiras


Acadêmicos dos campi de Laranjeiras do Sul e Realeza realizam evento cultural/esportivo

                                                                                                                                    Eloir Faria
 Parte dos acadêmicos da UFFS Realeza
assistindo os jogos de futsal

Por Jéssica Pauletti (Ciências/UFFS)

Para uma formação humana completa é necessário, além do aprendizado de conteúdos, uma vivência com diversas áreas da sociedade, e uma delas é o esporte. Seguindo essa ideia, o Diretório Acadêmico da UFFS/Realeza e o Diretório Central dos Estudantes da UFFS/Laranjeiras do Sul resolveram promover um dia de integração cultural e esportiva entre os campi. Assim cerca de quarenta acadêmicos se deslocaram da cidade Realeza até Laranjeiras do Sul no dia 14 de agosto de 2011. O apoio para a participação dos alunos foi dado pela prefeitura municipal, que cedeu o ônibus para a viagem.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O ato no hoje garante a vida no amanhã


Campanha que está sendo desenvolvida no mês de agosto em Realeza prima pela preservação ambiental

Por Jéssica Pauletti

Preservar o meio ambiente é o lema da atualidade, pois depende-se dos recursos naturais para a sobrevivência humana e, seguindo essa linha, os mercadistas de Realeza, com o apoio da prefeitura e outros órgãos, resolveram tomar a iniciativa a qual muitos outros municípios brasileiros estão aderindo: terminar com as sacolas plásticas usadas para colocar o lixo. Essas sacolas levam muitos anos para se decompor, o que acaba sendo um grave problema para a natureza.

Para saber mais sobre a campanha Realeza Ecológica, o Comunica conversou com o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente, Maicon Dal Molin. Ele nos conta que a ideia de implantar as sacolas retornáveis partiu da Associação Comercial e Empresarial de Realeza – ACIAR – e ganhou total apoio da prefeitura, pois, como a cidade já possui a coleta seletiva dos materiais recicláveis, a questão de trabalhar com o lixo orgânico se torna mais fácil.

Maicon revela que o lixo reciclável recolhido é levado para a Associação de Apoio aos Agentes Ambientais de Realeza - APARA. Nesse local os catadores realizam a classificação, além de comercializar os produtos gerando emprego e renda para trinta famílias da cidade. Ele ainda coloca que só nesse ano a prefeitura destinou seis carretas carregadas com pneus e outras cinco com isopor para empresas autorizadas a receber esse tipo de material.

O secretário informa que o lixo orgânico será recolhido nos baldes plásticos de 20 litros, que a prefeitura irá disponibilizar para cada residência. A coleta precisará ser intensificada, pois o acúmulo do lixo orgânico pode causar mau cheiro e atrair animais, devido a isso um novo caminhão estará chegando em breve, bem como o número de funcionários aumentará.

Dal Molin afirma que a campanha acarretará ganhos econômicos e ambientais para o município, pois vai diminuir o número de sacolas no meio ambiente, que hoje chega a cerca de 450.000 ao mês em Realeza. Além disso, com essa iniciativa será possível prolongar a vida útil do aterro sanitário localizado no interior na Linha Beija Flor. Já em termos econômicos, o secretário acredita que a campanha é fundamental visto que não será necessário desapropriar outra terra para fazer um novo aterro, sendo um gasto que o município pode investir em outros setores.

Ele ainda lembra que a secretaria está disponível para formar parcerias com entidades que desenvolvem ações voltadas à preservação ambiental, e que nessa campanha estão como parceiros a prefeitura, a ACIAR, o Rotary Club, o Conselho de Meio Ambiente municipal e a UFFS.
Para colaborar de algum modo com a campanha, alguns acadêmicos da UFFS estiveram no último sábado, dia 13 de agosto, distribuindo panfletos e prestando informações aos moradores da Linha Jobe e bairros São José e Cazaka.

Para a acadêmica de Licenciatura em Ciências Liliane Zanon é importante os acadêmicos sempre participarem de campanhas desse cunho, pois os jovens precisam mostrar que são capazes e têm força, para isso é preciso agir, fazer a sua parte no trabalho e ser reconhecido por isso. Ela destaca que “somos a nova geração, e precisamos mostrar à sociedade que é preciso mudar nossas atitudes quanto ao meio ambiente, principalmente com relação à destinação do lixo”. Liliane acredita que é preciso repensar, e adotar ações que venham a trazer benefícios para a sociedade em geral, sendo que esta também precisa fazer sua parte, contribuindo para um mundo talvez melhor para nossos descendentes.

Ao falar precisamente da campanha Realeza Ecológica, a acadêmica Liliane coloca isso como um ato importante visto que, com essa iniciativa municipal, outras cidades também podem vir a adotar esta campanha, como Dois Vizinhos, cidade próxima a Realeza e que também aderiu à retirada das sacolas plásticas dos mercados. Ela destaca como o lixo deverá ser arrumado a partir de agora: nos baldes será colocado o lixo orgânico, o lixo de banheiro deverá ser armazenado nos sacos de lixo pretos, que se decompõe mais rapidamente, e a bolsa azul continua servindo para os recicláveis.

Questionada sobre sua participação na atividade Liliane afirma que gostou de participar da entrega dos panfletos nas casas, conversar com a população, conscientizando as pessoas quanto à destinação correta do lixo, e ouvindo o que elas pensam a respeito. Ela finaliza dizendo que pelo que percebeu a maioria da população aprova essa ideia vendo-se assim que, aos poucos, a sociedade vai adquirindo novos hábitos, é preciso se adequar a essa nova realidade, pois ninguém sabe o que o futuro nos reservará.

Lembrando que a partir do dia primeiro de setembro os mercados e mercearias não disponibilizarão mais as sacolas plásticas, estas devem ser substituídas pelas retornáveis que já estão à venda nos estabelecimentos pelo preço de custo (R$ 4,00), mas a compra não é obrigatóra, já que as mercadorias podem ser colocadas nas sacolas que já se tem em casa, ou em sacolas feitas de algum tecido.
Seu Aquiles e Dona Diva Marchesan, moradores do
bairro São José, junto com a acadêmica Jéssica
Pauletti, recebendo o material explicativo.

PIBID de Letras da UFFS inicia atividades com a escola

 Os acadêmicos Lucieli, Débora, Josiane, Alceni e Patrícia
ao lado do Prof. Sérgio, no Colégio Doze de Novembro.


Por Patrícia dos Santos

O PIBID de Letras, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, já iniciou suas atividades.
Os acadêmicos Alceni Langner, Débora Aiala, Lucas Carniel, Lucieli Dalcanalle, Josiane Ribeiro e Patrícia dos Santos, aprovados em processo seletivo que ocorreu no primeiro semestre de 2011, já estão participando de reuniões de estudos orientadas pelos professores do Curso de Letras, Sérgio Massagli (coordenador do projeto), Clóvis Butzge e Saulo Thimóteo (colaboradores). O grupo ainda conta com a supervisão da professora do Colégio Estadual Doze de Novembro, Valéria Barbiero.

Os encontros acontecem duas vezes por semana. Orientados por um professor, são realizados debates sobre as leituras que estão sendo feitas pelos acadêmicos com o intuito de prepará-los para desenvolverem trabalhos com os alunos do Colégio Doze, relacionados com o tema “leitura”.

Os bolsistas também estão participando da vida escolar. No dia 03 de agosto estiveram presentes, juntamente com os professores, na reunião de pais e mestres que aconteceu no Colégio Doze de Novembro. Na ocasião, o grupo foi apresentado aos pais, que foram informados sobre as atividades que serão desenvolvidas com os alunos, e orientados sobre a importância da participação dos mesmos nas oficinas que serão ofertadas, no contra turno, pelo Curso de Letras da UFFS.

Na última sexta-feira, 12, os acadêmicos dividiram-se em dois grupos para visitar a instituição, a fim de conhecer sua estrutura, os professores, os funcionários, o acervo da biblioteca etc. O acadêmico Alceni Langner falou ao Comunica sobre como foi esse reencontro com o colégio, já que foi aluno da instituição: “Entrar em contato com o ambiente escolar me proporcionou uma releitura de situações, contatos e vivências que tive durante meu percurso no Ensino Básico”.

O professor Sérgio Massagli também conversou com o Comunica, e comentou quais suas primeiras impressões neste início de atividades: “Agora, já no segundo mês de funcionamento do PIBID e após alguns encontros de planejamento das atividades, é possível notar que o nosso projeto está ganhando forma. É um projeto que tem como objetivo primeiro colocar o licenciando em Letras em contato coma realidade de sua futura profissão, de forma que possa vincular a teoria à prática”

Além disso, o professor Sérgio falou sobre a importância de um trabalho que vise a formação de cidadãos leitores: “Muito frequentemente, no estudo da literatura privilegia-se o polo da produção, isto é, do autor e do texto e relega-se a um segundo plano o polo da recepção, ou seja, o papel do leitor de um co-criador durante o ato de leitura. É o leitor quem atribui sentido ao texto. Aliás, mais do que sentido, atribui um valor àquilo que lê. Daí a importância de se preparar um leitor mais crítico, com maior competência para formar um juízo mais criterioso acerca do mundo que o rodeia, porque a leitura da palavra e a leitura do mundo são indissociáveis.”

O PIBID de Letras do Campus Realeza possui um blog em que pretende manter as comunidades universitária e regional informadas sobre as atividades que estão sendo e serão realizadas, bem como facilitar o contato com os alunos. O endereço do blog é http://www.pibidletrasuffs.blogspot.com/.

Xeque – mate

Xadrez não é uma fútil distração; permite desenvolver em nós as
qualidades do espírito mais necessárias à vida.

Benjamin Franklin, 1779.

Por Bruna Madey e Bruna Rel

O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios, seja de amadores ou de profissionais, clubes, escolas, pela Internet.

O primeiro torneio moderno de xadrez aconteceu em Londres, na segunda metade do século XIX, o esporte então se difundiu pelo mundo todo, atravessando fronteiras e chegando, inclusive, no Brasil. Um exemplo disso são as disputas que aconteceram em cidades paranaenses onde participaram inúmeros estudantes.

As alunas Isabela e Isadora Scanagatta, Alexandra Delfis e Eliandra Fraron participaram dos JEP’S – Jogos Estudantis do Paraná, representando o Colégio Estadual Doze de Novembro. O torneio desenvolveu-se em etapas: a fase Regional ocorreu em Ampére (de 20/05 a 26/05); a Macrorregional em Quedas do Iguaçu (de 03/06 a 09/06); e a Final em Ponta Grossa (de 02/07 a 10/07), disputada em trios com uma quarta participante na reserva. As estudantes obtiveram a quarta colocação na competição.

Lembrando que os JEP’S aconteceram nos mês de Maio, Junho e Julho deste ano e tiveram participação dos alunos das redes pública e privada, divididos em duas classes: de 15 a 17 anos na classe A; e de 12 a 14 anos na classe B.

Segundo as alunas Isabela e Isadora Scanagatta, depois que começaram a jogar xadrez, elas sentiram uma melhora no raciocínio e suas notas escolares aumentaram consideravelmente.

O Colégio Estadual Doze de Novembro preocupando-se com o futuro de seus alunos está investindo em projetos como os JEP’S e os inter-séries, onde também ocorrem disputas de xadrez.

Além desses projetos, o professor de Educação Física do Colégio Doze de Novembro, Agostino Munaro, realiza partidas de xadrez com os alunos no decorrer do ano, visando a prática desse esporte, pois acredita que “o xadrez é uma das únicas atividades que desenvolve o raciocínio lógico, a concentração, a paciência e proporciona situações de autocontrole”.

 As alunas Isabela, Isadora e Eliandra
participando dos JEP’S.



UFFS/Realeza comemora o Dia Mundial da Saúde

Por Juciane Fornal 
Fotos André Pimentel

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, que se deu no último dia 05 de agosto, os cinco campi da UFFS realizaram atividades que contemplam esta data. No campus da UFFS de Realeza, no último dia 08 de agosto, realizaram-se duas palestras. A primeira foi referente ao tema “Alimentos Funcionais”, ministrada por Camila Elizandra Rossi e Cassiani Gotâma Tasca Pedroso, professoras do Curso de Nutrição da UFFS. Já a segunda palestra foi referente ao tema “Ergonomia”, ministrada por Nadiane Shlosser, fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Realeza.

Durante a palestra, a professora Cassiani ressaltou que a alimentação inadequada pode desencadear desequilíbrios nutricionais e interferir no estado de saúde das pessoas. Por isso a recomendação é de uma alimentação saudável, além da prática de exercícios físicos e ingerir bastante líquido.

A palestrante Cassiani ressaltou que “não se deve seguir qualquer dieta encontrada em revistas e Internet, pois elas não são individualizadas e podem não estar adequadas ao nosso ritmo diário. Recomenda-se a busca por uma orientação de uma dieta adequada de preferência com um nutricionista”.

Foi apresentado pela palestrante, em forma de pirâmide alimentar, os alimentos que devemos consumir diariamente. Na base dessa pirâmide estão a prática de exercícios físicos, a ingestão de água, além do consumo de cereais integrais e óleos vegetais, como o azeite de oliva. Em segundo plano aparecem as frutas e verduras como banana e alface; em terceiro plano estão as leguminosas como feijões e oleaginosas como castanhas; em quarto os alimentos proteicos, como carnes brancas; e no topo os laticínios, carnes vermelhas e alimentos gordurosos. À parte da pirâmide, podem ser consumidos alguns alimentos funcionais, como o vinho.

 Pirâmide alimentar: na base os alimentos que podem
ser consumidos diariamente e no topo, os alimentos
que devem ser consumidos com moderação.

Essa pirâmide alimentar vem ao encontro da transição nutricional que é a alteração na mudança de hábitos alimentares em conjunto com a rotina familiar, praticidade, falta de orientação e redução dos preços dos alimentos industrializados, fazendo com que as pessoas optem por alimentos que não são saudáveis, mas gordurosos e que prejudicam a saúde, que é o caso dos AAP - alimentos altamente processados. “Eles são ricos em sódio, açúcar e gorduras, que são péssimos à saúde e consumidos, principalmente, por crianças e adolescentes”, é o que explica Cassiani. Ela ainda destaca que “devemos ter consciência do que estamos comendo, pois o excesso de gorduras, carboidratos, sódio pode causar, principalmente, diabetes, problemas do coração, obesidade e hipertensão”.

A professora Camila salientou que os alimentos funcionais também precisam ser consumidos, mas em menor quantidade, pois eles têm funções benéficas que ultrapassam as de apenas nutrir o organismo. São alguns alimentos funcionais o azeite de oliva, aveia, brócolis, chá verde e iogurtes que têm funções no organismo de regular o intestino, controlar o colesterol, reduzir a pressão arterial, são anticancerígenos, aumentam o bom colesterol (HDL), evitam infecções gastrintestinais, renais e cardíacas. Além destes, também é de alta importância o consumo de prebióticos, fibras que são fermentadas por bactérias no organismo, auxiliando no trânsito intestinal e diminuindo o colesterol, como a batata yacon, banana, cebola e alface. De acordo com a nutricionista Camila, “quanto mais colorida for nossa alimentação, mais alimentos funcionais estaremos consumindo”.

Ao final da palestra, foi realizada uma atividade prática em que os participantes receberam uma folha e tiveram que construir um cardápio saudável, incluindo nele limentos funcionais, pois o mesmo servirá de base para os estudos dos alunos do Curso de Nutrição da UFFS.

A professora Cassiani falou ao Comunica sobre a importância da realização de palestras de conscientização para que as pessoas tenham uma alimentação saudável: “O que falta para as pessoas é a orientação, devido à rotina em ritmo acelerado do dia a dia, elas acabam não prestando atenção em sua alimentação”.

Já na segunda palestra, o tema abordado foi Ergonomia, ciência que estuda condições biológicas e sociológicas que propõe o bem-estar e postura correta dentro do ambiente de trabalho. A fisioterapeuta Nadiane destacou que a postura incorreta do indivíduo acarreta doenças ocupacionais como LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho). Podem ser prevenidas através do autocuidado, como postura correta e flexionalização do joelho ao se abaixar para não forçar a coluna vertebral. Outro cuidado deve se dar no local de trabalho, onde cada pessoa precisa ter uma adequação para seu biotipo ou tentar se adequar ao local de trabalho, pois não adianta, por exemplo, a cadeira disponibilizada ter a postura correta se o trabalhador não senta corretamente, e também evitar sobrecarga de trabalho. Nos locais de trabalho também devem ser usados os EPI (equipamento de proteção individual), como luvas.

A fisioterapeuta salienta que as empresas devem oferecer atividades de alongamento aos funcionários, pois simples alongamentos diários proporcionam bem-estar e o corpo não fica parado. Finalizando a palestra, ela realizou uma rápida atividade prática de alongamento com os participantes, a qual foi bem dinâmica, pois ensinava qual a maneira correta de se realizar alongamentos.

Quando questionada sobre a importância dessas dicas de postura para o nosso dia a dia, Nadiane conta que “o fator mais importante é a saúde e o bem-estar, porque a partir do momento em que você tem condições e seu corpo tem condicionamento, isso melhora e proporciona fisicamente e psicologicamente a preservação de lesões”. Sobre a procura da população pelo trabalho do fisioterapeuta, ela afirma que “só há procura quando há problemas, as pessoas têm consciência de que é errado, mas só procuram o fisioterapeuta quando já existem lesões. É importante prevenir para que isso não ocorra”.

Em entrevista ao Comunica, o assistente em administração Valdecir Dolinski nos conta que “ambas as palestras foram excelentes e que poderiam ser realizadas com mais frequência”. Com relação à palestra sobre 'alimentos funcionais', o servidor defende que “desde agora o Curso de Nutrição da UFFS poderia fazer a elaboração de cardápios para que eles e outros alunos saibam o que estão consumindo e aperfeiçoar seus hábitos alimentares”. Em relação à segunda palestra sobre ‘Ergonomia’, Valdecir afirma que deveria acontecer mais vezes e que o pessoal deveria participar mais. Para ele, também “deveria ter uma pessoa treinada para desenvolver atividades de alongamento ao menos duas vezes ao dia”.

 Participantes puderam degustar diversos alimentos
 funcionais no intervalo das palestras.

O que há por entre as aulas


Gestão Comercial: o curso que talvez faltava no campus

Por Willian Moura
Fotos Claúdia Nenning

“Oi, sou uma revendedora AVON, que, aliás, este mês está com promoções imperdíveis!” É o que diz a acadêmica do Curso de Medicina Veterinária Tanize Angonesi. “Minha mãe foi quem me incentivou a vender Avon na faculdade, me dava conselhos do tipo: ‘filha, deixe o livro em cima da sua carteira como quem não quer nada...’ e isso foi o que impulsionou a minha entrada no mundo Avon.” Com muita insistência, e depois de frases como a do início do texto, as pessoas começaram a comprar seguidamente produtos dela, “como é o caso da Dona Neide da Cantina”. Entusiasmada, Tanize finaliza: “esse é um negócio que a médio prazo me deixará ryca, rycaaaaa”.

Mas se engana quem acha que na UFFS ocorre apenas o “típico comércio das revistinhas”. Durante os intervalos das aulas do Curso de Ciências, é comum se ver um aglomerado de gente provando roupas, calçados, bijoux e sentindo a essência de diversos perfumes.

 “A típica hora do Rush”
No meio dessa muvuca, o Comunica conversou com a acadêmica Cleunice Baifus, que, de uma maneira bem divertida, nos contou um pouquinho sobre como começou a trazer seus produtos para vender na faculdade: “Moro em Santa Izabel do Oeste e trabalho como vendedora em uma loja de calçados e confecções. Quando as meninas descobriram que eu vendia roupas lindas e baratas, ficaram ‘loucas’. Então, comecei a trazer para vender aqui, onde conquistei clientes fiéis.” Por fim, diz que, como os acadêmicos estão sempre gastando muito dinheiro em xérox, é o tipo de mercadoria que todo mundo procura: “bom, bonito e barato”.
Eliana Pelegrini, uma das clientes assíduas da Cleunice, nos conta: “Desde que descobri que a Cleunice vendia roupas, comecei a comprar dela, pois, além de serem muito baratas, as roupas são bonitas e de boa qualidade, além de a Cleunice ser uma ótima vendedora.”

Acadêmicas dando uma olhadinha nos preços das roupas.

 “Em uma das viagens ao exterior, decidi trazer maquiagens e perfumes para vender a pronta entrega. Entrei para a UFFS logo em seguida e, ao mesmo tempo, comecei a trabalhar. Como meu emprego é temporário, e não dá uma renda das melhores, continuo vendendo minhas coisas, tendo maquiagens, perfumes, cosméticos e acessórios”, é o que conta a acadêmica de Ciências Alana Soares, que também mora em Santa Izabel do Oeste. “Tanto dentro como fora da Universidade, as pessoas estão cada vez mais vaidosas, e vi neste sentido uma forma de conciliar o que gosto de fazer com uma oportunidade de trabalho. Está dando certo! Em breve pretendo abrir uma loja. Nada melhor do que não precisar ver a cara do chefe todos os dias! Hehe”.
Esta é a realidade que ocorre por entre os intervalos das aulas, nos cursos de várias universidades. Todavia, é necessário dar uma “cobradinha básica” naquelas pessoas que acabam “enrolando” um pouco para pagar. Nessa vida de corre-corre, nada mais certo do que fazer um “bico” para ajudar no final do mês. Uma graninha extra é sempre bem-vinda, principalmente para nós, universitários que sempre estamos naquela pindaíba.



Comunica Recebe:

Tere da “Casa das Linhas Heluana”
 
Uma das casa mais tradicionais de Realeza

Por Marina Maria Rodrigues

Em agosto de 1980, Terezinha de Moura, mais conhecida por Tere, realizou o sonho de abrir uma loja escola, a “Casa das Linhas Heluana”, a qual seria muito mais do que um mero comércio realezense: uma casa onde as pessoas pudessem aprender e a sobreviver do artesanato.


Além de vender produtos de confecções artesanais, a intenção de Tere era oferecer cursos das diversas áreas como bordado, pintura, crochê, tricô etc., e sempre profissionais de qualidade. Tere contou ao Comunica que já passaram por sua loja, em 31 anos de trabalho, mais de cinco mil alunos. Ela falou como se sente por ter feito parte da vida de tantas pessoas: “Muitos de nossos alunos trabalham e tiram seu sustento do que aprendeu aqui, se tornaram profissionais, artesãos, para mim é maravilhoso saber como nós contribuímos para que isso acontecesse.”


Com o tempo o comércio foi ficando cada vez mais conhecido nas cidades vizinhas, como Capitão Leônidas Marques, Capanema, Planalto, Pérola D'Oeste, Pranchita, Santa Izabel e Ampére. Ou seja, o trabalho de Tere e seus artesões têm reconhecimento em toda a região.


Como tudo nos tempos de hoje, o artesanato também teve inovações. Tere comentou que teve que aperfeiçoar a Loja para as novidades “cada vez surgindo novas tendências, o crochê hoje vem sendo muito bem visto nas tendências de moda&casa, o tricô cada vez mais valorizado e os bordados também, sempre maravilhosos e temos que acompanhar essas inovações, estamos sempre buscando novos modelos, novos materiais e novos cursos. E a cada dia os trabalhos manuais estão sendo mais valorizados”.

O Artesanato, um tratamento para depressão

Hoje em dia, uma das doenças que mais vem atingindo a população é a depressão, doença que afeta o estado de humor da pessoa, deixando-a com o sentimento de tristeza. Qualquer pessoa pode sofrer de depressão, homens e mulheres,crianças e idosos. “Uma das novas técnicas que vem sendo adotadas pelos médicos contra esse mal, é o contato com os trabalhos artesanais”, é o que comenta Tere.


Uma de suas alunas, iniciou as aulas por indicação médica em maio de 2010, a senhora Zeni Amaral, que contou ao Comunica que já estava perdendo a sensibilidade das mãos e dos pés quando começou a frequentar as aulas de pintura de tela: “Eu tremia muito, e não acreditava que isso iria funcionar, mas com o passar dos meses fui notando as mudanças. Recuperei os movimentos das mãos e dos pés, e hoje pinto tela para vender. Tenho quadros encomendados até maio de 2012, foi me recuperando da depressão que achei uma profissão.”


Tere comentou que há vários alunos que estão fazendo esse tipo de tratamento, todos indicados por médicos e psicólogos: “Chegaram aqui alguns indicados por médicos e muito depressivos, ou com vícios, no caso cigarro. O artesanato tanto pintura quanto bordado, crochê ou tricô, trabalham com a ansiedade e com a mente, esse é o segredo.” Tere comentou também que uma fabricante de linhas de lã, criou um kit antidepressão, o qual é composto por: um par de agulhas, três novelos e um CD autoajuda com músicas clássicas.

31 anos em Realeza

Na terça-feira, 02 de agosto, a Casa das Linhas Heluana completou trinta e um ano desde que abriu as portas em Realeza e para comemorar esta data a loja contou com a participação de uma das figuras mais importantes do artesanato brasileiro, Vitória Quintal, a melhor tricoteira do Brasil.


Foi a primeira vez que Vitória Quintal esteve no Sudoeste do Paraná e contou com a participação de cerca de 100 mulheres que fazem tricô aqui em Realeza. Na oficina, Vitória ensinou técnicas de trico, utilização de cachecóis, roupas, terapia do tricô, e outras técnicas da área. O evento contou com o patrocínio da Loja e da Coats Corrente. Para maiores informações sobre Vitória Quintal acesse: www.vitoriaquintal.com.br.


Atualmente a Loja conta com quatro funcionárias e duas monitoras de cursos, o Comunica conversou com uma das professoras, Edy Berton, que da aulas de pintura há onze anos na loja. A oficineira comentou como aprendeu a pintar: “Iniciei pintado tecido, sozinha, quando vi estava pintando tela e assim foi, nunca tinha feito um curso de pintura, só um de pintura em madeira, o resto aprendi sozinha, eu acho é trabalhando que a gente se descobre”.


Ao comentar como se sente em trabalhar com o que gosta, Tere afirma que é muito gratificante ver o resultado de cada trabalho feito nas oficinas, além de poder trabalhar com alunos dos 8 aos 80, é essa diversidade que deixa seu trabalho sempre melhor.

CURIOSIDADE

Em conversa com o Comunica, Tere também comentou como o estabelecimento ganhou o nome de suas duas filhas mais velhas, Heloísa e Luana: “Pensei muito em como dar o nome a loja até que juntei o nome das minhas duas filhas Heluana”.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

UFFS

Campus Realeza promoveu a primeira “Movida Cultura Espanhola”

Projeto de extensão do Curso de Letras promove evento que mobilizou toda a comunidade acadêmica

                                                         Matheus Willam Jandrey
 Integrantes do Projeto “Língua e
Cultura Hispânica”, os quais foram responsáveis pela
organização de toda a Movida Cultural Espanhola.

Por Marina Maria Rodrigues

Na última sexta-feira, dia 01 de julho, o projeto de extensão “Língua e Cultura Hispânica” deu início à primeira Movida Cultura Espanhola, um evento que contou com a participação da sociedade universitária e regional, e recebeu também acadêmicos do Curso de Letras da UFFS, Campus Cerro Largo.

No sábado, dia 02 de julho, a movida ofertou oficinas sobre a língua e cultura espanhola e com mais duas sessões de filmes espanhóis. Como encerramento do evento, foi servido “Paella”, um prato típico da Espanha, com frutos do mar.

O evento mobilizou para sua ornamentação os alunos participantes do projeto, acadêmicos do Curso de Letras, o Colegiado e o Centro Acadêmico de Letras. Contou também com o apoio da Direção e dos técnicos administrativos da Universidade. O intuito principal da Movida, era expor os trabalhos feitos no projeto, e também, é claro, promover o acesso e o conhecimento da cultura espanhola.

Os professores responsáveis pela elaboração e organização da Movida foram a Profa. Ms. Ana Carolina Teixeira Pinto e o Prof. Ms. Marcos Roberto Silva, os quais são coordenadores do próprio projeto “Língua e Cultura Hispânica”. A acadêmica e bolsista do projeto Josiane Terezinha Ribeiro e a acadêmica voluntária Flávia Rommel não pouparam esforço na divulgação e na organização do evento.

A abertura do evento teve a participação da turma da 3ª fase de Letras, com duas apresentações, a primeira uma adaptação de um dos capítulos do livro “Don Quixote de la Mancha”, de Miguel de Cervantes. A segunda peça foi uma adaptação da obra teatral “La vida es sueño”, de Calderón de la Barca.

Em seguida, deu-se início à visitação das “tiendas”, que traziam peculiaridades da Espanha, como: literatura, obras de artes, cinema, comunidade autônomas, movimentos sociais, arquitetura, gastronomia, cartas, dança flamenca entre outras coisas.

“Movida Cultural Española”

Na entrada da Movida, era possível tirar fotos em bonecos de dança flamenca e ouvir músicas, o que deixava o ambiente cada vez mais espanhol. Logo em seguida, havia as flamencas Débora Carolina Zeni e Flávia Rommel dançando e recebendo os visitantes da feira. E quem queria ver a sorte e conhecer o que as cartas diziam sobre os mistérios da vida, podia visitar a tenda das Cartas Espanholas, que estavam sendo lidas por Maria Eduarda Collaço e Jerald Hiroki.

A montagem e a organizações dessas tendas contaram com o bom gosto e a experiência do Prof. Ms. Emerson Martins.

“La Literatura Hispânica”

Após passar por essas duas primeiras tendas, estavam sendo expostos os jogos pedagógicos feitos pelos acadêmicos da 3ª fase de Letras, nas aulas de Literatura Hispânica, vídeos gravados pelos próprios alunos também, os quais eram leituras do I capítulo de Don Quixote, de Cervantes, que é resultado do trabalho feito nas aulas de Língua Espanhola III. A temática principal da barraca era o Barroco Espanhol. Além disso, estavam sendo exposto as maiores obras e autores da literatura espanhola.

A organização desse espaço foi feita pelos acadêmicos Alceni Lagner, Jezebel Lopes Batista e Patrícia dos Santos.

“La Arte Española”

Mais à frente, estavam sendo expostas obras de artes de Joan Miró, um dos maiores pintores espanhóis. As acadêmicas da 1ª fase de Letras, Juliana Muller e Eline de Souza Barbosa, contavam um pouca da história da vida do pintor espanhol.

“La gastronomia”

No mesmo ambiente da exposição das maiores obras de Miró, encontrava-se a praça de alimentação, onde estava sendo servido, na noite de sexta-feira, “sangria”, bebida típica da Espanha, e as “tapas” que são um petisco típico da Espanha. A sangria é uma bebida feita de frutas, vinho e refrigerante. As tapas são feitas com pães e temperos espanhóis.

As responsáveis pela organização da degustação dos sabores da Espanha foram: Emeline Teo, Marta Bonatti e Noeli Rodrigues. No sábado, na praça de alimentação foi servido a Paella, feita pelo Chef Julio e sua equipe.

“Comunidades Autônomas”

Não podia faltar os pontos turísticos da Espanha. As alunas do projeto Jeisy Keli Schirmann e Lidiane da Silva, juntamente com a acadêmica de Letras da 1ª fase Lucielli Dalcanelle, trabalharam com jogos interativos das principais comunidade autônomas da Espanha. O Prof. Ms. Anibal Lopes Guedes contribuiu nas atividades da tenda.

“El cine”

Com um ambiente adaptado para cinema, estavam sendo exibido filmes dos cineastas Fernando Trueba e Pedro Almodóvar.

Os responsáveis pelo cine foram Josiane Ribeiro, Rayane Ribeiro, Thyeli Pedroso e Willam Cândido.

“Botellón”

Com o apoio da Profa. Ms. Angela Della Flora, os alunos e acadêmicos de Medicina Veterinária Angela Roman e Ronaldo Picolly organizaram uma praça onde estavam sendo exibidos filmes sobre o Movimento Botellón (reuniões de jovens em praças de algumas cidades espanholas).

“La Arquitectura Hispânica”

A arquitetura da Espanha estava sendo exibida através das imagens dos principais períodos da sua história. Contava também com a exibição dos maiores monumentos do arquiteto Antoni Gaudí.

Os acadêmicos da 3ª fase, Edson Sinhorin e Marina Maria Rodrigues, foram responsáveis pela ornamentação da tenda.

“La programación del Sábado”

No segundo dia do evento, sábado 02 de julho, foram exibidos os filmes “Volver”, do diretor Pedro Almodóvar, e “O Labirinto do Fauno”, de Guilherme Del Toro.

A Profa. Ms. Neiva Maria Fernandes, do Campus Chapecó, ministrou a oficina "Variantes de Linguagem informal e popular do idioma espanhol”, a qual tratava das maneiras regionais, ditados e canções e foram analisadas canções de tango de regiões interioranas da Argentina.

Os Professores Ana e Marcos também ministraram uma oficina, intitulada de “cinema como ferramenta pedagógica de ensino de línguas estrangeiras”.

A primeira Movida Cultural Espanhola foi muito mais do que um evento de cunho educativo, promoveu a interação entre os cursos da Universidade Federal da Fronteira Sul e dos campi de Realeza e Cerro Largo. Cerca de 26 acadêmicos do Curso de Letras de Cerro Largo vieram conhecer o Campus e interagir com colegas da mesma área de graduação.

A equipe e os professores organizadores da Movida Cultural Espanhola agradecem a todos os patrocinadores e colaboradores do evento, pois a colaboração de todos foi fundamental para o sucesso do mesmo.

“A participação de Cerro Largo na Movida Cultural Española”

 
Alunos da UFFS/Cerro Largo juntamente
com a professora Neiva e as professores
de Realeza, Ana Carolina e Sabrina.


 Por Vanessa Pagno

A Movida Cultural Española, realizada na UFFS-Realeza nos dias 01 e 02 de julho, teve a presença e a participação do curso de Letras da UFFS/Cerro Largo. Vieram prestigiar o evento acadêmicos da primeira e terceira fase do curso, juntamente com a professora Neiva Fernandes. Eles chegaram a Realeza, na noite de sexta-feira, e permaneceram até sábado à tarde, quando houve o encerramento da Movida.

Na manha do dia 02 de julho, os acadêmicos de Cerro Largo cantaram uma música que foi ensaiada durante o trajeto percorrido até Realeza, que durou cerca de dez horas. A música escolhida foi “Color Esperanza” de Diego Torres.

Após a apresentação da música, os acadêmicos e a professora Neiva leram, em forma de jogral, a oração da Ave Maria, em vários idiomas (Latim, Português, Espanhol, Italiano e Francês). De acordo com o acadêmico Lauro de Wallau, a intenção era mostrar, aos presentes na Movida, a importância do latim na formação das línguas neolatinas que derivam deste. Lauro aproveitou a oportunidade para elogiar a organização do evento e especialmente a peça de teatro “La vida es sueño”, apresentada pelos acadêmicos da terceira fase de Letras da UFFS/Realeza. “A peça foi muito emocionante, é um exemplo de dedicação de todos os organizadores da Movida”, destacou Wallau.


 Alunos de Cerro Largo apresentando a
Ave Maria em várias línguas.


Além disso, ainda houve a participação da professora Me. Neiva Fernandes que apresentou uma oficina sobre as variantes informais e populares do idioma espanhol na Espanha. A oficina foi bem dinâmica e descontraída, as variantes da língua espanhola também foram contextualizadas em duas músicas: no tango “Mano a Mano” (versão de Enrique Iglesias), e na música “Balada para um loco” (versão de Roberto Polaco Goyneche). A professora explicou que a escolha por essas versões se deu por conta de esses artistas cantarem mais pausadamente, o que facilitaria o entendimento do público da oficina.

A professora Neiva comentou ao Comunica que a Movida atendeu a todas as expectativas e que a universidade deve organizar mais desses eventos: “Valeu cada quilômetro rodado dessas dez horas de viagem, valeu a pena, a Movida atendeu a todas as nossas expectativas, ela serve de incentivo aos alunos, aos professores, a todos, só tenho elogios para a Movida”. Descontraída, ela ainda completou sugerindo que “seja realizada essa movida itinerante nos demais campi da UFFS, começando pelo de Cerro Largo, já que a ideia foi minha”.

UFFS/Realeza participa de debate sobre o Plano Nacional de Educação em Pato Branco

 Representação de docentes, técnicos administrativos
e discentes esteve presente na discussão
do PNE na UTFPR de Pato Branco.

Por Jéssica Pauletti (Ciências/UFFS)

O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE) que está em debate no Congresso Nacional para vigorar de 2011 a 2020 tem por objetivo garantir a qualidade da educação no país. O documento que apresenta dez diretrizes objetivas e vinte metas, seguidas das estratégias específicas de concretização, está sendo amplamente debatido pela sociedade brasileira e, principalmente, pela comunidade educacional.

Para os trâmites legais, existe uma Comissão Especial designada pelo Governo Federal para analisar o PNE, essa comissão é composta por vários deputados federais dentre os quais está o deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), nomeado relator do projeto e que tem o papel de analisar a proposta do executivo e acolher as demandas da sociedade civil, além de promover encontros estaduais, ampliar a discussão e popularizar o tema pelo Brasil.

Para que a discussão ocorresse de maneira ampla, foram marcados inúmeros fóruns pelas regiões brasileiras, e um desses ocorreu no dia 01 de julho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, que contou com cerca de 300 pessoas na ocasião. Pela parte da manhã, houve o momento da abertura com o pronunciamento de algumas autoridades como o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, a diretora do Campus Pato Branco, Tangriani Simioni Assman, o deputado estadual José Lemos, representando o deputado federal Ângelo Vanhoni, e outros diretores e representantes de instituições da região Sudoeste do Paraná.

Os componentes da mesa, em um geral, entenderam que esse é o momento da região Sudoeste ser ouvida e também apontam que para as metas serem cumpridas será necessário dispor de recursos amplos. Destacaram que, se a educação é dita como prioridade, esta deve ter todos os investimentos reivindicados e ainda pautaram que é necessário valorizar os envolvidos na educação para que tenham ânimo de continuar o trabalho.

O Campus Realeza da UFFS esteve presente no evento representado por um grupo composto pelos professores Julio Murilo Trevas dos Santos e Caroline Voltolini, pelas acadêmicas Jéssica Pauletti, Vanessa Pagno, Thaís Wagner e Tatiana Palinski e pelo pedagogo Silvani da Silva. A representação da UFFS se dividiu nos grupos de trabalhos (GTs) que se reuniram após a abertura do evento. Os participantes se reuniram em 10 grupos de trabalho, com o objetivo de debater as 20 metas do PNE 2011/2020. No final das atividades dos grupos, em plenária, foram realizadas as apresentações das proposições dos GTs que subsidiarão a elaboração do Plano Estadual.

Na avaliação da professora Caroline Voltoline, a metodologia do fórum proporcionou interação entre os participantes que já atuam ou serão profissionais da educação e isso gerou uma rica discussão com distintas visões, o que permitiu reflexões e sugestões em relação ao Plano Nacional de Educação. Ela destaca que “Esse plano constitui-se em um processo democrático e efetivo de construção dos futuros rumos da educação brasileira”.

A professora Caroline afirma, ainda, ser essencial a presença da UFFS no evento, visto que é uma instituição relacionada diretamente ao ensino e formação de futuros professores. Ela enfatiza que discutir o PNE, além de contribuir com as diretrizes de políticas públicas, é trilhar os rumos da própria universidade e do futuro de seus acadêmicos. Ela lembra que não é só importante a UFFS participar nesse processo, mas sim todas as pessoas que se preocupam com o futuro da educação nacional.

Sobre o ponto de vista acadêmico, Thaís Wagner, da primeira fase do Curso de Licenciatura em Ciências, fala que é importante os acadêmicos também estarem nesse processo de discussão do PNE, pois se trata de um plano que abrange decisões e metas as quais influenciam na vida estudantil e na sociedade. Ela também entende que essa participação ajuda na formação pessoal e profissional, pois permite a inteiração desse assunto que é uma das partes da educação.

Acredita-se que todos os participantes puderam contribuir nesse espaço que foi positivo no aspecto de proporcionar conhecimentos gerais da educação, bem como foi um momento de nortear os rumos educativos, com a discussão houve a aproximação da população com o governo.
As proposições feitas pelos 10 grupos podem ser encontradas no seguinte endereço:http://www.utfpr.edu.br/patobranco/estrutura-universitaria/assessorias/ascom/forum-plano-nacional-de-educacao/proposicoes

Cultura aliada à diversão


Por Bruna Madey Dalarosa

Pensando na realização de um sonho antigo e no desenvolvimento cultural de Realeza e de seus respectivos moradores, Cristoffer Natan criou a Escola das Artes, que busca, não o lucro pessoal, mas sim a atuação no aprendizado, descobrimento e aperfeiçoamento das habilidades artísticas dos alunos.

A Escola das Artes oferece diferenciados cursos de música, sendo estes: violão, baixo, guitarra, bateria, percussão, teclado, piano e órgão eletrônico.

Segundo Cristoffer, que atua como professor, “é através destes cursos que se descobrem os novos talentos”. Sendo também onde a dedicação e o prazer de aprender a tocar instrumentos surgem.

Aproveitando o mês de Junho, a Escola realizou no dia 09/07 o “Arraiá”, com muita comida boa e apresentação dos alunos. A festa teve inicio às 19h00min e aconteceu nas dependências da escola

Em novembro, pretende-se realizar uma audição, com apresentações dos alunos da instituição, que terá por objetivo principal a arrecadação de alimentos para crianças carentes.

Aos interessados em fazer o curso, favor entrar em contato pelo telefone (46) 9974-6174 ou pelo site www.escoladasartes.com.br. A Escola fica localizada na Avenida Bruno Zuttion nº 3185, em cima da Loja Conexão. As mensalidades variam a partir de R$ 54,50, e a primeira aula é grátis, podendo-se agendar um horário.

DE CARA NA UFFS

                                                                                                                      Arquuivo Pessoal


Por Will Cândido

Nome: Artur Bruzamarello

Idade: 18 anos

Acadêmico da 1ª Fase do Curso de Medicina Veterinária

Voluntário no Projeto “Grupo de pesquisa de doeças infecciosas em animais domésticos”, coordenado pelo Prof. Dr. Adolfo F. da Silva Neto.

Relacionamento: Solteiro

Uma frase: "Toda quietude revela sabedoria"

Uma música: Contraponto - Cristiano Quevedo

Um livro: A semente da vitória - Nuno Cobra

Um filme: Menina de ouro.

Um ídolo: Ayrton Senna

Um hobby: Tiro de laço

Veio de: Sananduva-RS

Do que sente mais falta: “Família, amigos, da tradição Riograndense, como rodeios, bailes e jantares”.

Uma palavra: Respeito

O melhor da UFFS é “a boa formação, a capacidade dos professores e a dedicação de muitos deles para suprir as deficiências na estrutura”.

Por que a UFFS?
“Além de ser uma Universidade Federal, oferece o curso que sempre desejei, apesar de vir sem saber das dificuldades que teria. E o perfil da cidade também ajudou, já que o curso de medicina veterinária só tem nesse campus”.

O que está achando da UFFS?
“Depois de vários episódios quase desanimadores a respeito das construções, vejo que podemos ter expectativas boas quanto ao futuro. No momento, não posso reclamar, pois não temos deficiências na aprendizagem. Creio que teremos uma boa formação aqui”.